Embora muita gente não saiba, os celulares também são vulneráveis às mesmas ameaças online enfrentadas pelos computadores. Ou seja, seu smartphone também pode ser infectado por um vírus que podem roubar seus dados e danificar seu sistema operacional. Por isso, é importante que você instale um antivírus para celular.

A dica é válida tanto para os aparelhos que usam o sistema Android quanto aqueles que usam o iOS, ou seja, os iPhones. Entretanto, veremos que existem diferenças importantes quanto se trata da segurança desses dois sistemas operacionais.

Surpreendentemente, as marcas que protegem bem seu desktop não necessariamente protegem seu telefone também. Encontrar o antivírus certo para o seu celular pode ser difícil, mas trazemos várias opções para Android e iOS para ajudar na decisão.

CONFIRA AGORA OS MELHORES PLANOS PARA O SEU CELULAR! 

Mas o que é um antivírus para celular?

Em suma, podemos dizer que vírus é uma categoria de malware (vem de malicious software, software malicioso). O que é um malware? É qualquer programa que pode se infiltrar um computador e fazer operações no sistema e em outros programas não autorizadas pelo usuário.

Já o vírus é um tipo de malware cuja característica é se espalhar por arquivos infectados. Similar ao vírus biológico infectando as células de um organismo.

Os antivírus para celular que usamos hoje oferecem proteção contra vários tipos de malware, incluindo os vírus (ainda que sejam menos comuns).

Antivírus para celular iOS (iPhone)

A polêmica em torno do assunto não morre: existe antivírus para iOS (iPhone)? É verdade que o volume de ameaças para o software da Apple é menor que para Android, por exemplo. Isso acontece, em parte, devido à maneira robusta como a fabricante constrói o sistema.

Entretanto, há outra boa razão para que não seja muito comum ver pessoas usando antivírus no iOS: a Apple não permite aplicativos dedicados à proteção do sistema operacional — no caso, o iOS — na Apple Store. A primeira frase do “Security Guide”, do iPhone, diz: “a Apple projetou a plataforma iOS com segurança na sua essência”. Sendo assim, dispensa o uso de antivírus e entende o sistema com um avanço em segurança.

Mas então por que estamos falando de antivírus para celular iPhone? Na verdade, muitos preferem usar o termo “aplicativos de segurança”. Isso porque eles oferecem recursos de segurança bastante úteis.

Entre eles, estão VPNs, controle parental, gerenciadores de senha e geradores de senhas fortes e soluções antirroubo. Alguns, operam soluções antitracking e antiphishing — este último, muito popular no Brasil (são aqueles e-mails falsos, pop-ups ou mensagens de texto que tentam convencer você a compartilhar informações pessoais).

Embora tudo isso seja absolutamente útil, muitas pessoas não consideram que essas sejam funções de um antivírus para celular. Mas, para facilitar a vida de todos, vamos apresentar alguns desses aplicativos de segurança por aqui.

  1. Avira Antivirus Security

Disponível para as plataformas Android e iOS, possui taxas de detecção de malware e spyware excelentes. O app é muito leve no desempenho do sistema e na vida útil da bateria. Por isso, é ótima opção de antivírus grátis para Android.

A Avira tem se especializado em combater as mais simples e comuns formas de vírus digitais da atualidade, protegendo contra essas ameaças de forma efetiva e gratuita. A única dificuldade de utilizar essa opção é que seu layout é um pouco confuso e não muito amigável ao usuário básico.

  1. Bitdefender Antivirus Free

O Bitdefender é um ótimo antivírus simples, sem configurações complexas ou muitos recursos. Pode ser usado tanto nos sistemas operacionais Android quanto iOS. A detecção de malware é boa. Além disso, o app é ótimo por ser leve. A varredura ocorre principalmente na nuvem, por isso o Bitdefender é rápido e tem um impacto extremamente baixo. Seu custo médio é de R$29,99, mas oferece 14 dias de teste gratuito.

De acordo com testes realizados em 2020, o Bitdefender é o melhor antivírus para Android considerando todos os quesitos. Ele bloqueou 100% das ameaças e oferece um excelente pacote de recursos. Mas, infelizmente, não possui uma versão gratuita.

  1. AVG Antivirus para celular

Disponível para Android, na versão gratuita, você terá proteção antivírus, malware, phishing e roubo de celular. Mas se optar pela versão paga, terá mais recursos.

O AVG foi desenvolvido por uma empresa do grupo Avast. Por isso, funciona de maneira semelhante ao Avast, isto é, taxas de detecção elevadas e poucos falsos positivos com pouco impacto no sistema.

  1. Sophos Mobile Security

A Sophos tem a melhor solução gratuita e sem anúncios disponíveis. Sua interface de usuário, no entanto, parece bastante amadora. Possui excelentes taxas de detecção, apesar de alguns falsos positivos. Está disponível para sistemas Android e iOS.

Menos conhecido pelo público brasileiro que os seus concorrentes, o Sophos é um aplicativo já relativamente antigo e bastante premiado pela qualidade de seus recursos ofertados. Oferece proteção contra vírus e malware em tempo real, bloqueador de sites e aplicativos, segurança de Wi-Fi, leitor de QRCode com segurança, autenticador e muito mais.

  1. Kaspersky Antivírus para celular

Disponível para Android e IOS, o Kaspersky fornece bloqueio de SMS e chamadas e verificação de malwares. Possui um aplicativo gratuito para Android, mas se você quiser uma proteção em tempo real, deve optar pela versão paga.

Dentre as suas várias funções, merecem destaque a proteção contra vírus em tempo real e em segundo plano, proteção contra furtos, bloqueio de aplicativos e muito mais. Graças à qualidade de suas funções, o Kaspersky vem ganhando bastante popularidade e fãs ao longo do tempo.

  1. Mcafee Antivírus para celular

O McAfee também já é um antivírus bastante tradicional e conhecido no mercado de aplicativos de segurança. Derivado da versão de PC, que requer assinatura, a versão para Android é totalmente gratuita e conta com as principais funções do gênero.

Com antivírus de proteção em tempo real, protetor de privacidade (com VPN de navegação), funções antirroubo, limpador de arquivos indesejados e otimizador de desempenho, o premiado McAfee é uma boa opção para quem busca um aplicativo grátis, leve e bastante funcional.

  1. Norton Mobile Security

Outro que já caiu no gosto do brasileiro, o Norton oferece proteção completa contra vírus e demais ameaças, tudo isso sem afetar o desempenho do smartphone nem o uso da bateria.

Possui recursos muito bons, como proteção contra invasões, bloqueio de chamadas e monitoramento constante. O Norton Mobile Security é compatível com Android. Caso você tenha informações sigilosas no seu celular, vale escolher a versão paga.

Você pode testar a versão premium gratuitamente por trinta dias antes de decidir se optará ou não por assiná-la. O Norton é uma excelente opção, com bom custo x benefício. Bloqueou 100% dos malwares e tem praticamente o mesmo custo do Bitdefender.

  1. Trend Micro Mobile Security & Antivírus para celular

Outro aplicativo não tão popular no Brasil, o Trend Micro é uma boa opção para aqueles que buscam um aplicativo que sirva não apenas como antivírus, mas também como otimizador de desempenho.

Dentre suas funções, vale mencionar a proteção em tempo real contra todos os tipos de ameaça, protetor de pagamentos bancários, protetor de privacidade e o otimizador e limpador de arquivos indesejados.

O Trend Micro apresenta um desempenho consistente, sem falsos positivos ou impacto no desempenho.

  1. Lookout Mobile Security

O Lookout é pré-instalado em alguns dispositivos Android, principalmente os da rede T-Mobile. Oferece varredura decente com boa precisão. Não houve muitos testes de terceiros sobre o desempenho, mas não notamos nenhuma lentidão ao usar o app.

Além disso, é um dos melhores antivírus para sistema IOS, porque além de poder fazer backup, você tem como rastrear caso seu celular seja roubado.

  1. AVP Pro antivírus para celular

Apesar de não ser muito popular, oferece uma boa proteção para celulares Android. Possui bloqueador de chamadas e ferramentas de monitoramento, evitando assim o risco de invasões de terceiros.

Quer saber mais sobre as últimas novidades em tecnologia? Então, não deixe de conferir nosso blog. Dessa forma, você está sempre por dentro das últimas tendências do mercado tecnológico, smartphones, games, internet e muito mais. Além disso, fica bem informado e toma sempre as melhores decisões! 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui