Muita gente tem sido pega de surpresa com a tecnologia do eSIM, também conhecido como chip virtual do iPhone. Mas a novidade trazida no iPhone XR não tem segredo e serve, na verdade, para facilitar a vida dos usuários.

Nesse sentido, o modelo da Apple é uma aposta para o futuro dos SIM Cards, os chips das operadoras que você insere no dispositivo. Contudo, os novos Iphones não contam apenas com o eSIM, tendo também um espaço no dispositivo para a inserção de um nano SIM físico.

Então, a tecnologia do chip virtual nos novos modelos do iPhone permitem a economia de espaço no dispositivo para inserir um SIM Card, ao mesmo tempo em que possibilita a utilização de dois chips em um mesmo dispositivo. Assim, modelos mais novos de outras marcas também estão apostando no chip virtual.

Quer saber mais? Continue lendo e entenda tudo sobre o eSIM e como você pode utilizá-lo!

Leia também: 3 aplicativos antivírus para iPhone e dicas de proteção!

Como funciona o eSIM, o chip virtual dos novos Iphones?

Os celulares dual chip não são novidade no mercado de telefonia no Brasil. Porém, a tecnologia do chip virtual é relativamente nova, e começou a ser utilizada em dispositivos como o iPhone XR, XS E XS Max. 

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Apesar disso, esses celulares oferecem uma entrada para um nano SIM físico tradicional, fazendo com que a utilização do eSIM seja necessária para quem for usar mais um chip no dispositivo. Isso permite que você utilize duas linhas ao mesmo tempo, sem a necessidade de dois chips físicos.

As operadoras brasileiras estão atentas à novidade. A Tim, por exemplo, já possui suporte para o chip virtual do iPhone, que veio para facilitar a vida do usuário.

Basicamente, o eSIM opera por meio de um QR Code que permite a utilização de uma linha telefônica sem a necessidade de um chip físico. Esse código deve ser solicitado à operadora do seu chip de preferência, estando disponível somente para alguns planos específicos dela.

Depois do sucesso nos dispositivos da Apple, a tecnologia do eSIM passou a ser disponibilizada também em dispositivos de outras marcas, como o Samsung Galaxy Fold e o Motorola razr (ou Motorola V4), além da linha de iPhones 11. Alguns desses dispositivos mais modernos utilizam, inclusive, somente a tecnologia eSIM, sem a possibilidade de inserir um chip físico.

Vantagens do eSIM

Além de ser uma boa alternativa pra deixar de ocupar espaço e produzir mais produtos plásticos que podem ter mal funcionamento, o eSIM conta com outras vantagens.

A principal delas é que você pode ter até 8 linhas simultâneas no mesmo aparelho, sem necessidade de estar fisicamente com esses chips. Porém, é bom ter em mente que somente uma pode estar ativa por vez, enquanto as outras ficam disponíveis ali desativadas.

Além disso, outro diferencial importante é a praticidade de instalação de novos chips, que permite que você carregue por aí diversas linhas sem necessidade dos SIM físicos. Logo, se você viajar para o exterior e precisar de um chip nesse outro país, ativá-lo e alternar entre as linhas que você já tem com a internacional ficou muito mais fácil.

Por fim, outra vantagem importante é a segurança que os chips virtuais têm trazido. Por não ser um módulo removível, eles não podem ser desativados. Assim, se o seu celular for roubado, você pode localizá-lo assim que o dispositivo for ligado, algo que não acontecia com os chips físicos.

Passo a passo: como configurar o chip virtual do iPhone

Se a dúvida é como configurar o eSIM no iPhone, temos a solução! Acompanhe o passo a passo a seguir para saber como ativar um novo chip virtual nas versões do iOS 12.1 ou posteriores.

Passo 1: acesse as configurações do seu iPhone

Na lista de aplicativos do menu principal selecione “Ajustes”, e depois toque em “Celular”.

Passo 2: adicione o novo plano de celular

No menu “Celular”, há uma opção “Adicionar Plano Celular”, clique nela para abrir o leitor de QR Code.

Passo 3: escaneie o QR Code 

Aqui você deve escanear o QR code fornecido pela sua operadora para ativação do eSIM. Se o seu chip for da Tim, por exemplo, o celular deve fornecer a mensagem “O plano celular ‘Tim’ está pronto para ser utilizado no iPhone”. Depois, é só tocar na opção “Adicionar plano celular”.

Passo 4: escolhendo uma etiqueta para o chip virtual do iPhone

Caso o telefone esteja associado a um SIM físico com outro número, o iPhone te fornece a opção de personalizar a etiqueta de identificação para cada linha (pessoal ou de trabalho, por exemplo).

Passo 5: selecionando a linha padrão

Na tela seguinte, o dispositivo irá pedir que se escolha uma linha padrão para ser usada no celular. Se houver mais de um chip além do eSIM adicionado, escolha a linha de sua preferência.

Passo 6: definindo os serviços que cada linha opera

Depois que escolher a linha padrão, será solicitado que você faça a opção de qual será o número associado à sua conta do iMessage, ID Appla e FaceTim. Em seguida, selecione a linha que deverá ser usada para os dados. Você também pode optar que o iPhone utilize ambos os chips para dados selecionando a opção “Permitir alternação de dados celulares”. Após selecionar, pressione ok.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Pronto, seu eSIM está configurado para ser utilizado no iPhone. Você irá verificar que na tela inicial uma nova barra de sinal será aberta para o novo chip. Se quiser mais detalhes, basta tocar na parte superior da tela e deslizar para baixo.

Na hora de fazer ligações, você também pode alternar entre as linhas, bastando tocar na etiqueta acima do campo onde se inserem os números do telefone. Você também pode escolher uma linha padrão para cada contato salvo. Geralmente, o próprio iPhone determina que o SIM padrão para fazer ligações para determinado contato é o último que foi utilizado, mas você pode alterar na tela de cada contato, clicando na etiqueta determinada, logo abaixo do nome. 

Como saber se meu plano é compatível com o eSIM?

Os melhores planos de telefonia móvel do Brasil já aderiram à tecnologia do chip virtual. Uma das operadoras que oferece o serviço é a TIM. Como pioneira em tecnologias como 5G, a operadora não poderia deixar seus usuários dos planos pós-pagos sem a funcionalidade do eSIM.

Um ótimo plano da TIM que oferece a tecnologia eSIM é o TIM Black. Disponível em diversas versões, esses planos são muito completos para que você possa navegar a vontade, ter ligações e SMS ilimitados, além de contar com aplicativos que não utilizam dados móveis.

Quer saber mais sobre o TIM Black? Conheça cada uma das modalidades e contrate clicando aqui!

E se você gostou dessas dicas sobre o chip virtual do iPhone e quer saber mais sobre telefonia, tecnologia e internet acompanhe o blog Mais TIM!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui