Aplicativos para ler livros se tornam cada vez mais comuns para a prática de leitura. Isso porque a democratização da tecnologia culminou que todo o tipo de tarefa migrasse para plataformas digitais. Nessa ambiciosa modernização proposta pelas gigantes do ramo tecnológico, nem mesmo o hábito da leitura foi poupado. Mas, não há do que reclamar, porque ele tem muitas vantagens no formato virtual.

O primeiro passo desse movimento foi dado pelo surgimento dos e-readers, ou leitores digitais, numa tradução adequada. Trata-se de dispositivos móveis que promovem uma experiência no mínimo aproximada daquilo que é ler um livro. Seu principal aspecto positivo seria a tecnologia e-ink, que “imprime” o texto na tela a cada página virada.

Além disso, a tela opaca, não-reflexiva, e a ausência de brilho são outros fatores importantes. Com isso, não se tem aquele cansaço que promovem aparelhos com luz contínua ou intensa, tal como os smartphones ou os notebooks. Ainda assim, tais ferramentas contam com um desabono: é preciso investimento para contar com um.

Apesar de o mercado dos tablets não ter feito tanto sucesso, é por meio deles e dos celulares com tela grande que surge uma nova modalidade nesse nicho: os aplicativos para ler livros. Como apps são instalados com facilidade, é possível desfrutar deles em quaisquer desses tipos de aparelho.

Independentemente do equipamento utilizado, esse novo comportamento de leitura conta com uma vantagem latente em relação aos livros: é possível contar com uma biblioteca imensa nas mãos a todo momento. Então, se você quer conhecer os melhores aplicativos para ler livros, confira a lista que preparamos! São excelentes opções!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Leia também: Empreendedorismo digital: como começar um negócio pela internet?

Aplicativos para ler livros: confira nossa seleção

1. Kindle: líder entre os aplicativos para ler livros

Qualquer que seja a lista que você encontrar pela internet sobre aplicativos para ler livros, não importa: em todas elas o Kindle estará presente, e provavelmente logo nas primeiras posições. O app surge como homônimo do e-reader e vem para acompanhar esse movimento de migração da leitura em direção a smartphones e tablets.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

aplicativo para ler livros

Uma das suas principais vantagens é a facilidade para comprar livros e sincronizá-los com a sua plataforma. Isso, pois a loja Amazon acaba figurando como uma das livrarias mais completas do mercado, quiçá do mundo. E, claro, conta com um programa de relacionamento especial para os leitores vorazes.

Como a literatura não é um hábito tão barato, a Amazon resolveu criar um plano mensal para os assíduos. Assim, com R$ 19,90 mensais é possível ler quantos livros quiser dentre um catálogo com mais de 1 milhão de títulos em diversos idiomas. Ou seja, um investimento relativamente baixo para tudo o que é ofertado.

E, claro, você pode transitar entre dispositivos, indo do e-reader para o smartphone, depois para o tablet, e onde mais estiver a fim.

2. Kobo: o aplicativo da Livraria Cultura

O Kobo é outro dos aplicativos para ler livros que vai figurar em todas as listas, e é provavelmente o grande rival do nicho para o Kindle. Idealizado por uma empresa canadense, no Brasil o app (também homônimo de seu e-reader) é impulsionado pela Livraria Cultura, uma das queridinhas do segmento no mercado nacional.

aplicativo ler livro

Nele, a sincronização da sua biblioteca e da quantidade lida em cada obra também é excelente, funcionando perfeitamente ainda que haja mudança de dispositivo. Além disso, os recursos de criação de comentários, marcação do texto, entre outros, também funcionam da maneira a que se propõem.

Aqui, porém, não há um programa de fidelidade, caso você realize muitas compras. Porém, seu catálogo não deixa nada a desejar, e praticamente todas as gôndolas da Cultura são facilmente encontradas em versão digital. Dito isso, há um grande acervo disponibilizado gratuitamente, então vale a pena tentar.

