Quanto mais recursos temos para efetuar pagamentos e facilitar nosso dia a dia, melhor. Uma opção recente, resultado do fenômeno dos bancos digitais, o cartão virtual é mais uma forma de pagamento prático e seguro.

Diferente do cartão físico tradicional, a opção virtual tem validade menor e é uma opção para quem precisa fazer uma compra rápida, com pagamento a curto prazo. Dessa forma, clientes têm procurado cada vez mais a alternativa.

Sendo assim, separamos um material especial para você entender como funciona esse novo recurso, quais suas vantagens e como usufruir dele da melhor forma possível. Além disso, você vai conseguir diferenciá-lo do cartão físico e em quais situações pode utilizá-lo.

Ficou interessado? Continue com a gente e fique por dentro dos detalhes!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia também: C6 Bank Tim: entenda a parceria das empresas e suas vantagens!

Como funciona o cartão de crédito virtual?

Basicamente, o que define esse recurso é a forma como ele é utilizado. O cartão virtual serve para um número limitado de transações, que só podem ser feitas online. Na prática, o cartão virtual tem um número pré-estabelecido de pagamentos e só opera para e-commerce, por exemplo.

Isso significa que você não consegue ir ao mercado e pagar a conta com o número dessa ferramenta. A função dele, nesse sentido, é operar apenas de forma online.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Consequentemente, ele não possui forma física e tem caráter temporário. O cliente solicita um e ele fica disponível virtualmente. Após isso, você o utiliza por um período e, passado determinado tempo, ele vence. Aliás, o “tempo de vida” desse recurso é bem menor, se comparado com o cartão tradicional.

Como pedir um cartão virtual?

Antes de qualquer coisa, saiba se o seu banco oferece a ferramenta. Agências como o Nubank, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal possuem o recurso. Porém, existem outras opções, como o Santander e o sistema Paypal.

Para pedir o cartão, você precisa ter um físico já cadastrado no seu nome, pois a fatura do digital estará vinculada a ele. Dependendo do banco, o processo pode mudar, mas, no geral, você deve acessar o App da agência e solicitar o cartão de crédito virtual.

Por que o cartão virtual é mais seguro?

Como o cartão virtual tem validade menor, as chances de clonarem a ferramenta diminuem consideravelmente. Você pede o cartão, faz suas compras online e logo ele fica indisponível. Assim, quem tentar utilizar ilicitamente a ferramenta, não terá tempo de descobrir a numeração.

Outras vantagens e características

Como comentamos anteriormente, a ideia do cartão virtual é ser um recurso temporário. Sua duração e limite variam conforme banco e conta. No Itaú, por exemplo, o recurso pode ser utilizado apenas por dois dias e é recomendado para uma única compra. Por outro lado, no Banco do Brasil, o cliente escolhe o limite e até mesmo por quanto tempo ele ficará ativo.

Por isso, ao contratar o recurso, verifique as especificações e se elas batem com o que você precisa. Porém, infelizmente nem todos os bancos oferecem essa alternativa.

Como algumas opções só estão disponíveis por algum tempo, tome cuidado ao fazer compras parceladas ou ao adquirir serviços de assinatura. No caso da conta do Itaú, por exemplo, você não conseguirá renovar os pagamentos. Por isso, muita atenção!

Diferenças para o cartão físico

Os dois têm propósitos diferentes. O físico possui validade maior, numeração fixa e pode estender seu limite conforme o tempo passa. No caso do digital, o “tempo de vida” é menor e possui limite pré-estabelecido, dependendo do banco. Outra diferença é a finalidade: o digital é voltado para compras online.

Eles diferem, também, em como solicitar o recurso. O digital tem origem nos aplicativos e sites. Ou seja, você pede sem sair de casa, acessando apenas uma plataforma digital.

Essa facilidade faz com que ele seja popular com clientes mais jovens, além de ter anuidade gratuita. Além do mais, você realiza o pedido de forma remota e realiza todas as ações pelo aplicativo. É prático e simples de usar.

O físico por outro lado, exige uma ida ao banco, de forma presencial. Dependendo da situação, vai precisar se deslocar à agência para resolver pendências. Apesar disso, boa parte dos problemas podem ser resolvidos pelo App também. Além disso, o físico exige pagamento de anuidade.

Algumas opções de cartão digital

Pensando em te ajudar a achar a melhor opção do recurso, separamos quatro bancos que oferecem o cartão virtual: Banco do Brasil, Santander, Nubank e Itaú. Confira abaixo as opções:

Banco do Brasil

O cartão digital do Banco do Brasil é gerado por meio do aplicativo. Você entra na plataforma, faz o pedido e escolhe em qual cartão físico irá vincular o digital.

Entre as vantagens dessa opção, você poderá definir o limite do cartão, o tempo de atividade do mesmo e o número de transações feitas pelo recurso, além do valor máximo de cada uma. O cliente também pode usar a ferramenta para compras no exterior.

Santander

Disponível nas funções crédito e débito, o cartão digital do Santander tem as mesmas funções do cartão físico a que está atrelado. Dessa forma, eles dividem a mesma bandeira e limite, além da data de vencimento da fatura.

Como possui ligação ao cartão tradicional, o virtual do Santander pode ser utilizado em compras recorrentes e parceladas, como assinatura de serviços.

Nubank

Diferente de outras instituições tradicionais, o Nubank oferece o produto com número fixo, mas diferente do cartão físico. Dessa forma, o cliente que solicitar a opção virtual, terá um segundo cartão de crédito disponível no aplicativo. Porém, esse novo cartão ainda estará vinculado ao físico.

Itaú

Opção mais simples entre os bancos, no Itaú o cartão virtual fica disponível por dois dias e só serve para uma única compra. O limite e a fatura são iguais ao do cartão físico, mas ele pode ser utilizado em sites gringos, além dos brasileiros.

Conheça a parceria TIM e C6 Bank

Outro banco com cartão digital, o C6 Bank inaugurou uma parceria com a TIM, com diversas vantagens para quem é cliente das duas organizações. O intuito da união é oferecer benefícios exclusivos relacionados ao uso de internet, pagamento de contas e investimentos.

Com a parceria, o C6 oferece conta e cartão grátis, Tag de pedágio sem mensalidade e transferências por aplicativos de mensagem ou SMS.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Os benefícios variam conforme o pacote do cliente TIM, fique de olho nas vantagens oferecidas em cada um:

  • Bônus de internet

No Plano TIM Pré, o cliente tem 3GB de internet. No caso da modalidade Controle são 4GB, com bônus de internet ao abrir uma conta ou pagar a fatura no banco C6.

Para clientes da modalidade Black, existem outras opções. No modo TIM Black, o cliente tem 5GB de internet por mês. Já o Black Família, são 10GB por mês. Ambos possuem bônus de internet ao abrir contas e pagar faturas no C6 Bank.

  • Smartphone parcelado

Se você precisa de um novo smartphone, pode parcelar o aparelho em até 18 vezes na loja TIM. O melhor é que não importa qual pacote você assina, poderá fazer o parcelamento sempre em 18 vezes, sem juros.

  • Investimentos

Usuários TIM têm taxas exclusivas para investir em CDBs e fundos de investimento diretamente no aplicativo do C6 Bank. Essa vantagem está disponível para todos os planos, exceto o TIM Pré.

  • Benefícios internacionais de Roaming e ligações

Para as modalidades TIM Black e Black Família, você navega pela internet sem custos adicionais, em viagens pela Europa e países da América. Além disso, o cliente possui direito a 100 minutos por mês para ligações no Brasil e outros países do continente americano.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS PLANOS DA TIM FEITOS PARA VOCÊ

Agora é só pedir o seu cartão virtual!

Conseguiu entender como funciona o cartão digital? Agora é só pedir o seu e fazer suas compras online de forma segura e prática. Para outros conteúdos sobre telefonia, internet e tecnologia, acesse o blog Mais TIM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui