Nesse período em que o distanciamento social é recomendado por conta da pandemia do novo coronavírus, alguns aplicativos para praticar exercícios físicos em casa podem fazer a diferença na sua qualidade de vida. Isso porque a prática de atividades físicas melhora a disposição, o condicionamento físico e a saúde mental.

Por outro lado, o sedentarismo pode provocar dores, tensões e contraturas, como resultado da falta de movimento. Além disso, monotonia e tédio podem gerar ansiedade e, com isso, aumentar o consumo de alimentos e, consequentemente, o ganho de peso.

A própria Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou um manual com algumas dicas sobre como permanecer ativo em casa nesses tempos de quarentena.

Entretanto, essa não é a melhor hora para decidir virar atleta. Por isso, não exagere nos treinos. Você não tem um professor do seu lado cuidando da execução dos movimentos e garantindo a segurança do treino.

Alguns apps podem ajudá-lo a se manter ativo nesse período. Confira abaixo uma lista com 9 opções de aplicativos para praticar exercícios físicos. Eles permitem que o treino seja feito em casa com poucos aparelhos ou até nenhum. Ou seja, agora você não tem mais desculpa para ficar parado!

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  1. BTFIT

O aplicativo para praticar exercícios físicos BTFIT é produzido por professores da rede de academias Bodytech. Ele oferece aulas coletivas diárias gratuitamente, além de trabalhar com acompanhamento online com personal trainer, permitindo que os usuários sigam treinos personalizados em casa, com duração a partir de 15 minutos.

Para as contas pagas, o BTFIT oferece acesso ilimitado às aulas, além de programas de desempenho e participação de desafios. Os planos incluem aulas de dança, funcional, abdominal e pilates ou planos personalizados com ioga e balé fitness, entre outros, a R$ 129,90 por ano.

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  1. Nike Training Club

O Nike Training Club é um dos melhores aplicativos para praticar exercícios físicos, já que oferece mais de 160 treinos gratuitos no seu celular. São exercícios de força e resistência, mobilidade e até yoga.

Os treinos são separados por níveis, indo do iniciante ao avançado, com duração de 15 e 45 minutos. Escolha principalmente os que usam apenas o peso do corpo para fazer em casa. Há ainda uma área de conteúdos criados por grandes estrelas do esporte, como Michael Jordan e Serena Williams. Vale para sistemas Android e iOS.

É organizado e bem simples de usar. Após fazer o login, você responde a duas perguntas para que ele possa entender o seu perfil: se é homem ou mulher e quantas vezes por semana está acostumado a treinar.

O aplicativo mostra, primeiro, exercícios que acredita serem mais indicados pra você e, embaixo, outros treinos disponíveis. Também é possível procurar uma atividade de acordo com seu objetivo – trabalhar só pernas, abdômen, braços, fazer alongamento, com ou sem uso de equipamentos.

  1. Seven

Disponível no Google Play e na Apple Store, o Seven é um aplicativo perfeito para quem tem pouco tempo – ou não quer gastar muito tempo com treinos. Com apenas 7 minutos por dia, você pode praticar exercícios fáceis que podem ser realizados em qualquer lugar.

São atividades que devem ser realizadas durante 30 segundos com 10 de intervalo. A ideia é mais condicionamento, resistência e equilíbrio. Apesar de ser pouco tempo, não pense que vai ser moleza! Para fazer os exercícios corretamente, o programa oferece orientações em vídeo, áudio, imagem e texto.

Dessa forma, esse aplicativo para praticar exercícios físicos permite que você treine a qualquer hora e em qualquer lugar, com layout prático e intuitivo, além de ilustrações.

  1. Freeletics

O Freeletics oferece mais de mil variações de treino com o peso do próprio corpo, focados em alta intensidade. Ou seja, esse aplicativo para praticar exercícios físicos é para quem realmente gosta de se exercitar.

Depois de fornecer dados como peso e altura, você vai encontrar opções de treinos para objetivos diferentes. Algumas séries (de 30 a 60 minutos) podem ser feitas em casa ou no parque; outras exigem barra e apetrechos para complementar.

Qualquer uma dessas opções custa R$ 199,90 ao ano ou R$ 39,90 por um mês (tem uma semana grátis de teste, bastante indicada). Os vídeos são explicativos e repetem o movimento várias vezes. Quem optar pelo plano pago pode criar treinos personalizados de exercícios e consultar um guia de nutrição.

  1. Ioga Diária (Daily Yoga)

O Daily Yoga é o aplicativo de prática de ioga mais popular para celulares. Ele possui uma versão grátis e outra paga e está disponível em inglês para Android e iPhone.

O Daily Yoga oferece séries de exercícios guiadas por voz e com músicas relaxantes. A versão gratuita do app traz sessões de atividades simples para iniciantes.

Quem desejar ter acesso a treinos intermediários ou avançados precisará escolher um dos planos pagos oferecidos pelo aplicativo, a partir de R$ 20 ao mês.

  1. Home Workout

Apesar de trazer como ícone o desenho de um homem, o aplicativo Home Workout é unissex e tem opções para todos os condicionamentos. De fácil navegação, disponibiliza diferentes metas e divide os treinos por partes do corpo.

Durante a atividade, o sistema gera um relatório com as calorias perdidas e o tempo realizado. Se você não é uma pessoa muito ativa, pode escolher o treino sugerido para iniciantes e começar pelo abdome, por exemplo. São 15 minutos de atividades no total, com 12 tipos de exercício, o que deixa a prática mais dinâmica.

O aplicativo Home Workout poucos pacotes gratuitos. O anual, que dá acesso ao programa completo, sai por R$ 152,90.

  1. 8fit

Após baixar e instalar o aplicativo 8fit, você escolhe seu objetivo, entre emagrecer, ficar em forma ou ganhar massa muscular. Depois, é preciso informar dados mais completos como idade, peso, altura e estimativa de gordura corporal. A ideia é que o sistema monte um treino específico para cada corpo.

As aulas contam com vídeos com instrutores reproduzindo os exercícios, permitindo que o usuário assista e repita os movimentos. Embora tenha atividades na modalidade gratuita, há uma versão paga, que libera treinos mais completos e um plano alimentar personalizado.

O 8fit é um dos aplicativos para praticar exercícios físicos que está disponível tanto para Android quanto para IOS.

  1. Yoga Down Dog

O Yoga Down Dog é um aplicativo para quem quer usufruir dos benefícios da ioga, tão válidos para administrar melhor a incerteza nestes dias. Um celular e um tapete são suficientes.

O app é democrático: pode ser usado tanto por iniciantes, quanto para os mais experientes. São centenas de combinações de posições, o que não deixa a prática tediosa.

O aplicativo ainda permite que você escolha vozes do instrutor e selecione uma trilha sonora para a aula, bem como a duração de cada atividade. Tem versão paga para quem quiser explorar ainda mais. Disponível para Android e iOS.

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  1. Desafio 30 Dias Fitness

O app Desafio 30 Dias Fitness traz exercícios em casa, ideais para qualquer um e a qualquer hora. Projetado por instrutores físicos profissionais, o app ajuda a melhorar a sua saúde e a boa forma.

São treinos focados em partes diferentes do corpo, indo do iniciante ao profissional. O Desafio 30 dias Fitness está disponível na Google Play e na Apple Store.

Cuidados ao usar aplicativos para praticar exercícios físicos

Nesses tempos de distanciamento social, aproveite para experimentar diferentes modalidades para descobrir novos prazeres e entender o que gosta.

Entretanto, se a prática parece ser meio perigosa, não faça. Não é hora de exagerar e se arriscar. Ninguém quer ir para o hospital por uma lesão.

Lembre-se, sempre, de não ultrapassar seus limites. Se conecte com seu corpo. Caso você sinta algum desconforto, dor ou “fisgada”, pare na hora. Se sentiu falta de ar ou começou a tossir, não continue.

Além disso, não tem problema não conseguir seguir no ritmo da aula. Se for o caso, pare, respire. Não exija tanto do seu corpo. Os professores que estão facilitando as práticas não conhecem o perfil de todo mundo que está praticando, por isso, eles contam com o bom senso de cada usuário.

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