Um diferencial é que você pode realizar o acesso à plataforma com suas credenciais de e-mail, do Google ou do Facebook. Assim, não é preciso, obrigatoriamente, ter um cadastro na Livraria, apesar de esse perfil facilitar um pouco as coisas.

3. Aldiko Book Reader: uma ferramenta alternativa

O Aldiko Book Reader foi lançado recentemente para dispositivos Apple, porém já faz sucesso há tempos para quem usa o sistema operacional Android. E, vale dizer, merece estar na lista de aplicativos para ler livros que preparamos, sobretudo por conta de alguns “contornos” que ele promove.

O app conta com suporte para vários tipos de arquivo, incluindo ePUB e PDF, mesmo quando com proteção DRM. Além disso, cumpre muito bem suas funções de gerenciamento da biblioteca e de manipular o texto em si, com funções de marca-texto, dicionário e por aí vai.

aplicativo ler livro

A parte chata, porém, é que, apesar de haver contato com livrarias, nenhuma (ou, salvo melhor juízo, a imensa maioria delas) é em português. E, aí, fica um pouco mais complicada a vida de quem só quer ler em língua nacional.

É claro que muitas obras estão disponibilizadas na internet, inclusive clássicos que contam com etiquetas de domínio público. Desde Machado de Assis a Miguel de Cervantes podem ser facilmente baixados na internet. Porém, ele torna um pouco mais difícil a obtenção de obras específicas, e impõe uns passinhos a mais pra sua aquisição.

4. Moon+ Reader: aplicativo para ler livros em formatos variados

Entre os aplicativos para ler livros, o Moon+ Reader trata-se de uma opção com muitas ferramentas. Primeiro, por conta de sua grande adaptação aos formatos mais variados possíveis: TXT, HTML, ePUB, PDF, MOBI, UMD, FB2, CHM, CBR, CBZ, RAR, ZIP e OPDS. Ou seja, você pode usá-lo para ler praticamente tudo.

Além disso, suas funções de leitura são bastante diversificadas, permitindo ajustes de brilho, marcadores, tamanho de fonte, tradução, espaçamento, dicionário inclusive offline, entre outros. Uma das que merece destaque é o compartilhamento rápido, o qual facilita a vida de quem quer enviar um arquivo para um destinatário.

Contudo, como nem tudo são flores, há duas partes desagradáveis para serem comentadas. A primeira delas é que a ferramenta não está disponível para o sistema operacional iOS. A segunda é que são duas versões, e para se livrar dos anúncios a plataforma (literalmente) dobrou de preço recentemente.

Apesar dos inconvenientes, trata-se de um aplicativo poderoso para quem deseja ter uma grande gama de opções em termos de formato. Além de, é claro, desfrutar de uma experiência de leitura bastante agradável.

5. Foxit PDF Reader: o clássico leitor de PDFs

Há momentos em que nomes clássicos dão credibilidade a suas soluções somente pela marca, certo? Pois esse é justamente o caso do Foxit. Trata-se de um leitores de PDF mais imponentes para computadores e notebooks que agora conta com um aplicativo que cumpre muito bem a sua função.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

aplicativo ler

Apesar de ele ser dedicado somente ao formato PDF, seu gerenciamento de conteúdo é impecável. Além disso, seu layout é simples, tornando o manuseio intuitivo e seguro. E uma das suas vantagens é o suporte para conteúdos geralmente não suportados em outros aplicativos para ler livros, tais como imagens e vídeos inseridos em PDFs.

A versão premium oferta um leque um pouco maior de ferramentas, tais como unir ou fatiar arquivos, adição de vídeos a seus arquivos, entre outras. Porém, se você deseja somente contar com um leitor gratuito no momento, aqui está uma excelente referência do segmento! E, claro, com o selo Foxit de qualidade.

Aplicativos para ler livros: escolheu o seu?

Como você pode ver, estamos bem servidos quando o assunto é aplicativos para ler livros. Agora, não há mais desculpa para conferir seus títulos preferidos também por app.

Leia mais: Como montar um home office sem gastar muito? Confira dicas!

GARANTA AQUI A MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL E FIQUE ONLINE

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui