O ritmo atual torna impossível acompanhar com precisão tudo o que acontece em termos de evolução tecnológica. Algumas inovações, porém, são tão úteis que merecem não passar despercebidas. Nesse sentido, ativar o Google Assistente em seu celular pode ser uma excelente maneira de otimizar o seu tempo, centralizar tarefas e desfrutar de uma das inteligências artificiais mais desenvolvidas da atualidade para o público em geral.

A onda das assistentes virtuais já está praticamente consolidada como uma funcionalidade nativa dos principais sistemas operacionais presentes no cotidiano. Exemplo disso são a Siri (da Apple), a Cortana (da Microsoft) e a Alexa (da Amazon), e o primeiro contato com elas é realmente surpreendente, sobretudo para quem começa a realizar solicitações um pouco mais complexas.

Entre as funções básicas, é possível, através de comandos de voz, que você realize uma chamada telefônica, agende seu despertador ou saiba como está o tempo na rua antes mesmo de sair da cama. Entre as funções um pouco mais especializadas, o sistema pode tocar músicas da sua playlist, inclusive no seu streaming de música favorito, e buscar direções em mapas.

À parte do seu lado funcional, o Google Assistente também tem o seu lado companheiro. Nesse sentido, você pode simplesmente “conversar” com ele e gastar um tempo tentando encontrar respostas inesperadas. Você pode pedir para que ele te conte uma piada, te diga qual o salário do Neymar ou, brincadeiras inclusas, perguntar se ele te acha bonita! E a resposta você não perde por esperar!

Então, para que você desfrute de toda esse companheirismo que o assistente virtual do seu smartphone pode promover, aprenda a ativar o Google Assistente e descubra algumas das suas principais funcionalidades (e besteiras)!

Leia mais: Como funciona o Telegram? Entenda o app de mensagens!

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Passo a passo para ativar o Google Assistente

Para ativar o Google Assistente, o procedimento é bastante simples, podendo ser realizado na maioria dos celulares com botão Home, aquele central que leva o usuário para a tela central do seu display, desde que o Android seja 5.0 ou superior. Quando o botão não está presente como módulo físico, o funcionamento é o mesmo, porém ele deve ser realizado com o aparelho desbloqueado.

  1. No smartphone ou tablet com sistema operacional Android, toque e mantenha o botão Home pressionado ou diga OK Google.
  2. Toque, canto inferior direito, em Explorar.
  3. No canto superior direito, toque na sua
    foto do perfil ou inicial  > Configurações  > Assistente.
  4. Em “Dispositivos com o Assistente”, selecione seu smartphone ou tablet.
  5. Ative ou desative o Google Assistente.

Configurando o Assistente para abrir por comando de voz

Depois de ativar o Google Assistente, abrir o aplicativo pode ser feito inclusive com seu smartphone desbloqueado. Para configurar a sua voz, siga o seguinte passo a passo:

  1. No smartphone ou tablet Android, toque e mantenha o botão Home pressionado ou diga OK Google.
  2. Toque, no canto inferior direito, em Explorar.
  3. No canto superior direito, toque na sua
    foto do perfil ou inicial > Configurações > Assistente.
  4. Em Dispositivos com o Assistente, selecione seu smartphone ou tablet.
  5. Ative o Google Assistente.
  6. Ative o Ok Google.

Desativando o Ok Google (Passo 6), ainda é possível usar o recurso a partir do pressionamento do botão Home.

Configurando sua voz para ser melhor reconhecida pelo Assistente

Esse passo otimiza a sua comunicação com o Google Assistente. Apesar de ele ser excelente no reconhecimento de fala natural, pode ser que as nuances da sua dicção possam ser diferentes daquilo com que a inteligência artificial está acostumada. Por isso, configurar a sua voz pode ser um excelente caminho para que você elimine as lacunas de entendimento que possam restar.

Para alimentá-la com sua forma de falar e estimulá-la no reconhecimento de sons, faça o seguinte:

  1. No smartphone ou tablet com Android 5.0 ou versões mais recentes, toque e mantenha pressionado o botão Home ou diga “Ok Google”.
  2. Toque, no canto inferior direito, em Explorar.
  3. No canto superior direito, toque na sua
    foto do perfil ou inicial > Configurações  > Assistente.
  4. Em “Dispositivos com o Assistente”, selecione seu smartphone ou tablet.
  5. Verifique se o Google Assistente está ativado.
  6. Toque em Modelo de voz > Redefinir modelo de voz.
  7. Siga os passos para gravar sua voz.

Desbloqueando o celular com o OK Google

Por padrão, o OK Google funciona no smartphone desbloqueado. Porém, pode ser que você queira eliminar essa barreira, fazendo com que o Assistente funcione mesmo quando o aparelho estiver com bloqueio de tela. Se esse for o caso, faça o seguinte:

  1. No smartphone ou tablet com Android 5.0 ou versões mais recentes, toque e mantenha o botão Home pressionado ou diga Ok Google.
  2. Toque, no canto inferior direito, em Explorar.
  3. No canto superior direito, toque na sua
    Foto de perfil ou inicial> Configurações > Assistente.
  4. Em Dispositivos com o Assistente, selecione seu smartphone ou tablet.
  5. Verifique se o Google Assistente e o Ok Google estão ativados.
  6. Ative Desbloquear com o Voice Match.

Leia também: Pré-pago e pós-pago: vantagens e desvantagens de cada um

Usando o Google Assistente

Depois de ativar o Google Assistente, configurá-lo e otimizar o reconhecimento da sua voz, é hora de usar a ferramenta, sim? Então, o passo inicial é aquele que você determinou, com a tela bloqueada ou não:

  • Manter pressionado o botão Home por alguns segundos; ou
  • Dizer em voz alta OK Google.

O layout do aplicativo é bastante intuitivo, e há um botão central com ícone de microfone.

google assistente layout

Acaso o sistema não funcione de imediato, basta apertá-lo uma vez para que barras coloridas verticais apareçam em movimento, conforme imagem abaixo. Esse é o sinal de que o app está captando o som ambiente, e aquilo que for dito no momento será interpretado como o questionamento sendo buscado.

google assistente captando som ambiente

Passado esse contato inicial, é hora de você descobrir tudo o que a inteligência artificial do Google pode fazer por você!

Perguntando para o Google Assistente

Basicamente, você pode fazer toda e qualquer pergunta para o Google Assistente. Ou para a Google Assistente, diga-se de passagem, pois, segundo a própria inteligência, seu gênero sofre com indefinições.

As respostas para suas perguntas são fornecidas em texto acompanhado de áudio, sempre muito receptivas e instigantes. Além disso, são sempre bem-humoradas e cheias de ânimo para te fazer rir.

funcionamento do google assistente

Mas, os comandos que podem ser utilizados são a função realmente atraente, porque é através deles que as facilidades a que se propõe são alcançadas.

Comandos úteis

Para que seus comandos sejam bem-atendidos, tente sempre ser objetivo e descrever com clareza o que está pedindo. Por exemplo, se quiser ouvir uma música no TIM Music by Deezer, diga algo como Toque a música tal do Fulano no Deezer. Se quiser agendar um despertador, diga Me acorde às 7h.

Vale notar que o sistema é aprimorado com o seu próprio uso, sendo que respostas melhor aceitas mapeiam (e permitem prever) outras que seriam mais adequadas para você, segundo o algoritmo. Por isso, há algumas respostas que são predefinidas, mas grande parte do que você tem no seu Assistente pode não ser o que é apresentado no de seus amigos ou familiares.

Entre aquilo que você pode solicitar à assistente virtual, destacamos o seguinte:

  • Despertador: Me acorde tal hora;
  • Música: Toque a música tal, do Ciclano;
  • Lembrete: Me lembre segunda-feira que eu tenho esse compromisso às 10h;
  • Mensagem: Mande uma mensagem de WhatsApp para o Beltrano dizendo “Tô aqui embaixo” ;
  • Ligações: Ligue para o Fulano (o nome deve ser dito tal como está anotado na sua agenda);
  • Lista de compras: Coloque paçoquinha na minha lista de compras;
  • Resultados esportivos: Qual o resultado do jogo do (meu time);
  • Tradução: Como se diz “frango frito” em chinês?;
  • Conversão: Quanto vale 10 reais em dólar(es)?;
  • Dicionário: Qual a definição de paralelepípedo?;
  • Aplicações: Abra o (nome do aplicativo).

Esse rol não é exaustivo, sobretudo porque a inteligência artificial do Google Assistente está sempre aprendendo novos truques. Assim, você pode tentar atribuir a ela uma nova tarefa sempre que quiser, porque há grandes chances de ela ser realizada.

Leia também: Plano TIM Black família: confira as vantagens desse pacote

Curiosidades do Google Assistente

Por fim, vale notar que já há uma série de perguntas mapeadas as quais levam a respostas realmente inusitadas. Nós vamos dar alguns exemplo, entretanto tenha ciência de que depois de começar você vai passar um bom tempo tentando descobrir algumas novas. E não são poucas!

  1. Qual é o salário do Neymar?
  2. Você é menino ou menina?
  3. Onde você nasceu?
  4. Quem é sua mãe?
  5. Você gosta da Siri (a assistente virtual da Apple)?
  6. Você me ama?
  7. Casa comigo?
  8. Do que você tem medo?
  9. Me conta uma piada!
  10. Quem matou Odete Roitman?
  11. E por aí vai…

Leia mais: Conheça 9 opções de aplicativo de música para você curtir!

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui