Quem nunca passou horas procurando o controle remoto da televisão, que atire a primeira pedra. Mas você sabia que o smartphone pode ajudá-lo nessas horas? Isso porque, por meio de alguns aplicativos, é possível transformar seu celular em um controle remoto universal para Smart TVs.

Se o seu aparelho tiver um sensor de infravermelho, as possibilidades são ainda maiores. Isso quer dizer que o seu smartphone poderá controlar basicamente qualquer coisa que aceite um controle remoto. Basta usar o aplicativo certo.

Essa pode ser uma boa opção para aquele celular velho que você não usa mais. Se você não está a fim de descartar o aparelho e não quer – ou não sabe onde – vendê-lo, uma alternativa conveniente é levá-lo para a sala de estar e “ganhar” um novo controle universal para seus dispositivos de entretenimento.

Quem tem um celular com sistema operacional Android vai ter um leque maior de opções. Mas se você é usuário de iPhone, não desanime. Também existem algumas soluções pensadas para o iOS.

A seguir, você vai descobrir como transformar seu celular em um controle remoto. Confira ainda uma lista de apps que vão ajudá-lo a fazer isso e acabe de vez com a busca incessante pelo controle da sua Smart TV e de outros aparelhos.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS PARA O SEU CELULAR! 

Controle remoto celular – com sensor infravermelho

Se seu aparelho for um Android, a gama de opções para uso do celular como controle remoto é maior. Isso porque alguns dos smartphones que usam o sistema operacional do Google são capazes de emitir um sinal infravermelho.

Dessa forma, esses aparelhos podem funcionar exatamente da mesma forma que os controles que vêm junto com a TV, sendo necessário apenas o download de um app que ative essa função.

Ou seja, se o seu celular tem um sensor infravermelho, tudo fica mais fácil. Sabe por quê? Isso significa que o dispositivo que você vai controlar não precisa ter conexão à internet (ou Bluetooth) para receber os comandos.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

No entanto, os celulares mais modernos dificilmente têm o emissor de sinal infravermelho, especialmente os top de linha. Modelos de 2015, 2016, costumavam ter essa função, casos do Samsung Galaxy S6 ou do LG G5.

Para descobrir essa informação, consulte o manual do seu aparelho.

Controle remoto celular – sem sensor infravermelho

Com o infravermelho é possível ligar e dar comandos tanto às Smart TVs quanto às que não possuem conectividade com a internet, além de outros dispositivos que operem com esse espectro de luz.

Se sua casa já é mais conectada, a gama de tarefas que os smartphones podem realizar é bem maior, mas aí passa a haver uma dependência de uma rede de Wi-Fi. Antes de mais nada, celular e dispositivos devem estar conectados à mesma rede, para que ambos possam se comunicar.

O próximo passo é baixar um aplicativo que te dê o controle. Os usos mais corriqueiros são para mexer com Smart TVs, videogames ou aparelhos como uma Apple TV, mas quem tiver uma lâmpada ou ar condicionado inteligente também poderá comandá-los.

Confira abaixo algumas opções de apps para transformar seu celular em controle remoto.

Controle remotos celular – universal

Nossa lista começa com algumas opções de aplicativos que vão transformar seu celular em um controle remoto universal, ou seja, que funciona com aparelhos de qualquer marca.

AnyMote Universal Remote + Wi-Fi para celular

O aplicativo AnyMote Universal Remote aproveita o emissor infravermelho disponível em diversos modelos, de modo que não é necessário que a televisão tenha conexão de rede. Ou seja, funciona com vários modelos mais antigos.

Além disso, oferece conexão sem fio para modelos mais modernos, sendo compatível com vários modelos da Samsung, LG, Philips e Sony.

Esse controle remoto universal está disponível para download em smartphones Android, na Play Store.

Easy Universal TV Remote para celular

Outro aplicativo de controle remoto universal é o Easy Universal TV Remote. Um dos apps mais simples da lista, mas com um nível de compatibilidade maior com uma boa quantidade de marcas que possuem modelos conectado à rede, seja via cabo ou sem fio.

Ele deixa você controlar TVs de mais de 100 marcas diferentes; facilita se elas tiverem conexão Wi-Fi. O aplicativo é bem fácil de usar e está disponível para smartphones Android, porém, somente via APK no site da desenvolvedora.

Peel TV Guide para celular

A proposta do Peel Universal Remote TV Guide é diferente. Isso porque ele não é somente um aplicativo de controle remoto universal. Mais do que isso, possui funções muito interessantes, como recomendação de programas que são parecidos com o que você está assistindo em sua televisão.

Por exemplo, baseado no que você está assistindo, ele recomenda outros programas similares, algo parecido com o que o Youtube faz. Esse recurso pode ser um atrativo, uma vez que nenhum dos outros aplicativos semelhantes a possui.

A desvantagem, porém, é que ele possui um suporte limitado, geralmente compatível com modelos conectados mais novos. O Peel TV Guide está disponível no Google Play para celulares Android.

Sure Universal Remote

O Sure Universal Remote funciona com conexões infravermelho e via Wi-Fi. Entretanto, o aplicativo pode apresentar algumas incompatibilidades com certos modelos de aparelhos eletrônicos e celulares.

Quando utilizado com uma conexão Wi-Fi, o aplicativo não pode ligar ou desligar determinados aparelhos, como uma Smart TV. Isso acontece porque, quando a Smart TV está desligada, ela não tem acesso a sua rede. Assim, celulares que não têm conexão infravermelho só poderão controlar equipamentos Smart ou com uma conexão Wi-Fi.

ZaZa Remote para celular

Além de funcionar como um controle remoto universal, o ZaZa Remote possui muitas outras funções. Ele pode ser utilizado também como controle de ar-condicionado, projetor, DVD, lâmpadas, entre outros diferentes equipamentos inteligentes.

Para utilizar esse aplicativo, basta seguir algumas regras que estão especificadas em seu site. Uma vez que seu aparelho seja compatível com ele e possua todos os pré-requisitos, ele pode ser usado sem medo. Disponível para smartphones Android no Google Play.

Controle remoto celular – específicos

Além dos controles remotos universais, existem também alguns aplicativos que funcionam para marcas específicas de TV, como a LG ou a Samsung.

LG TV Remote para celular

O LG TV Remote é compatível com qualquer televisão que tenha sido fabricada a partir do ano de 2012 e pode ser baixado na App Store.

Esse aplicativo de controle remoto para LG é fácil de usar e muito rápido para ser instalado. Ele funciona como uma versão do controle original para smartphones e, por isso, através dele é possível acessar todos os menus e configurações de sua televisão LG.

TV (Samsung) Remote Control para celular

A Samsung também conta com um aplicativo que pode ser utilizado como controle remoto. O TV (Samsung) Remote Control é muito fácil de usar, uma vez que imita o design do controle original.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Suas funções são mais básicas, resumindo-se somente a trocar os canais, aumentar e diminuir o volume ou acessar alguns menus mais simples. No entanto, ele é compatível com quase todos os aparelhos Samsung, o que é uma vantagem.

Um detalhe importante é que ele funciona não somente com as televisões conectadas à internet, mas também com praticamente qualquer outro aparelho, como os tocadores de BluRay e centrais de mídia da empresa.

Philips My Remote para celular

Os donos de televisores da marca Philips também podem baixar um aplicativo para controlá-las. O Philips My Remote substitui boa parte das funções do controle remoto original e, além disso, fornece informações sobre a programação para que o usuário possa escolher o que que irá assistir.

É possível utilizá-lo através do Wi-Fi, uma vez que ele identifica todas as Smart TVs ao redor.

Android TV – Controle remoto com celular

Atualmente, há poucos modelos de televisão que trazem o Android como sistema operacional. Isso acontece porque muitas empresas preferem criar seus próprios sistemas do zero para ter um controle maior sobre as funções, assim como incorporar funcionalidades exclusivas.

Mas, quem comprou um modelo com Android TV, ou usa um dispositivo que oferece suas funções para uma televisão convencional, pode usar o app oficial para a plataforma, fabricado pelo próprio Google.

Quer saber mais sobre as últimas novidades em tecnologia? Então, não deixe de conferir nosso blog. Dessa forma, você está sempre por dentro das últimas tendências do mercado tecnológico, smartphones, games, internet e muito mais. Além disso, fica bem informado e toma sempre as melhores decisões! 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui