Manter canais de atendimento é uma prática essencial para toda e qualquer empresa que pense em angariar clientes e mantê-los satisfeitos. Isso, pois eles são indispensáveis a todas as etapas de comunicação da relação de consumo, desde o pré-venda ao pós-venda ou à finalização dessa relação.

Por isso, a TIM disponibiliza diversos meios para que seus consumidores tenham diálogo fácil e rápido com a empresa, quaisquer que sejam os serviços prestados, desde telefonia móvel a internet Live.

Seja pelo aplicativo Meu TIM, seja pelas redes sociais, caso você queira falar comum atendente ou obter respostas a perguntas frequentes, será uma tarefa simples e, salvo melhor juízo, ótima. Esse fato pode ser visto nos resultados da pesquisa da Anatel, que leva em consideração, também, esse tipo de necessidade do cliente.

Para os clientes de banda larga nos grandes centros, por exemplo, a TIM foi a empresa melhor avaliada entre as gigantes do mercado.

Por isso, se você quer conhecer os canais de atendimento da TIM ou encontrar a forma mais adequada de se comunicar com a operadora, encontre o mais adequado para você!

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A importância dos canais de atendimento

Pode ser que exista uma conceitualização errada sobre a forma de se relacionar com o cliente quando avaliamos a visão geral de uma empresa. Apesar de as pretensões tradicionalmente estarem relacionadas com a venda, há muito em jogo quando canais de atendimento facilitados estão presentes em todas as etapas da relação de consumo.

Em época de alta visibilidade e exposição por meio das redes sociais e das páginas da internet, uma empresa se consolida num determinado nicho de mercado também pela marca que cultiva.

Nesse sentido, a TIM preza por que você, cliente, tenha acesso direto a operadores e atendentes de forma a resolver tudo o que for necessário da melhor maneira possível.

Os meios presenciais devem ser os últimos a serem levados em consideração, pois neles impera uma mobilidade que muitas vezes o cliente não tem, ou não deseja, simplesmente.

Essa filosofia, de permitir que os consumidores façam o que necessitam com as facilidades oriundas da tecnologia, é uma premissa da TIM, que pretende proporcionar a você as respostas às suas demandas à distância de um clique. Trata-se do customer success, no qual quem tem sucesso é o cliente.

Por isso, os canais de atendimento da TIM não estão aí pra resolver problemas que você possa ter, mas, potencialmente, antecipá-los. Isso, pois permitem que você inclusive tire suas dúvidas antes mesmo de realizar mudanças.

Canais de atendimento da TIM

Dita toda a filosofia com que opera a TIM, conheça, então, os canais de atendimento da empresa.

Meu TIM

O aplicativo Meu TIM é o canal de autoatendimento da operadora via aplicativo de celular. Trata-se do canal mais utilizado por consumidores, pois permite encontrar informações e fazer solicitações a todo e qualquer momento.

A bem da verdade, o mesmo canal pode ser acessado via web, no navegador, porém a facilidade parece ser diminuída pelo menos relativamente.

O canal de atendimento Meu TIM proporciona informações sobre os planos e pacotes contratados, sobre o consumo da franquia de internet, além de permitir a 2ª via de faturas. Ademais, possui respostas a perguntas frequentes e entradas para contato com operadores da empresa.

Clientes da modalidade pré-paga podem, inclusive, fazer recargas de cartão, verificar o saldo disponível e contratar novos pacotes, caso seja necessário.

Além disso, para todos os clientes aparecem os planos atual e possíveis de serem contratados, permitindo que o cliente faça migração pelo próprio canal. Ou seja, caso você tenha a intenção de dar um upgrade no seu celular, basta acessar o Meu TIM para fazê-lo.

Vale ressaltar, porém, que algumas operações não são possíveis de serem feitas por aqui, em especial as que demandem assinaturas ou verificação de documentação. Esse é o caso, portanto, se você estiver pensando em mudar a titularidade de uma linha, por exemplo.

Chat Online e E-mail

Acaso você não consiga resolver tudo o que necessita pelo canal de atendimento automático (o Meu TIM e suas entradas), pode usar o Chat ou o E-mail da TIM.

O Chat online tem a vantagem de colocar o cliente em contato com um atendente real, ou seja, nada de bots. Tão em alta, diga-se de passagem! Assim, as respostas são dadas por operadores com base na expertise de cada necessidade sua.

Apesar de poder ser acessado pelo Meu TIM, o Chat está disponível na plataforma online, então basta acessá-la para que a bandeja de relacionamento via chat fique flutuante no site. Clicando nela, o contato é iniciado.

A segunda forma é via E-mail TIM, porém esse canal de atendimento não é instantâneo. Ou seja, é necessário preencher um formulário com seus dados, descrever a situação para a qual você precisa de ajuda e, depois, esperar a resposta via e-mail.

Tradicionalmente, a empresa se preocupa em fornecer respostas rápidas e bem descritas. Porém, pode ser que, a depender da complexidade da situação, seja necessário um tempo um pouquinho maior até a solução chegar.

O canal de atendimento via E-mail TIM também está disponibilizado no site, e pode ser uma alternativa a quem não tem tempo para a comunicação via chat.

Perguntas Frequentes (FAQ)

Se você tem uma pergunta simples e acha que ela pode ser de fácil acesso, é bem possível que ela esteja entre as perguntas frequentes de outros consumidores. Para esses casos, o melhor dos canais de atendimento para você são as Perguntas Frequentes.

Elas estão disponibilizadas no site da TIM e abrangem uma diversidade de assuntos. Clicando nas entradas das perguntas você vê as respostas automaticamente, sem precisar esperar.

Leia mais: Melhores apps para você: só a TIM tem!

Central de Atendimento TIM

Se você é old school e acha que uma pessoa do outro lado da linha é a melhor alternativa, o seu canal de atendimento é a Central de atendimento TIM. Tradicional, ela possui uma pré-seleção de assuntos filtrados por digitação no teclado, a fim de otimizar a seleção do seu atendente.

Disponível 24 horas por dia, atende a praticamente qualquer demanda que você tenha, desde a compra de serviços até o cancelamento de contratos.

  • #144 – se você estiver ligando a partir do celular;
  • 1056 – se você estiver ligando a partir de um telefone fixo;
  • 0800 741 2820 – se você for surdo;
  • 2580 – se quiser se comunicar via SMS.

Redes Sociais

Se você é familiarizado com as redes sociais e prefere conversar com a TIM por lá, transformando-as no seu canal de atendimento, tudo bem!

Tanto no Facebook quanto no Twitter a TIM marca presença com a entrada @tim_ajuda.

Contudo, é preciso fazer uma ressalva: esse meio pode não ser instantâneo, pois o atendimento aqui não é 24 horas. Então, não fique frustrado se a sua resposta chegar em horário comercial.

Atendimento TIM Live

Se você é cliente TIM Live, a banda larga da TIM, então tem um canal de atendimento específico: 103 41. Nele, é possível conversar com um atendente sobre todos os assuntos relacionados à internet fixa.

Além disso, há, também, o aplicativo Minha TIM Live, que é basicamente o mesmo que o Meu TIM – de telefonia móvel -, mas dedicado à internet.

Lojas Físicas

Como dissemos, algumas solicitações só podem ser feitas em lojas físicas, como a troca da titularidade de uma linha telefônica, por exemplo. Além disso, elas são o último recurso para a falta de soluções, mas dificilmente uma situação relacionada à telefonia móvel não será resolvida aqui.

Se você necessitar, basta encontrar a loja TIM mais próxima de você!

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