Ser youtuber está cada vez mais na moda. Por lá, é possível divulgar conteúdos, mostrar a sua marca, seu serviços ou, ainda, ganhar um dinheiro. Porém, para fazer isso, é preciso que você saiba como criar um canal no YouTube. E, por isso, preparamos este post com seis passos básicos para atingir esse objetivo.

A principal rede social do país, a qual já ultrapassou o WhatsApp em número de usuários ativos diariamente, tem muito potencial para que você alcance seu público. A audiência tem sido, pode-se dizer, exacerbada, e os números traduzem essa afirmação.

Segundo a plataforma, são assistidas mais de 1 bilhão de horas diariamente. Isso por nada menos do que mais de 1 bilhão de usuários. E os temas dos vídeos são os mais variados possíveis, sendo possível encontrar de tudo por lá.

Um reflexo legal dessa tendência é que a profissão youtuber já entrou no roteiro do home office. A chance de monetizar os canais permite que usuários ganhem dinheiro quando seus vídeos são assistidos. Mas, claro, alguns requisitos são necessários para tanto.

A projeção mais recente da Cisco afirma que até 2021 teremos 82% do tráfego total na internet vindo do consumo de vídeos online. Nesse contexto estão englobadas outras plataformas, mas a especulação é baseada no potencial que esse tipo de publicação e plataforma têm.

E, justamente por isso, o YouTube precisa de uma atenção especial, sobretudo se você pretende lançar seu canal nesse mar de possibilidades. Logo, nossas dicas sobre como criar um canal no YouTube podem te dar um gás nessa empreitada.

Leia mais: Vendas no WhatsApp: 11 dicas para usar e impulsionar o negócio

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Como criar um canal no YouTube

Para criar um canal no YouTube, você deve fazer o seguinte:

aPasso 1: Acesse sua conta Google ou crie uma conta no espaço destinado ao login;

bPasso 2: Selecione a opção Crie um canal;

como criar um canal no youtube

cPasso 3: Passe pelos passos seguintes, os quais solicitarão que você insira dados da sua conta, tais como nome, foto de perfil, número de telefone.

como criar um canal no youtube

Passo 4: Agora, você já adentrará ao espaço de gerenciamento de conteúdo mesmo. Nele, você poderá Personalizar seu canal ou Gerenciar seus vídeos;

como criar um canal no youtube

Ao longo dos passos acima, algumas informações poderão ser inseridas para elaborar ainda mais seu canal. Por exemplo, fazer uma boa descrição é uma boa forma de apresentá-lo à sua audiência, para que ele o conheça melhor.

Neste momento, tente ser fiel àquilo que o canal promove, de maneira objetiva, porque canais interessantes tendem a ser atraentes num primeiro momento. E, já diriam as bocas sábias, a primeira impressão é a que fica.

Leia mais: Qual o melhor plano de internet para youtubers? Confira dicas!

Siga os dois próximos passos

Passo 5: Na aba de Personalizar o canal, você poderá editar o layout, o branding e as informações do seu canal:

  • Layout: Aqui, você pode adicionar: um trailer, o qual será a introdução de todos os vídeos postados no seu canal; um vídeo para ficar em destaque, que será visto sempre que as pessoas acessarem a aba vídeos; ou organizar as seções da maneira que mais te agrade.
  • Branding: Neste espaço você pode editar a imagem de perfil do seu canal, seu banner e a marca d’água presente em seus vídeos. No caso de se tratar de uma conta pessoal, é possível acrescentar imagens suas. Mas, vale lembrar, se seu objetivo é focá-lo na sua marca, sempre priorize a aparição do logo.
  • Informações básicas: Aqui, você pode alterar o nome do canal, sua descrição, seu idioma, sua URL, links correlatos e dados de contato.

Passo 6: Depois de concluir a personalização do seu canal, clique em Acessar o canal para que você veja como ficaram as coisas por lá. Assim, você pode ver tudo exatamente como o seu público verá, antecipando melhorias que sobrevenham mais tarde.

Leia também: Baixar vídeo do YouTube no celular é muito fácil! Veja o passo a passo

Como postar vídeos no YouTube

Depois de descobrir como criar um canal no YouTube, realizar o passo a passo para fazê-lo, é chegada a hora de postar vídeos, certo? Então, faça o seguinte:

  1. No canto superior direito há um botão chamado Criar. Clique nele e, depois, em Enviar vídeos;
  2. Na tela seguinte, clique no botão Selecione arquivos de que você quer fazer upload;
  3. Então, será pedido que você fornaça informações sobre o vídeo em questão: título, descrição, miniatura, playlist, restrição de idade. Além disso, você pode clicar em Mais opções para outras informações que não estejam na lista;
  4. A próxima tela serve para que você insira elementos do vídeo, ou seja, tela final e cards interativos;
  5. Ao final, você poderá definir a visibilidade e programar o horário para publicação, caso tenha a intenção de fazê-lo ser publicado num determinado horário ou dia.

Todas as seleções acima poderão ser ajustadas mais tarde. Então, se você precisar, basta selecionar Editar vídeo para mudar os ajustes.

Como criar um bom canal no YouTube

Saber como criar um canal no YouTube é o passo mais básico de todos. Isso, pois há muitos fatores que influenciam a que canais sejam bem-sucedidos ou não. E, vale dizer, há elementos de enorme valia que são desconhecidos do grande público.

Defina o público que quer

Para que um canal seja bem-sucedido, antes de mais nada é preciso saber qual o público que você deseja ter. Isso, pois quanto mais especializado ele for, maiores são as chances de você atrair pessoas que tenham afinidade com seu assunto. E, vale notar, essas pessoas têm mais chances de se tornarem seguidoras.

Então, dedique um tempinho para fazer essa análise, porque promover engajamento é bom, mas promover fidelidade é o objetivo.

Produza conteúdo de qualidade

Na internet, há conteúdos e conteúdos. Ou seja, muita coisa boa circula na rede, mas muita coisa de qualidade duvidosa também. E este último é aquele que acaba sendo fechado, pulado, unlikado (neologismo bacana). Se você não quer fazer parte desse grupo, o melhor que pode fazer é produzir conteúdo de qualidade.

Então, saiba que é preciso pesquisar, criar roteiros, imagens, ilustrações, animações e tudo o mais que for necessário para a sua temática. Além disso, o próximo tópico é essencial!

Tenha equipamento de qualidade

Contar com equipamentos e softwares de qualidade também é uma excelente pedida. Isso, pois os melhores canais sempre são visualmente agradáveis, com resolução alta e com bom áudio.

Esse último ponto geralmente se torna um problema para parte dos youtubers, porque até é possível gravar vídeos de qualidade com uma câmera de celular, por exemplo, mas os melhores áudios dependem de equipamento especializado.

Ah, e o cenário também é bem importante.

Leia mais: Kit para youtuber: veja se você precisa investir em equipamento!

Conheça técnicas de SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization, funciona para basicamente tudo o que rola na internet. Trata-se de um mecanismo de otimização de buscas que tenta apresentar, para quem busca, os resultados mais adequados com sua pesquisa. Porém, levando em conta aquilo que está descrito nas publicações que rolam na internet.

Um exemplo interessante são as hashtags. Suponhamos que você fale sobre mobile marketing. Então, nesse caso, utilizar hashtags com isso explicitamente se torna indispensável, para que você seja linkado com outros produtos sobre o mesmo tema.

O SEO tem um funcionamento um pouquinho diferente no YouTube, caso você já o conheça em outras plataformas. Porém, se você não o conhece, precisa conhecer, pois ele é o melhor jeito de otimizar suas publicações. Quem é visto é lembrado, chefe!

Leia também: Snaptube: baixe seus vídeos e músicas favoritos do Youtube e redes sociais

Obtenha uma URL personalizada

Caso você tenha a intenção de contar com uma URL personalizada, precisará preencher alguns requisitos.

  • Ter 10 ou mais seguidores;
  • Sua conta deve ter pelo menos 30 dias;
  • Seu perfil deve ter uma foto;
  • Sua conta deve estar em situação regular.

E aí, vai criar o seu canal?

Agora que você já sabe como criar um canal no YouTube, quem sabe não investe na rede social para impulsionar seu negócio, sua marca, ou fazer uma promoção pessoal? Vale a pena, e há muito potencial disponível!

Leia mais: Como fazer vídeo no Tik Tok? Veja dicas para viralizar na rede!

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui