Nem só da quantidade de Megas depende a sua navegação em termos de velocidade. Isso pois há aspectos físicos que também influenciam na distribuição do sinal no seu ambiente. Por isso, conhecer algumas dicas sobre como aumentar a velocidade da internet pode ser de grande valia se você acha que a sua passou a ser mais lenta.

A lentidão é um problema facilmente perceptível por quem está acostumado com uma navegação acelerada. Nesse sentido, todas as solicitações feitas à rede podem começar a impactar na sua fluidez, o que geralmente começa a minar a paciência do usuário. Se o problema for de organização física, uns simples ajustes podem ser suficientes.

Porém, se você está tendo problemas com a velocidade da sua internet nos testadores, o problema pode ser de outra ordem. Por exemplo, se sua conexão não alcança a velocidade contratada nos testadores, pode ser o caso de você reclamar à sua operadora. Contudo, existe um caso particular que é de sua responsabilidade.

Se você instalou recentemente uma internet mais potente, tais quais as de ultravelocidades, então é preciso saber que geralmente os roteadores desses planos contam com duas bandas de frequência, os chamados dispositivos Dual Band. Contudo, para usufruir dessas duas bandas, é preciso que seus aparelhos tenham suporte à frequência mais recente, de 5GHz. Caso seu dispositivo for antigo, somente adquirindo adaptadores ou aparelhos mais modernos.

Saiba aqui tudo sobre como aumentar a velocidade da internet e dê aquele gás na sua conexão residencial!

Leia mais: Melhor medidor de internet: conheça 4 ferramentas para testar

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS? ENTÃO, CONFIRA AQUI OS PLANOS DA TIM!

Como aumentar a velocidade da internet

  1. Posicione seu modem no local mais adequado

Antes de mais nada, é bom verificar se seu modem não está oculto por detrás de móveis ou dentro de cômodos com muitos obstáculos. Ainda que o sinal se perca a cada metro percorrido, ele é altamente impactado pelo bloqueio físico dentro do ambiente. Justamente por isso que essa perda de sinal nos lugares mais afastados da sua residência é ainda maior.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

A recomendação clássica, então, vai no sentido de você deixá-lo livre, em lugares centrais e, se possível, em lugares mais altos. Não existe nenhuma necessidade de ele estar posicionado no segundo andar da sua casa, por exemplo, mas as ondas de rádio, que são as utilizadas pelo wireless, tendem a se locomover próximas do solo ou buscando por ele. Roteadores modernos fazem o direcionamento também para cima.

Outra questão interessante a ser observada é o fato de aparelhos eletrônicos interferirem no sinal do seu Wi-Fi. Entre eles, o micro-ondas é o grande vilão, mas não é o único. Todo aparelho que cause algum tipo de ondam ou emissão eletromagnética impactará nesse sinal.

Se tudo estiver certo e ainda assim você estiver tendo problemas, então a única saída é adquirir um modem mais potente ou reposicionar o aparelho dentro da sua residência.

  1. Aparelhos com Wi-Fi Dual Band perdem mais sinal na 5GHz

Atualmente, os roteadores trabalham com duas frequências que se complementam, 2,4GHz e 5GHz. A perda de sinal é maior na segunda, mas é justamente essa que se encarrega de garantir as recentes supervelocidades de 120, 240 ou 400 Mega.

Nesse sentido, o interessante é que você verifique quais os aparelhos que conseguem acessar essa banda e posicionar seu modem mais próximo deles. Cômodos com escritório, por exemplo, podem ser beneficiados.

Assim, o interessante seria você tentar individualizar tal conexão. Teste a rede 2GHz e a 5GHz e verifique o tamanho do seu alcance. Depois, escolha o melhor lugar para que seus dispositivos sejam abrangidos pela sua emissão de onda.

  1. Feche os aplicativos que consomem muitos dados

Ainda que a internet seja cada vez mais potente, vale dizer que a sua velocidade é fatiada entre os aparelhos que estão conectados a rede ao mesmo tempo. Por isso, aplicativos ou sites que consumam muitos dados podem fazer com que, no quadro geral, sua velocidade seja significativamente reduzida por conta do consumo.

Nesse sentido, aplicativos como Netflix ou Amazon Prime são excelentes referências, e deixá-los abertos sem que se esteja desfrutando do programa no momento pode ter um impacto negativo sobre a sua velocidade de internet.

Além disso, vale a pena considerar um fator adicional. Atualmente mesmo as internets residenciais via fibra óptica passaram a contar com franquias. Ou seja, deixar algum conteúdo audiovisual sendo consumido sem audiência pode te fazer ficar sem dados no final do período, mesmo no wi-fi.

Então, considere que fechar tais aplicações pode ser uma excelente maneira de simplesmente destinar mais banda para as suas necessidades.

  1. Reinicie seu modem

Se você começou a ter problemas a velocidade da sua conexão repentinamente, saiba que mesmo a operadora tomará essa aqui como a primeira medida, caso você ligue para ela para fazer reclamações. Isso, pois às vezes esses aparelhos simplesmente se descompensam, mesmo sozinhos, quando uma reinicialização básica pode reativar seus protocolos de vinculação à rede.

Então, tire seu modem ou modem-roteador da tomada e o deixe assim por alguns segundos, via de regra uns 30 são suficientes. Na sequência, religue-o e verifique se o problema foi resolvido.

  1. Troque sua senha

Sempre tem alguma espertinho que gosta de usar a internet alheia. Vizinhos podem descobrir senhas de redes wi-fi como facilidade quando detêm algum conhecimento de informática. Por isso, uma boa forma de evitar que sua rede seja acessada é trocar tanto o nome da rede quanto sua senha.

Neste link você encontra instruções bastante completas para realizar os procedimentos acima com facilidade. Além disso, vale a pena fazer uma ressalva: Escolha protocolos de segurança WPA ou WPA2, pois permitem combinações complexas na senha, com letras, números e caracteres especiais.

  1. Atualize seu antivírus

Os antivírus são os melhores aliados da sua máquina, tanto quando o assunto é vírus quanto quando o assunto é a sua rede. Além de eles monitorarem a sua navegação, podem resolver problemas que andam causando lentidão nela mesma.

Dito isso, aqui também cabe outra ressalva: há antivírus que são realmente pesados, impactando diretamente na própria velocidade de processamento do seu computador. Nesse caso, é bom avaliar as especificações de cada opção a fim de antecipar o investimento numa opção que impacte negativamente na sua máquina.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

  1. Faça um teste de velocidade

Está com dúvidas sobre a entrega que a operadora vem realizando em termos de velocidade da sua internet? Então, utilize um medidor de velocidade para verificar a sua taxa de download e de upload da sua rede.

Problemas no testador? Será que não é seu equipamento?

Se você descobriu nos planos com supervelocidades a melhor forma de ter como aumentar a velocidade da sua internet, então é preciso ter um pouco de ponderação antes de você sair reclamando junto à operadora. Isso, pois pode ser o caso de seus aparelhos não darem conta das bandas de frequência com que operam os roteadores Dual Band.

Placas de rede mais antigas, tanto em smartphones quanto em computadores, podem ter sérias limitações em termos de velocidade de download. Por isso, se você contratou uma velocidade muito alta mas encontra no testador uma velocidade bem menor, por ser que simplesmente a sua máquina não dê conta de usar todas as frequência.

Nesse problema, você pode fazer o seguinte: adquirir adaptadores Dual Band para computadores ou notebooks por preços a partir de R$60 para fazer uso da frequência 5GHz. Se a limitação de velocidade está em seu smartphone ou tablet, só adquirindo novos aparelhos, infelizmente.

Leia mais: Internet de bairro: como funciona? É segura? Entenda aqui!

QUER MUITA INTERNET NO SEU CELULAR PAGANDO POUCO? AQUI NA TIM TEM!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui