Problemas de audição, dificuldades motoras e de visão acabam sendo levados em conta quando se procura um celular para idoso. A boa notícia é que alguns modelos de celulares são desenvolvidos especialmente para atendê-los, com funcionalidades adaptáveis às suas necessidades.

Em outras palavras, muitas empresas estão preocupadas com a acessibilidade dos idosos aos equipamentos eletrônicos, principalmente, os smartphones. Como por exemplo, modelos com botões maiores do que os convencional ou telas maiores e mais nítidas.

Assim, separamos algumas das principais características levadas em conta na hora da compra e 7 modelos mais indicados para esse público. Vamos conferir!

Leia também: Comprar pela internet: 7 dicas de segurança para consumidores

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Principais características do celular para idoso

Os idosos não buscam por celulares da última moda, com alta tecnologia ou bonitos. Eles precisam ser funcionais e adaptáveis às suas realidades.

Sendo assim, priorizam aparelhos com botão de emergência, tela ampla, bateria de longa duração e um teclado com letras grandes. A seguir destacamos as principais delas a fim de entender melhor esse público.

Tela e visibilidade

Realmente o tamanho da tela e a qualidade da imagem refletem na escolha do telefone  celular para idoso.

Desse modo, as telas LCD possuem tamanho pequeno, entre 1,8 a 2,4 polegadas, devido a presença de botões físicos na parte frontal. Enquanto os smartphones podem ultrapassar as 6,5 polegadas por possuírem poucos ou nenhum botões físicos.

A resolução das telas LCD é baixa e estão voltadas praticamente para realizar chamadas e enviar mensagens. Ao contrário dos smartphones, que possibilitam ter outras funcionalidades além de fazer e receber ligações, possuem maiores resoluções de telas e melhor qualidade de imagem.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Os aparelhos mais simples e estilo “retrô” possuem menos recursos que os smartphones, sendo denominado de featurephones. O clássico “tijolão” dos anos 2000 foi repaginado e vem ganhando o mercado para público de idosos.

Tamanho das teclas e teclas de emergência

Muitos idosos não se adaptaram telas touch e preferem os aparelhos celulares com botão físico. Para isso, precisam ser bem visíveis e de fácil manuseio.

Para auxiliar, algumas marcas de telefones fazem a diferenciação por cor das teclas ligar e desligar. Com isso, fica mais fácil e agiliza na hora que precisar fazer ou receber uma chamada.

Outro fator a considerar é o botão de emergência pois permite que o usuário registre um ou mais telefones de contato. Ótima opção para os idosos que moram sozinhos.

Aplicativos do celular para idoso

Os aplicativos são pontos importantes a serem levados em conta na hora da escolha do celular para idosos, pois os aparelhos normalmente vem com apps instalados de fábrica e, às vezes, vêm alguns sem utilidade.

Então, para o público de mais idade, o importante é ter apenas as funções que mais usam, como por exemplo: fazer e receber chamadas, câmera, volume, receber e enviar mensagens, calculadora.

Câmera do celular para idoso

Alguns idosos adoram registrar momentos da vida, seja com os netos, filhos, familiares, de paisagens ou animais. Para isso exigem uma qualidade de câmera boa no celular.

Então, para este público não é recomendado câmaras VGA, pois a qualidade é bem ruim. Procure aparelhos com qualidade a partir de 2 MP, que corresponde a 1600 x 1200 pixels.

7 modelos de aparelhos de celular para idosos

Moto E7 Plus

O Moto E7 Plus é um smartphone da marca Motorola com destaque para visão noturna e  com câmera dupla de até 48 MP, além de possuir uma boa bateria de 5.000 mAh.

Ele usa processador Snapdragon 460, um octa-core de até 1,8 GHz, da Qualcomm, que trabalha em conjunto com a memória RAM de 4 GB e armazenamento de 64 GB, além de permitir suporte de um cartão microSD de até 512 GB.

A tela tem uma boa dimensão de 6,5 polegadas. E, ainda, permite utilizar a tecnologia 4G, eficiente para transmissão de vídeos, filmes e jogos.

ObaSmart 3

O ObaSmart 3 é um smartphone desenvolvido especificamente para os idosos que necessitam de recursos diferenciados como ícones grandes e atalhos dos principais aplicativos na tela inicial.

Portanto, são funcionalidades exclusivas para acessar a tecnologia de maneira mais simples e fácil. Sua capacidade de memória interna é de 16 GB. Porém permite inserir uma memória extra, aumentando a sua capacidade.

Quanto ao processador é do modelo quad-core, que se limita à ferramentas leves sem exigir muito do aparelho. O aparelho possui câmera traseira e frontal de resolução 5 MP, proporcionando imagens de boa qualidade. É um modelo simples frente ao que se encontra no mercado. Porém, perfeito para idosos.

Galaxy A10s

Diferentemente do ObaSmart 3, o Galaxy A10 não foi desenvolvido especificamente para os idosos, mas, de maneira geral, apresenta funcionalidades que agradam esse público.

Também é uma smartphone, com tela de 6,2 polegadas e resolução HD. Por apresentar uma entalhe ou notch na parte superior da tela permite maior espaço na tela para as outras funções.

O entalhe é a área reservada para sensores e as peças, como a câmeras e alto falantes, e nesse modelo o formato em gota traz um estilo moderno e bonito. Além disso, possui boa durabilidade de bateria com capacidade de 4000 mAh, armazenamento de 32 GB, processador do tipo MT6762 e memória RAM de 2 GB .

Portanto, funciona bem para rodar aplicativos leves do dia a dia, como redes sociais, apps mensageiros, navegadores de internet, entre outros.

Com relação a câmera, possui característica multimídia bem razoável, com 13 megapixels que permite tirar fotos fantásticas e gravar vídeos em alta definição.

Positivo P70S

Alguns idosos ainda não se acostumaram com os smartphones com a tecnologia touch screen. Assim, o aparelho Positivo P70S traz um teclado físico para atender esse público.

Um aparelho simples com tecnologia Android que permite baixar apps populares como o próprio WhatsApp.

Uma das desvantagens está no tamanho pequeno da tela, de 2,4 polegadas, o que pode não agradar os idosos. Outra desvantagem é a qualidade da câmara, do tipo VGA, de 0,3 Megapixels, o que não apresenta boa resolução.

Multilaser MS50X (16 GB)

Outra opção é o Multilaser MS50X, um smartphone Android simples que promete trazer mais dinamismo e agilidade no dia a dia. Suas funcionalidades são completas porém oferece poucas opções quando o quesito é lazer e diversão.

Isso pois o processador do aparelho é do tipo quad-core e possui memória de apenas 1 GB RAM. Seu armazenamento interno é de apenas 16 GB, porém ele aceita expansão com um cartão microSD.

Sua tecnologia 4G facilita na transmissão de dados móveis, o que é uma vantagem a ser considerada quando procura-se agilidade e boa performance.

Contudo, uma desvantagem desse aparelho é a resolução da câmera baixa, de 480 x 960 pixels, não sendo a mais indicada para transmissão de vídeos e captura de boas fotos.

Mas a tela é de 5,5 polegadas, um tamanho bom para visualizar os aplicativos e as informações na tela.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Semp Toshiba Go! 3e

O Semp Toshiba Go! é um smartphone Android simples que permite você instalar apps da Play Store como o WhatsApp, Facebook, entre outros.

Sua capacidade de armazenamento interno é de 8 GB, mas permite inserir um cartão auxiliar de memória. Sua tela possui um bom tamanho, com 5 polegadas.

Mas, sua tecnologia de rede é 3G, não sendo a mais indicada para transmissão de filmes ou jogos eletrônicos. Quanto ao requisito câmera, possui duas, uma frontal com 5 Megapixels de resolução e uma traseira com 8 Megapixels, sendo considerada muito boa.

DL Eletrônicos YC 130 2 Chips

Outra opção de smartphone, o YC 130 é um celular com flip e possui um grande botão na sua parte externa para ser usado como função SOS.

Esse modelo é bem simples, tem teclado físico de fácil visualização e aceita dois chips. Ele também possui uma lanterna e uma bateria de 1.200 mAh.

Por ser um modelo flip, sua tela é pequena, de 2,4 polegadas e a câmara é do tipo VGA.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS PLANOS DA TIM FEITOS PARA VOCÊ

Conheceu alguns modelos de celular para idoso, agora fica mais fácil fazer a sua escolha!

Com essas informações ficou mais fácil escolher um celular para idoso e saber quais características devem ser observadas na hora da compra.

Assim, a idade e as limitações não devem ser obstáculos para possuir um telefone celular. Você viu que existem vários modelos e um vai se encaixar dentro daquilo que vêm buscando.

Se você gostou desse conteúdo continue acompanhando o blog Mais TIM. Publicamos diariamente sobre diversos assuntos, pois você merece estar sempre bem informado. Até o próximo conteúdo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui