O brasileiro é apaixonado por som, mesmo que seja de uma caixinha de fósforo chacoalhando. Por isso, o aplicativo de música tem se tornado uma ferramenta cada vez mais presente em smartphones. E o melhor de tudo é que com a popularização do streaming tornou-se cada vez mais fácil ouvir aquele swing a todo momento sem se preocupar com a franquia de dados.

Esse tipo de serviço tradicionalmente é vinculado à internet. Funciona tal como se você estivesse assistindo a um vídeo na rede, porém consumindo uma quantidade de dados um pouco menor por conta de ser uma transmissão só de áudio. Ainda assim, planos com poucos gigas podem ser significativamente impactados por seu uso.

Nas opções Premium, quando usuário decide realizar uma assinatura do serviço de um aplicativo de música, a jogada é um pouco diferente. Nesse contexto, é possível desfrutar de qualidades de áudio mais elevadas ajustando as configurações da aplicação, além de ser possível fazer o download do conteúdo para o celular.

Desse modo, o usuário pode criar playlists que ficam salvas no aparelho podendo ser acessadas a qualquer momento sem a necessidade de gastar seu pacote de dados. A grande vantagem nesse comportamento é que toda essa operação pode ser realizada quando conectado a uma rede wi-fi, a qual tradicionalmente é muito mais avantajada em termos de volume de dados.

Para que você conheça os principais serviços prestados de streaming de áudio, preparamos esta lista com os nove melhores aplicativos de música da atualidade. Depois dela, você poderá escolher aquele que melhor se encaixe no seu perfil e andará por aí bailando sozinho pelas ruas da cidade, porque isso tem lá o seu valor.

E lembre-se que a TIM oferece opções de planos já com aplicativos de áudio incluídos!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia mais: TIM Controle Smart: apps sem descontar da franquia por menos de R$60

Aplicativos de música: Confira nossa seleção!

  1. Spotify: o aplicativo de música mais famoso do momento

O Spotify é o aplicativo de música queridinho dos brasileiros. Cada vez mais presente em smartphones brasileiros, o primeiro item da nossa lista tem entre suas funcionalidades a possibilidade de baixar as músicas para uma playlist no celular. Desse modo, usuário pode ouvir suas canções favoritas sem se preocupar com seu consumo de internet.

Vale dizer que, caso o usuário queira procurar por uma música nova, somente poderá ser realizada via consumo de dados (pelo menos na rua). Ainda assim, os aplicativos de música costumam consumir um volume bem menor do que uma pesquisa no YouTube, por exemplo.

São duas versões, uma gratuita e outra Premium. A grande vantagem da versão paga e que não é necessário submeter-se às propagandas, tão incômodas para alguns usuários.

  1. Deezer: o aplicativo de música da TIM

O aplicativo de música Deezer (TIM Music by Deezer, como o chamamos por aqui) já deixou descer um ilustre desconhecido entre os brasileiros. O serviço francês é notadamente mais famigerado no estrangeiro, porém vem cada vez mais caindo na graça em território nacional tanto quanto o faz nos outros 180 países em que está presente.

Com ele é possível ter acesso a mais de 54 milhões de músicas, podcasts e programas. Além disso, os recursos mais buscados pelos usuários também estão presentes no aplicativo, tais como o download das suas playlists e o gerenciamento da qualidade de som. Um recurso extra é o chamado fade, o qual proporciona uma transição sutil entre uma música e outra com a regulagem de volume.

O melhor de tudo é que o Deezer está presente em uma série de planos da TIM gratuitamente, independentemente da modalidade de contratação. Quer um exemplo? Nos planos TIM Beta o serviço é disponibilizado em todas as opções. No caso da etiqueta TIM Black, a versão pós-paga da TIM, o streaming também está liberado na modalidade Premium para todos os clientes.

Leia também: Deezer ou Spotify: saiba qual plataforma escolher em 2020

  1. YouTube Music: o aplicativo de música do Google

Você já deve ter reparado que pode encontrar praticamente toda e qualquer música no YouTube, certo? Pois saiba que agora há um aplicativo dedicado exclusivamente à música. O YouTube Music permite ao usuário ouvir canções em segundo plano (o app YouTube gratuito não), ter acesso a seus conteúdos sem propagandas e de quebra ainda ganhar o Google Play Música, serviço anterior, porém que não foi descontinuado.

É claro que todos esses benefícios só chegam com a versão premium, porém o cliente pode desfrutar de uma versão gratuita caso queira testá-lo.

  1. Apple Music

Sabia que a Apple também investe no segmento de streaming de música? O aplicativo da gigante de tecnologia é um dos grandes líderes do mercado, e ele pode surpreender você. Primeiro, que também opera em dispositivos com Android, o que pode parecer curioso. Depois porque o catálogo é realmente atraente e diversificado.

Apesar de ele ser gratuito por 3 meses, aqui fica a parte chata: a Apple não oferta uma versão gratuita. Ou seja, apesar do período de gratuidade, estamos falando sempre da versão Premium, paga.

  1. Napster: o aplicativo de música nostálgico

Há quem já tenha esquecido do Napster (ou nem sequer o tenha conhecido), porém ele segue firme e forte como aplicativo de música gigante no segmento. Para falar bem a verdade, talvez ele já tenha obtido a alcunha de lenda com seus mais de 20 anos de atuação: Napster, the legend!

A aplicação conta com mais de 30 milhões de faixas no seu portfólio e atualmente tem uma parceria com a Vivo no Brasil. E a principal funcionalidade também está presente nele, a possibilidade de baixar músicas para criar playlists offline.

  1. Shazam: descubra músicas facilmente

Sabe quando você escuta uma música no rádio e não tem a mínima ideia de quem está tocando, mas adoraria saber? O Shazam é ideal justamente para esse momento, pois basta ativá-lo que ele te informa o artista e a canção que ecoam no ambiente. Esse é o único recurso disponível na versão gratuita, porém a versão paga vai um pouquinho mais além.

No Premium o usuário pode criar playlists e ter indicações de faixas similares para encontrar músicas de gênero musical parecido. Trata-se de um excelente aplicativo, o qual pode passar por um ilustre desconhecido entre os brasileiros, mas que faz muito sucesso pelos smartphones pelos quais passa.

  1. Palco MP3: artistas independentes brasileiros

Você é mais adepto de música brasileira? Então, o Palco MP3 é o aplicativo de música perfeito para você. Com ele você tem acesso a artistas brasileiros independentes e ainda pode desfrutar da funcionalidade de download para baixar músicas para seu celular e ouvi-las sem consumir sua franquia de internet.

  1. Sound Cloud: outro acervo de músicas independentes

Se você gosta de música independente, então o aplicativo SoundCloud é outra excelente pedida. Nele você pode encontrar diversas músicas autorais, covers das suas bandas favoritas e ainda pode interagir fazendo comentários sobre as faixas que ouvir. Além disso, o compartilhamento também é bastante facilitado.

  1. Tidal: o novo vinil da música para o smartphone

Você já ouviu falarem que o disco de vinil apresentava uma qualidade de som muito melhor do que a que temos atualmente? Isso é porque o espectro da banda antigamente costumava ser maior, no sentido de que o MP3, em prol de economizar espaço, fatia a música retirando frequências que contribuem pouco – pelo menos em termos de audição humana.

Nesse contexto, o Tidal chega para ser o aplicativo de música ideal para quem preza por qualidade de primeira ao curtir aquele som. Isso acontece porque seu streaming, em sua versão mais cara, consegue alcançar incríveis 1411 Kbps. Note que, tradicionalmente, uma boa média fica entre 144 Kbps e 320 Kbps.

Além disso, seu acervo é realmente extenso, alcançando mais de 56 milhões de faixas e 225 mil vídeos ofertados ao usuário. Ou seja, ao final da nossa lista o usuário descobre a cereja do bolo.

Leia mais: Cuidar de plantas: 5 aplicativos de jardinagem e paisagismo

CONHEÇA AQUI OS MELHORES PLANOS DA TIM E SEJA MAIS

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece Mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui