Usuários em geral já vivenciaram situações na qual seu celular esquenta. Esse tipo de acontecimento pode ter vários fatores, porém os mais comuns são a sobrecarga de processos computacionais e as altas temperaturas do ambiente. E praticamente todos os modelos são acometidos por esses problemas quando atingidos os seus limites.

Uma consequência trágica para quem utiliza o smartphone é a lentidão, a qual impede que suas funcionalidades sejam desempenhadas com eficiência. Em casos mais graves, porém, quando o dispositivo conta com um número maior de componentes sensíveis ao calor podem ocorrer travamentos gerais, os quais impedem qualquer uso.

Esse é o caso, por exemplo, dos aparelhos da Apple. Isso pois o sistema operacional iOS trata de informar ao cliente que “a temperatura do iPhone deve diminuir antes que possa usá-lo”, na tela. Nesse caso, a melhor recomendação seria mudar o ambiente, tal como evitando exposição solar acentuada ou inclusive desligando o aparelho por alguns instantes.

O caso mais extremo seria aquele em que o dispositivo tem a bateria ou sua parte traseira deformadas, sobretudo por inchaço. Apesar de ser extremamente raro, há imagens e vídeos circulando na internet de registros de explosão, por vezes causando lesões em seus usuários. Aqui, geralmente são problemas na sua estrutura física.

Apesar desse cenário assustador, problemas mais leves são os mais comuns. Nesse sentido, o destaque fica por conta da vida útil da bateria, a qual pode ser reduzida drasticamente se os eventos de superaquecimento forem recorrentes. Além disso, o próprio consumo acaba sendo mais acentuado. Isso acontece pois há um gasto de tempo maior para a realização dos processos solicitados.

Quer ver dicas de o que fazer quando o seu celular esquenta? Então, você veio ao lugar certo, porque preparamos algumas que podem contornar seus problemas com facilidade.

Leia mais: Vendas no WhatsApp: 11 dicas para usar e impulsionar o negócio

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Por que o celular esquenta?

Fatores ambientais

Pode até parecer brincadeira, mas as razões mais comuns para o celular esquentar são fatores ambientais relacionados à temperatura. Primeiro, por que os especialistas dizem que a temperatura ideal para a bateria do smartphone sobreviver saudavelmente é algo entre 0º e 30º (35º para uns poucos). Assim, quando esse limite é sobrepassado começam os problemas.

Uso acentuado

Além disso, vale notar que os próprios celulares estão cada vez mais poderosos a cada lançamento. Seus processadores estão mais rápidos, suas telas estão maiores e seus sensores são cada vez mais tecnológicos. Tudo isso significa que eles conseguem realizar um número cada vez maior de operações, porém consequentemente eles estão sendo solicitados cada vez mais.

Nesse sentido, basta ver o número de aplicativos que abundam nas lojas Apple Store e Google Play Store. Algumas ferramentas até são leves e satisfazem necessidades diárias, mas outras são extremamente pesadas e demandam muitos processos.

Vejam-se, por exemplo, os recursos gráficos necessários para suportar jogos de alta resolução.

Aplicativos em segundo plano

Outro aspecto importante é o uso constante do smartphone ainda que em segundo plano. Como muitos aplicativos estão sempre vinculados à internet, eles acabam sendo permanentemente ativados, e os melhores exemplos são os mensageiros, praticamente automáticos, e o sistema de navegação (GPS).

Para que esses recursos funcionem adequadamente, eles ficam o tempo inteiro “trabalhando”, mesmo quando o usuário não está conectado. Já pensou em por que os aplicativos de relacionamento conseguem dizer quem cruzou com você numa determinada rua? Pois é justamente porque ele faz uso do GPS o tempo inteiro.

Todos esses recursos exigem um alto consumo de energia, e é por isso que o seu celular esquenta. Apesar de a bateria ser um periférico que conta com dispositivos de proteção nos smartphones modernos os quais impedem o superaquecimento, vale a pena descobrir algumas dicas para que, caso você precise, esteja de prontidão.

Durante o carregamento

Vele lembrar que, se o seu celular esquenta enquanto está na tomada carregando, não se preocupe, pois nesse momento sua temperatura tende a subir mesmo. Se o seu telefone, porém, anda tendo crises de febre enquanto está parado e desligado e não há muitos aplicativos em segundo plano, esse sim pode ser um mal sinal.

Principalmente porque pode se tratar de um problema da própria bateria, e nesse caso é melhor buscar por ajuda de um especialista.

Dicas para quando o celular esquenta

Se o seu celular esquenta repentinamente, vale a pena tomar algumas medidas de precaução que geralmente podem contribuir com a melhora da situação. E algumas delas são bem simples, logo não é necessário ser nenhum expert para se sair bem nos seguintes quesitos:

Feche os aplicativos pesados

Se você é do tipo que roda muitos aplicativos simultaneamente, então uma boa dica pode ser fechar aplicativos muito pesados ou que demandem muitas operações. Isso, sobretudo se você for usuário de modelos de entrada ou intermediários.

Como essas faixas contam com componentes de menor “poder ofensivo”, pode ser que a alta solicitação deles leve ao superaquecimento. E nesse mesmo rol se encaixam os modelos que não contam com o corpo metálico, pois eles tem menor capacidade de dissipar o calor acumulado.

Vale notar que os sistemas operacionais estão cada vez mais desenvolvidos, e aplicativos em segundo plano podem ser neutralizados naturalmente. Porém, aplicações que demandam de navegação constante, tal como os aplicativos de relacionamento, contribuem significativamente nessa matemática.

Desative recursos não utilizados que o celular não esquenta

Já notou quando você baixa (no Android) ou sobe (no iPhone) a barra de ferramentas do seu celular e ela está com um monte de botões ligados? Isso significa que diversos recursos estão ativados, porém pode ser que eles não sejam necessários naquele momento.

Quer exemplos? Se você estiver conectado a uma rede Wi-Fi, por que teria que deixar os dados móveis ativos? E, se você estiver em casa e não houver perspectiva de sair, por qual razão deixaria o GPS ligado? E o bluetooth, então, quando não está perto de um som ou transferindo arquivos?

Assim, desative os recursos desnecessários no momento para que o seu celular dê uma respirada.

Reduza o brilho da tela

Quando você deixa o brilho da tela no máximo, seu smartphone faz mais força para mantê-la ativa. Por isso, a recomendação quando houver uma utilização constante, tal como jogar ou assistir a vídeos longos, é que você reduza um pouco a iluminação do seu aparelho.

Uma alternativa é deixar que o próprio sistema operacional avalie o ambiente com seus sensores e realize esse ajuste automaticamente. Assim, você não precisa estar o tempo todo com o dedo no botão, pois há quem faça isso por você.

Não deixe seu celular em lugares pouco ventilados

Por ser um componente eletrônico, seu smartphone precisa de ventilação. Então, deixá-lo em bolsos muito apertados ou socado na mochila com um monte de roupas no entorno pode não ser a melhor pedida. Sobretudo porque esse abafamento acaba reduzindo a vida útil da sua bateria.

Então, sempre que possível, deixe-o em ambientes arejados, e de vez em quando deixe-o pegar um ar fora do bolso.

Não use o celular enquanto ele carrega

Naturalmente o celular esquenta enquanto o carregamos. Por isso, se você resolver rodar um jogo cheio de gráficos ou assistir a um filme enquanto ele está na tomada pode resultar em uma dupla motivação para ele esquentar. E, logicamente, o resultado só pode ser fatídico.

Então, enquanto você recarrega a bateria do smartphone, recarregue as suas baterias com outra atividade. Se você não conseguir desgrudar dele nem mesmo nesse momento, vale aqui lembrar a nomofobia, o transtorno para quem acaba ficando viciado em celular.

Celular esquenta: preserve seu aparelho!

Como você pode ver, há várias maneiras bem práticas para evitar que ocorra esse problema. E, assim, você preserve o seu aparelho de danos indesejáveis.

Leia mais: Como melhorar a internet: saiba como usar melhor seu plano de dados

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui