O salvamento de arquivos em nuvem é uma excelente opção para economizar memória nos seus dispositivos e, de quebra, não correr o risco de perdê-los, independentemente de problemas tais como defeito, perda ou roubo do aparelho. Por isso, saber como acessar o backup do Google Fotos é uma forma de desfrutar de uma tecnologia bastante valiosa dos dias atuais.

O serviço está disponível para ambos os sistemas operacionais do momento, Android e iOS, sendo que a aplicação é capaz de sincronizar imagens do celular automaticamente. Assim, sempre que houver uma nova fotografia no aparelho, ela tem upload direto, podendo ser acessada diretamente em um navegador ou em outros dispositivos conectados à mesma conta Google.

Atualmente, o Google Fotos – uma das entradas do Google Drive – não tem limitação de espaço. Porém, essa benesse irá mudar. Segundo a empresa, a partir de junho de 2021 o limite de 15GB será imposto, sendo que volumes maiores de espaço serão possíveis, mas com a contratação de um plano do recente Google One.

Essa mudança na estratégia do serviço conta com algumas particularidades, e não é necessário sair calculando quanto espaço você já utilizou. Isso, pois somente os arquivos enviados depois dessa mudança é que serão contabilizados. Você pode ler a descrição completa mais abaixo, caso queira.

Leia mais: Vendas no WhatsApp: 11 dicas para usar e impulsionar o negócio

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Por que usar o Backup do Google Fotos?

Saber como ativar e acessar o backup do Google Fotos promove vantagens notórias a seus clientes.

Primeiro, é possível manter sincronizados diversos dispositivos, caso seja a sua situação. Assim, suponhamos que a sua conta do Google esteja em diversos aparelhos, celulares, tablets ou outros dispositivos móveis. Nesse sentido, é possível acessar as imagens de todos eles em qualquer um, ou, inclusive, remotamente, a partir de um navegador.

Essa centralização facilita a vida de contas comerciais, nas quais aparelhos plurais centralizam seus arquivos numa nuvem de fácil acesso. Corretores de imóveis, por exemplo, são beneficiados imediatamente, alimentando um sistema que disponibiliza às equipes de TI e de arte imagens sincronicamente.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Porém, as vantagens alcançam, também, usuários individuais. Em caso de defeito, perda ou roubo de aparelhos móveis, já foi-se o tempo em que o infortúnio representava a perda de arquivos. Como as nuvens são alimentadas automaticamente, ainda que você não tenha mais o aparelho suas imagens estarão salvas.

Entretanto, tais benefícios precisam ser ativados, sendo que é necessário configurar o Google Fotos para que a sincronização seja automática. Além disso, são necessários alguns ajustes mais para que você saiba quais são os arquivos que sofrem upload sincrônico. O WhatsApp, por exemplo, pode subir as fotos ou não. Depende dos seus ajustes dentro do próprio mensageiro.

Como ativar o Backup do Google Fotos

Para ativar o backup do Google Fotos, você deve realizar o procedimento abaixo. Nosso tutorial foi realizado em um iPhone, porém as instruções são as mesmas para quem conta com um smartphone Android.

Download: Android | iOS

Passo 1: Abra o aplicativo do Google fotos e toque na sua foto de perfil. Depois, entre em Configurações do Google Fotos.

acessar backup google fotos

Passo 2: Acesse a opção Backup e sincronização. Nela, você pode visualizar a conta que está cadastrada para sincronização. Certifique-se de que o recurso está ativado (a sincronização das contas também precisa estar ativa no seu celular).

Passo 3: Na entrada Fazer backup das pastas do dispositivo você pode selecionar diretórios do seu celular que deseja manter sincronizado. As fotos da sua câmera são sincronizadas automaticamente, então para elas não é necessária nenhuma autorização individual. (Essa opção não aparece em dispositivos iPhone)

Backup do Google Fotos para imagens do WhatsApp

Se você deseja manter sincronizadas também as imagens do seu WhatsApp, então é preciso ajustar um detalhe no aplicativo.

Por opção, muitos usuários determinam que o mensageiro não salve as imagens e os vídeos das mensagens nas pastas do celular. Essa opção economiza espaço do aparelho e torna desnecessária a limpeza constante para liberar memória.

Porém, caso você deseje que elas subam automaticamente para a nuvem do Google Fotos, é preciso que os arquivos estejam nas pastas do celular e que a pasta WhatsApp seja selecionada no passo 3 anterior.

Se essa for a sua intenção, então faça o seguinte:

Passo 1: Entre nas Configurações (Android) ou Ajustes (iPhone) do WhatsApp;

Passo 2: Acesse a entrada Conversas;

Passo 3: Ative a opção Visibilidade de mídia (Android) ou Salvar no Rolo da Câmera (iPhone). Desse modo, suas imagens do mensageiro vão automaticamente para a memória do celular e, assim, vão também para o Backup do Google Fotos, desde que a pasta seja selecionada no passo 3 anterior (somente Android).

Como liberar memória com o Google Fotos

Se seu telefone está sobrecarregado de arquivos e você deseja liberar sua memória de armazenamento, então é possível fazer com que o backup do Google Fotos automaticamente elimine do seu smartphone as imagens e os vídeos que já estão na nuvem. Trata-se de uma excelente opção para quem deseja algum espaço.

Passo 1: Em Configurações do Google Fotos, selecione Gerenciar armazenamento;

Passo 2: Clique no botão Liberar espaço. Com isso, as fotos e os vídeos originais já armazenados em backup serão removidos do seu dispositivo. Porém, continuarão disponíveis no aplicativo e na plataforma, que pode ser acessada via navegador.

Como acessar o backup do Google Fotos no navegador

Se você quiser acessar o seu backup do Google fotos a partir de um navegador, basta acessar a página do serviço. Imediatamente seus arquivos aparecerão, separados por data ou por outro filtro que você selecione.

Se seus arquivos não aparecerem, confirme que a mesma conta Google sincronizada no dispositivo móvel esteja sendo acessada no navegador. No Chrome, por exemplo, trata-se do login realizado no próprio software, o qual pode ser confirmado no canto superior direito, na imagem de perfil.

TIM Protect Backup

Sabia que a TIM conta com um serviço de salvamento de arquivos em nuvem dedicado a garantir a segurança dos arquivos de seus clientes? O melhor de tudo é que ele é gratuito em diversos planos da operadora, o que faz com que você possa tê-lo sem pagar nada a mais na sua fatura.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

O TIM Protect Backup garante segurança a fotos, vídeos e arquivos pessoais em uma pasta digital própria. Além disso, facilita a sincronização e o compartilhamento, dando organização ao que há de mais importante para você.

Se você não o tiver incluso em seu plano de telefonia, pode contratá-lo mensalmente em ofertas que chegam aos 100 GB mensais. Se quiser saber um pouco mais sobre o serviço, neste link você encontrará tudo o que precisa.

O Google Fotos deixará de ser gratuito?

Indo diretamente ao ponto: Não, o Google Fotos não deixará de ser gratuito. Porém, a partir de junho de 2021 ele contará com uma limitação significativa em relação ao serviço que é prestado atualmente.

Hoje, usuário pode manter em backup quantos arquivos tiver. Mas, a partir dessa data, imagens em alta definição serão limitadas a 15 GB. Para contar com um espaço maior na nuvem, será necessário contratar um dos planos do Google One, o serviço que chega como uma alternativa substitutiva ao Google Drive (mas, se confundindo no quadro geral, vale dizer).

Até lá, por exemplo, o armazenamento do Google One tem custo de US$1,99 mensais em iPhones ou R$6,99 em Androids para aquisição de 100GB, faturado pelo próprio iTunes em aparelhos iPhone. Se tal valor será alterado, ainda não se sabe. Mas, o que se sabe é que o serviço vale a pena, sendo eficiente e salvaguardando dados presentes no nosso melhor amigo.

Leia mais: Reconhecimento facial é a nova tecnologia de impressão digital

GARANTA AQUI A MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL E FIQUE ONLINE

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem-informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui