Você é dono de um negócio ou está pensando em abrir um? Pois, caso positivo, já deve ter percebido que as ferramentas tecnológicas modernas auxiliam muito novos empreendimentos. Entre elas, os aplicativos para empreendedores ganham cada vez mais espaço e recursos para auxiliar as suas tarefas. Neste post, vamos apresentar alguns deles.

Como os smartphones modernos nos acompanham a todo momento, nada mais natural do que fazer o uso deles para auxiliar a manutenção do seu negócio. É o chamado empreendedorismo digital. Entre as ferramentas mais comuns, podemos destacar as opções para negócios do WhatsApp, os marketplaces de vendas do Facebook e do Instagram, porém esse cenário vai além do que proporcionam as redes sociais.

Os aplicativos que auxiliam empreendedores podem se dedicar às mais variadas tarefas, tais como organizar um encontro, criar anotações para o desenvolvimento do negócio, criar ambientes virtuais para reuniões online ou inclusive armazenar arquivos de maneira compartilhada em nuvens. Além desses, é possível fazer uso de ferramentas que ajudam na gestão do tempo, como a técnica Pomodoro.

Quer conhecer aplicativos para empreendedores que podem ajudar o seu negócio a fazer o melhor uso possível dos recursos tecnológicos que estão disponíveis?

Então, confira nossa lista com 8 opções que vão te surpreender. E, na hora de empreender, não se esqueça de contar com um bom plano da TIM!

Leia também: Empreendedorismo digital: como começar um negócio pela internet?

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Aplicativos para empreendedores que facilitam a vida

1. Evernote: o aplicativo de notas mais completo que há!

O Evernote é um aplicativo de notas que deixa seus concorrentes bem para trás em termos de eficiência. Com ele é possível criar notas com texto, fotos, e algumas opções mais. O rol de possibilidades é realmente amplo, o que faz com que exista uma opção para quase todas as notas que sejam possíveis dentro de um negócio.

aplicativo para empreendedores evernote

O aplicativo está disponível para iOS e para Android, o que permite que todos os usuários sejam agraciados com a sua presença no celular. Apesar de gratuito, para desfrutar de todas as suas funcionalidades é preciso realizar compras dentro do app.

2. Dropbox: aplicativo para empreendedores para compartilhar arquivos com facilidade

Uma das tarefas mais importantes para um empreendimento ter êxito é conseguir organizar os documentos que são importantes do negócio, como notas fiscais e contratos, de maneira acessível e compartilhada. Por isso, os aplicativos de armazenamento em nuvem vêm fazendo cada vez mais sucesso.

aplicativos para empreendedores

Nesse sentido, o Dropbox tem se tornado uma das opções de maior destaque, sobretudo por causa de a sua interação com dispositivos móveis ser simples e intuitiva. Além disso, sua interface é agradável e permite que o usuário crie atalhos em botões para armazenar qualquer arquivo rapidamente, inclusive quando estiver offline.

A ferramenta está disponível tanto para iOS quanto para Android. Porém, apesar de gratuito, oferece compras dentro do aplicativo para que todos seus recursos sejam liberados.

3. DocuSign: assinando documentos com o celular

Quer poder assinar os documentos do seu negócio onde quer que você esteja? Pois, entre os aplicativos para empreendedores, o DocuSign é o que cumpre essa tarefa.

Imagem da captura de tela

Com ele, você acessa um determinado arquivo, escolhe o lugar da página onde irá dispor da sua assinatura (já salva) e a coloca por lá com muita facilidade. Note, porém, que não estamos falando de uma certificação digital nem nada nesse sentido, mas, sim, de você assinar arquivos tal como se houvesse escaneado um documento já assinado.

A ferramenta está disponível para iOS e Android, mas sua versão completa depende de compras dentro de si. Ainda assim, a versão gratuita fornece o recurso essencial!

Leia mais: Marketing digital para autônomos depende de planos de internet adequados

4. Aussi: aplicativo que põe empreendedores em contato

Você está pensando em abrir um negócio? Nesse caso, o aplicativo Aussi é perfeito para empreendedores iniciantes. Através dele, donos de pequenos negócios conseguem se conectar de forma gratuita e tirar dúvidas entre si através de fóruns na plataforma. Trata-se, assim, de um aplicativo com uma dinâmica colaborativa.

Por exemplo, se você quiser falar sobre vendas, encontrará outros empreendedores que falam sobre vendas e tiram dúvidas para suas perguntas por lá. Além disso, é possível desfrutar de uma área exclusiva para conteúdos, na qual empresários de sucesso dão dicas e contam segredos sobre como chegar lá.

O app é gratuito e conta com versões para Android e para iOS.

5. Google Meu Negócio: o aplicativo da gigante de buscas

Você sabia que o Google conta com uma área chamada Meu Negócio para oferecer recursos simples e gratuitos para que empresas gerenciem sua presença e suas relações na internet por meio de alguns serviços da própria Gigante? Pois, esse ambiente ajuda nesse gerenciamento otimizado de como a sua empresa se comporta na internet e aparece para o mundo.

google meu negócio para empreendedores

Uma das principais vantagens é o recurso que te ajuda a criar o site da sua empresa em até 10 minutos. Segundo o Google, mais de 150.000 sites já fazem uso da aplicação, presente em mais de 10 milhões de dispositivos móveis.

O aplicativo está disponível para Android e para iOS, e todos os seus recursos são disponibilizados gratuitamente. Iei!

6. Google Primer: aplicativo para ter aulas de negócios

Quero ter lições de negócios e marketing digital de maneira fácil e com muita mobilidade? Nesse caso, entre os aplicativos para empreendedores, o Primer é o que leva nada menos do que o nome da gigante Google consigo.

Com ele, você pode aprender sobre planejamento de negócios, gerenciamento, publicidade digital nas redes sociais, marketing de conteúdo e muito mais.

google primer

O que agrada a muitos usuários é que as lições levam em média cinco minutos, fazendo com que apreender o conhecimento seja fácil e rápido. O melhor de tudo é que ele está disponível tanto para Android quanto para iOS, e seu conteúdo é completamente gratuito.

7. Trello: entre os aplicativos para empreendedores, perfeito para atividades em grupos

Sabe aquelas listas de tarefas nas quais você vai dando um check a cada vez que uma é cumprida? Pois saiba que existe uma alternativa virtual para que você faça isso de maneira compartilhada com seus funcionários: trata-se do Trello.

trello para empreendedores

Ele funciona como um visualizador de listas bastante moderno. Com ele você pode ter cartões, áreas de um projeto e, inclusive, acompanhar o progresso de cada um desses setores de maneira otimizada. A sacada por trás do aplicativo é abrir mão de planilhas ou softwares de difícil gerenciamento em prol de uma interface simples e compartilhada.

O Trello está disponível tanto para Android quanto para iOS, porém, para desfrutar de tudo o que ele oferece, os planos mais completos chegam a custar até US$ 21 por mês.

8. Pomodoro: gerenciamento de tempo para maior produtividade dos empreendedores

Você já ouviu falar sobre a técnica Pomodoro para gerenciamento de tempo empresarial? Criada na Itália no final dos anos 80, ela organiza os intervalos de tempo do trabalho em blocos de 30 minutos, nos quais 25 são para produzir e 5 para descansar.

aplicativos para técnica pomodoro

O legal então é que há alternativas para Android e para iOS que ajudam o empreendedor com aplicativos a controlar esse tempo. Isso, para que você tenha empregados mais satisfeitos e produtivos com simples ajustes na rotina de trabalho.

Aplicativos para empreendedores: encontrou o seu?

Como você pode ver, há várias alternativas de aplicativos para empreendedores. Basta identificar a que se adapte melhor ao seu negócio!

Leia mais: Como empreender na internet: 9 dicas para quem vai começar do zero

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem-informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui