Você lembra do tempo em que era preciso ligar para chamar um táxi? Talvez não. Talvez nem consiga imaginar a sua vida sem o aplicativo de transporte ou de carona. Hoje, com alguns toques na tela do smartphone, em poucos minutos tem um carro te esperando em frente a sua casa, por exemplo.

Mas saiba que o aplicativo de transporte mais conhecido, o app da Uber, chegou no Brasil só em 2014. Para muita gente, foi amor à primeira vista.

Desde então, um celular com acesso à internet se transformou numa importante ferramenta para viabilizar a locomoção das pessoas. Hoje, a maioria dos brasileiros já usa os aplicativos de transporte. Eles são o segundo meio de transporte mais utilizado pelas pessoas, perdendo apenas para os veículos próprios.

Esse e outros dados estão em uma pesquisa realizada pela plataforma Viva Real em 2018. Ela aponta ainda que 52% dos brasileiros usam os apps de carona para se deslocarem. O número prova que as empresas têm conseguido vencer as polêmicas e a desconfiança inicial dos consumidores.

No artigo abaixo, discutiremos o impacto dos aplicativos de transporte nas nossas vidas e hábitos de consumo. Além disso, falaremos um pouco sobre os 5 aplicativos de transporte mais acessados pelo celular no Brasil. Confira!

CONTRATE SEU NOVO PLANO DE CELULAR AGORA! 

Aplicativo de transporte X outras alternativas

Os aplicativos de transporte surgiram como uma alternativa ao transporte público e ao uso individual de um veículo. Por conta disso, empresas como 99, Uber e Cabify passaram a fazer parte do dia a dia de muitos brasileiros. Elas mudaram os hábitos dos consumidores nos últimos anos.

O estudo da plataforma Viva Real mostra que o carro próprio ainda é o principal meio de transporte no Brasil. Ou seja, 63% dos participantes usam seus veículos como principal meio para se deslocarem.

Na sequência estão os aplicativos, com 52%. Depois deles, vêm os ônibus (48%), caminhada (44%), metrô (35%), táxi (17%), trem (10%), bicicleta (9%), motocicleta (5%) e caminhão (0,2%).

A pesquisa também mostra que a Geração Y é a mais adepta ao uso de transportes públicos: 59% usam ônibus e 38% usam o metrô. Já os Babyboomers permanecem fiéis ao carro próprio: 68% usam o próprio automóvel para se deslocar.

No recorte por cidade, a preferência dos cariocas pelo principal concorrente dos apps de carona é destaque – 26% afirmaram usar os táxis. Em São Paulo, mais da metade dos entrevistados (52%) usa o metrô, que se coloca à frente dos ônibus (50%).

Os tipos de aplicativos de transporte

A Uber não atua como empresa de transporte. Ela é uma plataforma tecnológica em que os motoristas atuam como parceiros, numa economia compartilhada. Mas o que é economia compartilhada?

Podemos dizer que a economia compartilhada é um modelo econômico fundado no uso comum de bens, de forma gratuita ou paga, associada ou não a alguma prestação de serviço. O uso, e não a propriedade dos bens, é a grande diretriz da economia compartilhada.

Quando se trata especificamente de automóveis, o modelo de economia compartilhada prevê, basicamente, 3 formatos:

  • car sharing: sistema de economia compartilhada onde um grupo de indivíduos compartilha entre si uma frota de veículos, por determinado tempo;
  • ridesharing: quando pessoas se utilizam de veículos que já estejam a caminho da região a que pretendem chegar (a tradicional “carona”);
  • for-profit ridesharing: utilização de um sistema tecnológico de contratação de compartilhamento dos veículos, que permite que o motorista receba uma contrapartida financeira pelo transporte.

Pois bem, a Uber, assim como outros aplicativos de transporte, é uma empresa que desenvolveu uma plataforma tecnológica que tem por objetivo conectar as partes interessadas para que realizem um compartilhamento de veículos do tipo for-profit ridesharing. Ou seja, com o pagamento pelo usuário de um valor ao motorista, dentro do espírito da economia compartilhada.

Aplicativos de transporte mais usados pelos brasileiros

Uma pesquisa do Ibope Inteligência revelou quais são os apps de transporte de passageiros mais usados pelos brasileiros. Não é nenhuma uma surpresa que a pesquisa tenha apontado a Uber como a preferido dos consumidores, com 54% de preferência.

A Uber é usada, sobretudo, por homens jovens entre 25 e 34 anos, moradores do Nordeste e das classes A e B.

Em segundo lugar vem a 99, com 12% de preferência. A maioria dos usuários da 99 estão no Sudeste e pertencem à classe A.

Em terceiro e quarto lugar, quase empatados, aparecem EasyTáxi, com 5% da preferência dos entrevistados, e Cabify, com 4%.

Confira um pouco mais sobre esses aplicativos.

Aplicativo de transporte 1. Uber

Como vimos, a popular Uber tem um aplicativo para pedir carros com motoristas. Segundo dados de 2018, o app está disponível em mais de 500 cidades em 70 países. Com a Uber, desde o momento de solicitar o serviço até a chegada ao destino, tudo é feito por meio de um processo fácil, cômodo e descomplicado.

A Uber ainda oferece algumas categorias de atendimento, a fim de oferecer a melhor opção para cada usuário. O uberX, por exemplo, é a opção mais em conta para uma viagem individual.

Já o uberPOOL é o meio onde você compartilha o carro, ou seja, a viagem com demais pessoas que tenham o mesmo destino que você. Por isso, o valor da corrida também é dividido entre todos, deixando seu preço ainda mais acessível.

Por fim, temos o UberBLACK, a opção premium da Uber. Com carros mais sofisticados e mais algumas regalias, para aqueles que assim desejarem.

Aplicativo de transporte 2. 99

Mais uma ferramenta que ganha espaço entre os melhores aplicativos de transporte é a plataforma 99. É o maior aplicativo brasileiro com foco na mobilidade urbana.

Com uma plataforma intuitiva, você escolhe qual a categoria deseja usar e a forma que preferir para realizar o pagamento, que pode ser em dinheiro ou direto no app. Antes o aplicativo levava o nome de 99Táxis. Hoje, mais aprimorada, com serviços diferenciados, mudou para 99.

Semelhante à Uber, também oferece categorias para agradar aos mais variados perfis de usuários do app 99. As categorias disponíveis até o momento permitem solicitar um motorista particular, táxi ou ainda solicitar uma corrida com voucher corporativo.

O aplicativo 99 ainda trabalha com a modalidade 99Pop, que permite o compartilhamento de corridas. Já a 99Top oferece carros de alto padrão de conforto.

Aplicativo de transporte 3. EasyTáxi

O EasyTáxi oferece tanto serviços de táxis, como de motoristas particulares. É considerado o melhor aplicativo de táxi atualmente, com benefícios tanto para o motorista, quanto para o passageiro.

A fim de proporcionar uma experiência favorável para diferentes perfis de passageiros, o Easy conta com categorias de serviços, como, por exemplo, EasyEconomy, EasyPlus+, Easy Taxi.

No Brasil, está disponível em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife e em outras 100 cidades brasileiras.

Aplicativo de transporte 4. Cabify

A Cabify nasceu na Espanha. Hoje, já atende passageiros em Portugal e em vários países na América Latina, onde tem seu maior público consumidor. Aqui no Brasil, o serviço está disponível atualmente para ser baixado nos smartphones de quem está em Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Santos e São Paulo.

No Cafiby, você pode escolher suas preferências para ter uma viagem mais confortável, como a música e a temperatura do carro, por exemplo. O pagamento pode ser feito com cartão de crédito ou PayPal e é realizado automaticamente através do aplicativo.

Você escolhe o destino e a maneira mais confortável de realizar o trajeto e a Cabify te leva ao destino com segurança e prezando para que a sua experiência seja a melhor possível. O aplicativo oferece uma das melhores opções de transporte para se locomover, seja uma corrida rápida, ou um trajeto mais longo.

Aplicativo de transporte 5. BlaBlaCar

Por fim, apresentamos o BlaBlaCar, que atende aqueles que procuram uma carona. O objetivo é reduzir congestionamentos, bem como a poluição, e ainda gerar economia no bolso daquele que utiliza o aplicativo BlaBlaCar. Você pode escolher entre pegar carona, ou ser o motorista e compartilhar seu trajeto com alguém que possui a mesma rota que você.

Passageiro ou condutor, a viagem só acontece com a aprovação de ambos, a fim de que inconvenientes não aconteçam. Na plataforma do aplicativo você ainda pode compartilhar suas experiências, fazendo com que o serviço fique cada vez melhor para você e para os demais usuários.

Quer saber mais sobre as últimas novidades em tecnologia? Então, não deixe de conferir nosso blog. Dessa forma, você está sempre por dentro das últimas tendências do mercado tecnológico, smartphones, games, internet e muito mais. Além disso, fica bem informado e toma sempre as melhores decisões! 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui