Com certeza você já fez uso de algum aplicativo para desenhar. Entre opções para computador, celular ou tablet, algumas são legendas certeiras no segmento, quase lendas. Por exemplo, quem nunca ouviu falar sobre o Microsoft Paint? Badalado, ele satisfaz necessidades de maneira fácil e rápida, com uma interface simples e um manuseio bem objetivo. Mas, ele já andou na corda bamba.

Depois de 32 anos em atividade, em 2017 ele foi incluído na lista de softwares descontinuados nas atualizações do Windows 10. Porém, seu saudosismo parece ter falado mais alto, pois em 2019 a empresa voltou atrás nas suas pretensões. A ideia era dar lugar ao Paint 3D. Contudo, convenhamos, este não é um concorrente à altura de quem já tem seu lugar ao sol garantido.

É claro que se trata de um aplicativo com funções simples, muito mais simples do que seu pretenso substituto, e outros nomes oferecem recursos ainda mais avançados. O Adobe Photoshop CC, por exemplo, é a opção preferida de muitos designers gráficos. Assim como seus recursos, seu manuseio também demanda uma maior dedicação por parte do usuário.

Ferramentas do gênero também estão disponíveis para os sistemas operacionais Android e iOS. Com eles, é possível realizar ilustrações de forma digital a partir do smartphone. Além disso, as artes podem ser salvas e compartilhadas nas redes sociais com facilidade. Algumas são preparadas para usuários mais avançados, como profissionais, mas há também aquelas direcionadas ao público infantil.

Quer ter à sua disposição um aplicativo para desenhar? Então, confira a lista que preparamos e encontre o seu!

Leia mais: Procurando aplicativos para ler livros? Conheça os 5 melhores!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS? ENTÃO, CONFIRA AQUI OS PLANOS DA TIM!

Aplicativo para desenhar no computador

1. Microsoft Paint

Quem é rei nunca perde a majestade e o Paint é a melhor prova disso. O software já entrou na rota do desaparecimento, desvencilhou-se da obsolescência e segue firme e forte alegrando a vida de quem precisa de um editor simples e fácil de manusear no Windows.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

A ferramenta não oferece recursos avançados, mas sua edição é tão fácil que ele acaba sendo a primeira escolha de muita gente que precisa manipular imagens com rapidez. Para encontrá-lo, basta digitar Paint na barra de pesquisa do Windows e depois apertar o Enter.

Dentro dele, os comandos são bem intuitivos, permitindo recortes, colagens, escritas, canetas, cores e o tradicional Ctrl+C e Ctrl+V. Se você quiser, por exemplo, manipular uma imagem da internet, basta clicar com o botão direito sobre ela, clicar em Copiar e depois dar o Ctrl+V no Paint.

A partir daí, a ferramenta de recorte deve ser a mais utilizada, mas você pode realizar uma série de operações com alguns míseros botões. Viva o Paint! (no sentido de que ele ganhe fôlego de sobrevida mesmo!).

2. Adobe Photoshop CC

Ferramenta bem mais avançada, o Adobe Photoshop CC é o primeiro de muitas listas que você vai encontrar por aí. Isso, pois sua quantidade de recursos é realmente extensa, quase infinitas, tudo em prol de você produzir, editar ou manipular qualquer tipo de imagem.

Entre as funcionalidades mais recentes, é possível desfrutar de um motor de busca dentro do próprio software.

3. Corel Painter 2021

O Corel Painter conta com muitas versões. Qualquer uma delas teria seu lugar na lista quando o assunto é aplicativo para desenhar, mas a de 2021, por ser a mais recente, é logicamente a mais completa.

Entre as funções que mais se destacaram recentemente há a possibilidade de clonagem nas imagens, utilização de pincéis com textura 2,5D, entre muitas outras de nível profissional. Aqui, vale dizer, o serviço é multiplataforma, funcionando tanto em PCs, Macs e tablets.

4. Microsoft Fresh Paint

Versão dedicada às crianças, o Microsoft Fresh Paint tem uma proposta bem simples. Permite ao usuário utilizar diversos tipos de tinta comumente utilizados em trabalhos acadêmicos ou escolares. Entre elas, guache e aquarela.

Sua interface é bastante simples, sendo que a ferramenta coloca seus materiais de pintura tal como se eles estivessem em uma mesa. Tudo para facilitar o manuseio por parte dos pequenos.

5. Microsoft Paint 3D

Disponível na Store do Windows, a evolução do Microsoft Paint tem recursos bem interessantes para oferecer ao usuário. O grande diferencial, como seu nome sugere, é que ele permite a criação de objetos tridimensionais. O rol de ferramentas é bem alargado em relação a seu antecessor. A simpatia é que não chega a competir.

Leia mais: Confira uma seleção dos melhores aplicativos para editar fotos no celular!

Aplicativo para desenhar no celular

1. Caderno de Esboços – desenhe e pinte

O Caderno de Esboços está disponível somente para Android, mas trata-se de uma ferramenta gratuita a qual facilita a experiência de desenhar pelo celular. São diversos tipos de pincéis, tais como lápis, giz de cera, spray de tinta, entre outros. Ademais, também estão presentes as formas geométricas para serem inseridas na arte.

Além disso, a tradicional ferramenta de caneta também está presente, sendo possível colocar linhas retas ou curvas, à escolha do usuário. É possível adicionar texto às suas obras e utilizar imagens da sua galeria.

2. PicsArt Color Pintar

O PicsArt é um conhecido editor de fotos para celulares. Porém, ele também conta com uma extensão dedicada aos desenhos, e, por isso, representa um aplicativo para desenhar que não pode faltar na nossa lista. Sua compatibilidade se dá tanto com aparelhos Android quanto com iOS.

Sua interface é bastante intuitiva, e todas suas funções podem ser acessadas com facilidade. Sobreposição de camadas, mistura de cores para criar uma nova tonalidade, ferramentas de textura e simetria, além de pincéis personalizáveis são apenas alguns dos recursos disponíveis por lá. E, claro, é possível utilizar imagens da galeria para criar resultados únicos nas suas fotos.

3. iBis Paint X

Além de ser uma excelente ferramenta para desenhar e manipular imagens com recursos avançados, o iBis Paint X conta com uma funcionalidade adicional. Com ele, é possível compartilhar vídeos do processo de desenho, o que é bem legal. Ademais, ele também está disponível para Android e iOS, o que faz dele uma das ferramentas mais queridinhas de boa parcela do público.

O que precisa ser notado, porém, é que sua interface não é tão intuitiva quanto as da concorrência. Para entender seu funcionamento e se acostumar com os recursos, pode ser que o usuário leve algum tempo. Mas, quem não gosta de um desafio?

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

4. Procreate

Disponível somente para o sistema operacional iOS, o Procreate é uma ferramentas mais utilizadas por profissionais. Com ele o usuário pode fazer desenhos, pinturas e ilustrações, além de ter uma caixa de ferramentas bem completa. São 136 pincéis, 17 modos de mesclagem de camadas e muitas cores à disposição. Aqui, também é possível transmitir o processo de criação ao vivo.

Já que tudo tem um preço, o do Procreate figura em R$ 37,90.

5. Art Flow

Quer um aplicativo para desenhar que seja fácil e rápido de utilizar? Então, o Art Flow pode ser uma excelente pedida. Com mais de 80 pincéis personalizáveis, é possível mudar o tamanho, a fluidez, o degradê, entre outras características da sua produção. Além disso, pode-se trabalhar com mais de 10 camadas diferentes.

Com restrições, há uma versão gratuita para teste, e ele só está disponível para aparelhos Android.

Leia mais: Aplicativos para empreendedores: modernize-se e saia na frente!

QUER MUITA INTERNET NO SEU CELULAR PAGANDO POUCO? AQUI NA TIM TEM!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui