Os aplicativos de idiomas estão cada vez mais sendo incrementados com funções que mantêm a atenção de seus usuários. Além disso, a grande quantidade de línguas disponíveis nessas plataformas torna qualquer pretenso bilíngue em um cliente em potencial. Ou seja, aprender outra língua nunca ficou tão fácil e acessível. Confira os benefícios e opções neste post.

Fato é que a reclusão imposta pelo coronavírus abriu espaço e tempo para que a população tivesse hábitos menos sociais, mais individualistas. Nesse sentido, os interesses que andam aflorando (pelo menos dizem as pesquisas do YouTube) são os mais variados possíveis. Há quem queira fazer pão com fermento natural, cortar o próprio cabelo, e muitos querendo to speak English, hablar Español ou algo do tipo.

Apesar de o sonho de falar outra língua ser compartilhado por muita gente, há inúmeros benefícios desconhecidos dessa prática – pelo menos fora dos muros da academia. Entre eles, que conversar em outro idioma pode ser considerado uma ginástica para o cérebro. Há também muitos mitos que rondam o tema, tal como que, quando aprendido muito cedo, pode atrapalhar o desenvolvimento da criança! Esse é o maior papo furado!

Por isso, vamos te dar algumas razões pra deixar a procrastinação de lado e partir pra cima de um algum dos melhores aplicativos de idiomas disponíveis atualmente. Só não se esqueça de que, em tempos de crise sanitária, é bom saber como limpar seu celular contra o coronavírus. E também contar com um bom plano da TIM!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Leia também: TIM Pós: o que você ganha ao se tornar um cliente TIM Black?

Aplicativos de idiomas: uma ginástica cerebral moderna

Nós, humanos, ainda não entendemos bem qual o funcionamento da mente com relação às suas faculdades cognitivas. Quer dizer, nós sabemos muito mais do que há pouco tempo, porém ainda estamos com muitas agendas de pesquisa, com respostas em aberto para para muitas questões!

Assim, se perguntássemos a um especialista qual a diferença entre um bilíngue e um monolíngue, a resposta não seria exaustiva, mas englobaria uma série de benefícios bem positivos em prol de falar outra língua. Quer ver?

1. Falar outra língua aprimora o funcionamento do cérebro

É como se literalmente falar outra língua fosse um tipo de ginástica, e os aplicativos de idiomas, por decorrência lógica, seriam uma espécie de academia.

Pesquisadores da Universidade de Pompeu Faba, em Barcelona, concluíram que os bilíngues são mais eficientes do que monolíngues em algumas de suas funções executivas. Essas parte do nosso cérebro tradicionalmente está relacionada a processos cognitivos como memória de trabalho, raciocínio lógico, flexibilidade de tarefas, resolução de problemas, ou planejamento e execução.

No caso do bilíngue, ele funciona de maneira mais acurada em relação à resolução de problemas que exigem funções simultâneas, capacidade de observar o ambiente e suas alterações, e mudam de uma língua para outra inclusive sem pensar. Ou seja, em um determinado momento, a segunda língua deixa de ser consciente e planejada. Nada mal, não?

Tem também aquele ditado que já diz que em corpo são, mente sã. Logo, se você quer ir ainda mais longe, pode incorporar à sua rotina algum desses aplicativos para praticar exercícios em casa. Um combo nessa quarentena até que cai bem!

2. Falar uma segunda língua atrasa o Alzheimer

Falar outra língua pode ser de grande valia contra o declínio do processo cognitivo. Uma pesquisa sediada na Universidade de Edimburgo mostrou que o Alzheimer chega mais tarde a cérebros bilíngues. Note que ele não impede a doença, mas pelo menos tem a capacidade de atrasá-la.

Além desse mal, é possível que outras doenças degenerativas sejam combatidas na mesma medida. Esse fato torna aplicativos de idiomas verdadeiros remédios, grandes aliados para que você viva mais e melhor.

3. Você fica mais esperto com aplicativos de idiomas

Pessoas que falam duas línguas ou mais obtêm melhores resultados em testes de leitura e raciocínio, além de serem melhores com resolução de problemas e alternância entre tarefas. Nada mal, não?

4. Aplicativos de idiomas podem ajudar na concentração

Bom, essa conclusão é extraída do raciocínio geral, que seria mais ou menos assim: os bilíngues têm maior capacidade de gerar informações conflitantes, sobretudo porque aprendem a fazer seleção daquilo que é relevante no contexto mais cedo. Desse modo, sua capacidade de concentração tende a ser maior do que a das pessoas normais.

Essa habilidade parece estar em certa decadência, sobretudo porque temos uma abundância de informações e distrações, muitas vezes irrelevantes, impostas também pela quantidade de tempo que dedicamos a aparelhos como smartphones ou notebooks.

Então, se aplicativos de celular te ajudam a ser bilíngue, e bilíngues têm maior capacidade de concentração, então esses aplicativos te ajudam a ter maior concentração! Iei!

Outra conclusão que podemos extrair até aqui é a de que não existe a menor chance de que falar outro idioma atrapalhe o desenvolvimento da criança, sua ida à escola, nem algo do tipo, pois o que acontece é justamente o contrário.

Essa faculdade estimula justamente o oposto: que, além de ter maior plasticidade cerebral, a criança transite entre cenários com maior rapidez. Ou seja, no fim das contas, é como se seu cérebro tivesse mais potência e fosse mais adaptável!

5. Há inúmeras vantagens sociais em ser bilíngue

Falar outro idioma tem indiscutivelmente vantagens sociais sobre variados aspectos da vida.

Primeiro, o mercado de trabalho tende a valorizar mais profissionais fluentes em outras línguas, pois trata-se de um diferencial sobretudo para a relação da empresa com clientes e parceiros.

Depois, conversar em outra língua pode fazer com que aquela oportunidade “amorosa” não passe desapercebida. Já imaginou esbarrar em uma pessoa que você ache superatraente e não conseguir nem mesmo sair do I don’t speak English! Não dá! Além do que você pode se tornar mais atraente inclusive para outras que te vejam falando noutra língua.

Por fim, os bilíngues tendem a ter viagens mais plenas, pois conseguem desfrutar mais de seus destinos quando não há uma proximidade linguística com os falantes nativos do lugar.

Leia mais: Existe plano com internet ilimitada no Brasil? Vale a pena?

Você precisa ter um desses aplicativos de idiomas urgentemente:

  1. Duolingo: o queridinho da galera entre os aplicativos de idiomas

Duolingo é a plataforma mais famosa quando falamos de aplicativos de idiomas. Com uma quantidade imensa de usuários e boas avaliações, já chegou a ser eleita pelo próprio Google como “o melhor do melhor”.

O aplicativo conta inclusive com inteligência artificial para se autoaprimorar, e seu algoritmo é capaz de analisar a forma como os usuários aprendem melhor ao longo dos cursos para preparar os novos conteúdos.

O mais legal é que há uma quantidade enorme de línguas disponíveis, desde inglês, espanhol ou francês até objetos de desejos desconhecidos, tal como o famigerado esperanto.

  1. Babbel

Quem nunca ouviu falar sobre o Babbel? Aquele ET azul que aparece em propagadas estilo filme trash chega a ser magnético. Mas, apesar dessa publicidade meio maluca, sua eficácia já foi comprovada pela Universidade de Yale. Ou seja, um selo que merece destaque.

O que se destaca no app é que as lições são simples e rápidas, o que não deixa a prática maçante ou repetitiva, além de ele poder ser usado offline, o que permite que o estudo seja feito em qualquer lugar.

  1. Busuu

O Busuu, entre os aplicativos de idiomas mais tradicionais, é um ilustre desconhecido. Porém, o que o precede são as avaliações de milhares de usuários muito satisfeitos com o que a plataforma oferece.

A oferta de idiomas é um pouco mais modesta, e ele conta com apenas 12 até o momento, porém todas as mais tradicionais estão presentes. Além disso, ele pode ser usado offline, o que permite levá-lo a qualquer lugar, e essa funcionalidade é bastante eficiente.

  1. LingoDeer

Entre os aplicativos de idiomas, o LingoDeer é aquele que chega direcionado a um público bem específico: ele é dedicado a línguas asiáticas, tais como chinês (mandarim), coreano, japonês e seus sistemas de grafia.

O app tem um sistema de explicações um pouco avançadas, sobretudo quando falamos sobre a sintaxe das línguas. Assim, se você curte uma pegada bem gramatical em seus estudos, ele é uma excelente referência, pois está preocupado em mostrar qual o funcionamento do sistema linguístico para o aprendiz.

Outra funcionalidade interessante é que as gravações ouvidas nos exercícios são de falantes nativos reais, permitindo um contato com as verdadeiras pronúncia e velocidade de fala da língua em questão.

Já escolheu o seu aplicativo de idiomas?

Agora não existe mais motivo para você deixar para depois aquele plano de falar outra língua, certo? Além dos benefícios para o seu cérebro, há também os benefícios sociais, que vão te ajudar a conquistar mais. Bora lá!

Leia mais: Cuidar de plantas pode combater depressão! Veja aplicativos que ajudam!

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem-informado.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui