Já se foi o tempo em que celular não era considerado coisa de criança. Por mais que os pais tenham preocupação com a exposição e o tempo que passam em frente às telas, uma boa solução é monitorar o uso. Saiba qual a idade ideal para dar o celular para crianças e as melhores opções de aparelhos e plano de internet.

É claro que os especialistas recomendam uma certa idade para início do uso de celular para crianças. No entanto, todos sabemos que a inserção desses dispositivos tecnológicos no universo dos pequenos está cada vez mais natural. Nesse sentido, a presença dos pais é fundamental para se ter o controle dessa utilização de forma adequada e sem excessos.

Outro fator a ser observado é o plano de celular a ser contratado. Afinal, o aparelho da criança terá que fazer e receber chamadas, além de ter acesso à internet. Nesse caso, a TIM tem excelentes alternativas para todos os perfis e bolsos.

Confira!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia também: TIM Controle: faço poucas ligações, esse plano é pra mim?

Quando dar o celular para crianças

A verdade é que não existe uma idade certa para dar um celular para crianças. Isso porque tudo depende de muitos fatores.

Como a criança cuida dos seus pertences? Qual o entendimento dela sobre responsabilidade? Ela é madura o suficiente para ter acesso à internet sozinha? Essas são apenas algumas das perguntas que devemos nos fazer antes de tomar a decisão comprar ou não um celular para crianças.

O fato é que deve ser analisada a real necessidade do aparelho celular na fase que seu filho está. É importante entender que antes dos 7 anos, por exemplo, o celular é somente mais um brinquedo, e um brinquedo caro! Vale a pena mesmo gastar o valor de um celular ou é melhor comprar uma réplica somente para eles brincarem?

Sabemos que hoje em dia muitas crianças sabem utilizar as tecnologias melhor que vários adultos. Isso acontece porque elas já nasceram imersas nesse mundo, algo que muitos de nós só fomos experienciar na adolescência ou até na vida adulta. Mas isso não significa que elas estejam aptas a utilizar esses dispositivos.

Problemas com o longo tempo de exposição

Os problemas com crianças e celulares já começa quando o tempo de utilização fica muito longo e elas não querem ter outros tipos de atividades.

Outra questão é elas terem acesso a sites que podem não ser recomendados para sua idade ou podem ficar expostas à pessoas que não tenham boas intenções. Esses são os principais motivos pelos quais os pais devem estar sempre atentos e monitorando o que seus filhos fazem enquanto estão utilizando o celular.

A importância do monitoramento dos pais no celular para crianças

É fundamental manter sempre um diálogo com os filhos. Isso em qualquer fase de suas vidas e para qualquer assunto.

Quando eles tem acesso ao celular, é importante sempre perguntar o que eles tem assistido, com quem tem conversado. Seu filho deve sentir que existe diálogo e há espaço para que possam dividir os acontecimentos das suas vidas.

Porém, deve-se deixar claro que existem conteúdos dentro do celular que não são apropriados para sua idade e ainda, que é perigoso conversar com estranhos. Esses pontos devem ser sempre ressaltados nas conversas.

Ficar de olho também no tempo de utilização do dispositivo faz com que você possa controlar um pouco melhor a rotina da criança. Observe se o tempo gasto no celular não está atrapalhando as outras atividades, como os estudos e o lazer.

Leia também: Planos TIM Black: 10 motivos para contratar esse pacote

Aumenta a idade, aumenta o tempo de uso

Dependendo da idade da criança, ela vai precisar de mais ou menos monitoramento. Fora o tempo que eles passam nas telas que provavelmente vai aumentar conforme a idade. Isso é uma negociação entre os pais e as crianças. Cada família deve saber da sua realidade e das suas necessidades.

Ensine a importância de não fornecer seu número a estranhos. Que a criança saiba que aquele número serve somente para emergências, amigos ou pessoas da família.

Também não adianta os pais passarem o dia no próprio celular e achar que as crianças não podem fazer o mesmo. Lógico que é importante deixar bem claro o fato de que os adultos tem mais “direitos” que as crianças, mas, principalmente as menores, podem não compreender. Por conta disso, é sempre bom dar o exemplo.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS PLANOS DA TIM E COMPROVE

O interesse das crianças pelo celular

A necessidade do celular pode vir quando a criança começa a ter uma vida social, amiguinhos que também possuem o aparelho e querem conversar. Ou se ela já vai a festinhas ou encontros entre amigos e que precisa ser contactada.

Sabemos também que as crianças tem muito interesse por jogos, vídeos no YouTube ou gostam de assistir a desenhos e séries na Netflix.

A moda dos youtubers também veio pra ficar no meio da garotada. Muitos ainda sonham com o próprio canal no aplicativo. Todas essas informações nos mostram que, primeiramente, se a criança for ganhar um celular, que este precisa ter uma boa internet e bons aplicativos de vídeo.

Pensando nisso, separamos alguns aparelhos que são considerados bons como celular para crianças.

Leia também: Além da Netflix: 3 serviços de streaming para ficar de olho

Melhores aparelhos de celular para crianças

Com base em uma lista feita pelo site Zoom, vamos citar alguns aparelhos indicados para as crianças, cada um por um motivo diferente:

Moto E5 Plus

É um celular da marca Motorola e tem uma das melhores baterias do mercado. Tem uma memória RAM também de 2 GB e um espaço interno de 16 GB. Além disso, tem uma tela grande, boa para jogos.

Quantum MUV UP

Esse já tem uma memória RAM de 3 GB, além de ter uma boa resolução de câmera. Considerado um bom custo-benefício por ter um valor relativamente baixo. Também tem uma tela bem resistente aos arranhões.

Samsung Galaxy J4

É o Samsung mais simples da lista, mas tem uma bateria que dura o dia todo. Com uma memória RAM de 20 GB. Roda bem o YouTube, Instagram, Spotify e Netflix. Além disso, tem uma boa câmera em full HD.

Samsung Galaxy J7 Prime 2

Esse já tem uma memória RAM de 3 GB e um processador de 1.6 GHz, o que faz com que vídeos e jogos rodem melhor. Possui acesso à TV digital, o que também pode ser uma boa para as crianças que acompanham algum canal ou partidas de futebol.

Samsung Galaxy A5 2017

Esse aparelho também tem memória RAM de 3 GB, porém o processador já é um pouco melhor, um octa-core de 1,9 GHz. É um ótimo celular para crianças, já que é à prova d’água e poeira.

Sony Xperia XA1 Ultra

Tem uma das maiores telas da lista, 6 polegadas, sendo ótima para ver vídeos e jogos. Além disso, tem a melhor câmera da lista. A bateria que não é das melhores, precisa ser carregado mais de uma vez por dia.

Samsung Galaxy S7

O aparelho possui uma Interface de Programação de Aplicações chamada Vulkan, o que aumenta seu desempenho nos gráficos, sendo ideal para jogos. Além disso, possui uma função giroscópio que também facilita jogos que necessitam dela, como por exemplo o Pokémon Go. Também apresenta resistência à água e poeria.

Samsung Galaxy Note 9

Como é um celular um pouco mais caro que os outros, o ideal é que seja utilizado por crianças mais velhas e responsáveis. Porém, é um celular considerado top de linha. Possui memória RAM de 8 GB e, dependendo da versão, um armazenamento de até 512 GB. Também é resistente à água e poeira e ainda possui uma câmera que se ajusta às condições de iluminação do ambiente.

E para qualquer um dos aparelhos acima, a TIM tem um plano ideal para o celular para crianças. Hoje vamos sugerir o Plano TIM Controle Light.

Celular para crianças: plano TIM Controle Light

O Plano TIM Controle Light é uma excelente possibilidade de plano de um celular para crianças. Isso porque os gastos podem ser controlados pelos pais e não existe livre acesso às redes sociais.

O plano conta com 2,5 GB mensais de internet mais um bônus de 500 MB por mês optando pela conta digital + 1 GB por mês se escolher pela fatura em débito automático no momento da contratação. Além disso, o cliente pode ter um bônus de 2 GB por mês pela portabilidade durante 1 ano da oferta promocional.

As ligações de TIM para TIM são ilimitadas, sejam elas locais ou nacionais, utilizando o código 41, e 25 minutos mensais de ligações locais para outras operadoras.

O plano tem um valor mensal de R$ 49,99, dependendo da região.

Contratando o plano TIM Controle Light, o cliente ainda conta com os seguintes benefícios:

  • TIM Banca Virtual: disponibiliza um app onde você tem acesso à um feed de notícias e uma série de revistas;
  • TIM Protect Backup 5GB: este serviço permite o armazenamento e gerenciamento de informações pessoais e dados Multimídia como calendário, fotos, vídeos, músicas e arquivos ou documentos;
  • SMS: R$ 0,99 por dia que usar.

CONHEÇA AQUI OS MELHORES PLANOS DA TIM

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui