O seu celular sempre descarrega rápido e deixa você na mão? Você pode estar carregando a bateria do celular de forma errada. 

Ao contrário do que muita gente pensa, existe sim uma forma correta de carregar o celular de forma eficiente, aproveitando ao máximo a carga.

Apesar de cada bateria ter sua vida útil e ir diminuindo o desempenho ao longo do uso, existem algumas formas que aceleram esse processo e outras que ajudam a retardá-lo. 

CLIQUE AQUI E APROVEITE NOSSAS OFERTAS PARA PLANOS DE INTERNET 

Por isso, preparamos um guia completo sobre como carregar a bateria do celular de forma eficiente e quais erros você deverá evitar. 

Venha com a gente e pegue essas dicas imperdíveis! Mas antes disso clique aqui e descubra como ganhar até 3,5 GB de bônus todo mês. 

Erros na hora de carregar a bateria do celular

Ao carregar a bateria do celular, você pode estar adotando algumas atitudes que prejudicam o desempenho dela, diminuindo a vida útil.

Saiba quais são os erros que você pode estar cometendo na hora de carregar o seu aparelho:

Carregar a noite toda

Se passamos quase o dia inteiro utilizando o celular, o melhor horário para carregá-lo, com certeza, é na hora que não vamos utilizar, certo?

Teoricamente sim, contudo precisamos estar alerta quanto a um alguns detalhes. Algumas pessoas têm o costume de deixar o celular carregando durante toda a noite enquanto dorme. Isso não é bacana para a vida útil.

Mas por quê? É simples. Ao deixar o celular carregando durante muito tempo, ultrapassando o total da carga, você deixa o celular em constante estado de alerta causado pelo excesso de carga. 

Assim, não é ideal que você carregue o celular durante toda a noite. Em vez de fazer isso, que tal colocar o celular para carregar um tempo antes de dormir?

Dessa forma, você não precisa acordar para interromper o carregamento. E além disso garante um sono tranquilo toda a noite.

Pela manhã, antes de sair, se for necessário coloque-o novamente para carregar.

Deixar a bateria acabar completamente

Outra forma de prejudicar a saúde da bateria é carregar o celular apenas quando estiver descarregado totalmente. 

Sabemos que muitas vezes é inevitável, pois dependendo das circunstâncias não é possível realizar o carregamento. 

Contudo, quando isso se torna rotina, causa um problema no desempenho do processador do celular. Afinal, ele terá de reiniciar sempre que descarregar. 

Por isso, evite deixar que o celular descarregue completamente. 

Carregar com capinha

Quase ninguém repara, mas a maioria das pessoas utilizam as capinhas. Esse acessório está sempre presente e obviamente acabamos utilizando enquanto carregamos o celular.

Mas você sabia que isso é prejudicial para sua bateria? Entenda: carregar o celular com capinha pode ajudar a aumentar o aquecimento da bateria, que já aquece normalmente quando está sendo carregada. 

Carregar o celular em cima da cama

Se você é daqueles que não largam o celular para nada e acabam levando-o para a cama sempre (até mesmo carregando-o na cama), cuidado, isso pode estar comprometendo a performance da bateria.

Um dos erros na hora de carregar a bateria do celular é colocá-lo sobre a cama. Superfícies como cama, travesseiro, sofá e almofadas podem aumentar o aquecimento da bateria. 

Só parar quando estiver 100%

Algumas pessoas só retiram o celular do carregador quanto alcança os 100% da bateria. A exposição da bateria à alta-voltagem pode prejudicar o desempenho dela. 

O ideal é manter a bateria nos 50% a 60% em cada carga.

Não usar carregador original

Esse é um erro fatal para a vida da bateria. Os carregadores originais devem ser mantidos, evite usar carregadores falsificados, pois isso prejudica muito a bateria.

Os carregadores originais são feitos para carregar aparelhos específicos, de forma adequada, seguindo as regulamentações, normas e testes da fabricante.

Assim, ao cometer esses erros, você prejudica a saúde da bateria do seu celular e pode prejudicar o processamento do seu aparelho, fazendo com que suas funções fiquem cada vez mais lentas e limitadas. 

Por isso, é importante evitar esses erros na hora de carregar o seu celular.

Como carregar a bateria do celular de forma eficiente

Então, agora que você já sabe como evitar erros na hora de carregar a bateria, você aprenderá algumas dicas para carregar o seu celular de forma eficiente. 

Confira:

Observe o aspecto da bateria

Uma das maneiras de saber se a bateria está saudável é verificar o aspecto físico dela. Retire a bateria e confira se há aspectos de mancha, riscos, bolhas, corrosão ou o inchaço. 

Se o seu celular é daqueles que não permitem que a bateria seja retirada, acompanhe o desempenho dela por meio das configurações. Acompanhe também a temperatura dela. 

Verifique o ciclo de bateria do celular

Alguns aparelhos oferecem um relatório dos ciclos de bateria que o seu celular já teve. Você pode conferir todos os detalhes do nível de bateria e muito mais. 

Atente-se ao tempo de duração

Fique ligado ao tempo de duração da bateria, se o celular estiver descarregando mais rápido do que o normal, é sinal de que a vida útil da bateria está bastante reduzida e o desempenho quase nulo.

Essas são as formas de otimizar o uso da bateria, evitando que você seja pego de surpresa e fique na mão com o celular descarregado.

Qual o melhor lugar para carregar a bateria do celular?

Mas onde devo carregar meu celular? No computador com USB ou direto na tomada? O carregador portátil contribui para a redução do desempenho da bateria? 

Carregar o celular na tomada reduz o tempo de carga, é mais rápido. A corrente elétrica dessa fonte é voltada para esse tipo de uso. 

Já carregar o celular com o USB no computador não funciona da mesma forma, a corrente elétrica que oferece o carregamento é bem menor, levando mais tempo para carregar o celular, fazendo com que ele fique em estado de alerta por mais tempo que o necessário.

Os carregadores portáteis funcionam de forma similar à entrada USB do computador. Então, ele carregará de forma mais lenta, fazendo com que o celular fique exposto por mais tempo.

Dessa maneira, a melhor forma de carregar o celular, sem dúvidas, é na própria tomada e com o cabo original. 

As outras formas são emergenciais e não devem se tornar uma rotina.

Assim, você carrega o seu aparelho no local correto, evitando sobrecarga de corrente elétrica e que exija muito do seu celular. 

Descarte de bateria do celular

A bateria do seu celular não tem mais jeito? É hora de trocá-la. Mas você sabe como descartar de forma correta o acessório? 

Não é em qualquer lixo que você pode depositar a bateria, já que ela é feita de lítio, que pode vazar e causar danos à saúde. Além disso, as baterias podem conter elementos como cádmio, mercúrio e chumbo que são substâncias de altíssimo risco.

Então, para descartar de forma correta a bateria do celular, você deve seguir algumas orientações. Confira:

  • Levar a bateria para locais que recebem esse tipo específico de material.
  • Lojas de venda de celular e acessórios fazem esse descarte.
  • Autorizadas e assistências técnicas também recebem esse material.
  • O fabricante da bateria também deve receber a bateria usada.
  • Em algumas cidades, existem lixos voltados para equipamentos eletrônicos, como celulares, baterias, relógios e pilhas. 

Então, o descarte deve ser feito de forma correta para não prejudicar outras pessoas.

Agora que você já sabe como otimizar a carga do seu celular, fica mais fácil aproveitar o desempenho e processamento do aparelho sem prejudicar a bateria. 

Mas se já está na hora de trocar de celular e você quer adquirir um plano para aproveitar o que há de melhor na tecnologia, é na TIM que você encontra. 

Acesso nosso site e conheça nossos combos e ofertas para você aproveitar o que há de melhor na telefonia móvel. 

Está esperando o quê? Conheça a TIM.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui