Os podcasts são uma excelente forma de criar conteúdo na internet atualmente. Com o formato, você faz programas curtos ou longos, com temas complexos ou para puro entretenimento. Assim, se você está pensando em entrar nesse mundo, saiba como criar um Podcast no Spotify, a principal plataforma de streaming em áudio.

Existem outras opções muitos boas, como o Google Podcasts e o Apple Podcasts, além do Deezer. Mas, vamos focar no Spotify. Esse serviço de streaming é a principal referência quando tratamos de áudio. Afinal, em 2020, cerca de 2 milhões de Podcasts se hospedaram na plataforma em todo o mundo, segundo números da empresa.

Dessa forma, se você quer começar a criar conteúdo na internet e o áudio te chama muita atenção, entenda os passos para criar um Podcast no Spotify. Continue lendo e fique por dentro de tudo!

Leia mais: Deezer Podcast: 9 programas para curtir na plataforma

Como funciona um Podcast?

Similar a um programa de rádio, o produto principal de um Podcast é o áudio. A voz e outros elementos sonoros são os protagonistas do programa, que pode ser feito para qualquer duração e público.

Cada Podcast oferece um programa por demanda, seguindo a linha dos produtos de streaming, o chamado on demand. O que isso significa? Você acessa um aplicativo, seleciona um episódio e ouve quando e onde quiser.

A forma de produção também é diferente. Enquanto programas de rádio precisam de estúdios complexos e antenas para serem ouvidos a distância, o produtor de um Podcast precisa apenas de um bom microfone e aplicativos de edição para seu projeto. E, claro, de um agregador como o Spotify.

Qual a duração de um programa?

A parte boa desse formato é sua flexibilidade. Se o seu projeto precisa de episódios pequenos, você tem liberdade criativa para tal. Porém, se quer explorar um assunto complicado e dar muitos detalhes sobre uma situação, o formato também oferece espaço para esse tipo de produção.

Contar uma situação do dia a dia pode levar horas ou apenas alguns minutos. Independente da duração, o programa estará disponível na íntegra para quem quiser acessar. É disso que falamos: Podcast é sinônimo de praticidade e flexibilidade.

Fale sobre o que quiser

Se você entrar agora no Spotify e olhar os gêneros propostos pela plataforma, vai perceber como é vasta a opção de temáticas. Notícias, humor, cinema, cotidiano e esporte. Tudo isso encaixa em um programa.

Assim, não precisa ter medo se seu tema é muito específico ou amplo, espaço para diálogo existe. Claro, sempre observe o que o seu produto pode oferecer para o seu público-alvo. Ao pensar num novo projeto, tente achar coisas que irão te destacar. Se é bem humorado, utilize essa qualidade para ter um diferencial. Se gosta de cultura pop, saiba como aplicar o conhecimento em um programa.

Como ganhar dinheiro com Podcast no Spotify?

A principal ferramenta para conseguir monetizar seu conteúdo é o Spotify Ads. Ele funciona de forma similar ao Google Adsense, usado por Youtubers, por exemplo. Com o Ads você entra em contato com o Spotify, assina um cadastro e pode contar com anúncios na sua produção.

Outra forma é a partir de parcerias, com patrocinadores interessados no seu público-alvo e alcance. Para isso, é importante seguir os passos anteriores, especialmente o planejamento do produto. Assim, ao pedir patrocínio, terá em mãos o necessário para comprovar seu alcance e importância no meio.

Como criar um Podcast no Spotify: um guia rápido

1. Defina seu projeto

Postar o trabalho no Spotify é a última etapa de um caminho relativamente longo. Antes de qualquer coisa, faça o projeto do seu produto. Defina qual o assunto principal, como vai abordá-lo e qual seu público-alvo. Assim, terá mais certeza de onde quer chegar.

Se quiser falar sobre Marketing, por exemplo, escolha se irá tratar de um assunto por episódio ou se contará com entrevistas, por exemplo. Ter essa definição logo de cara te ajudará a criar roteiros de forma mais certeira.

Além do mais, para cativar o ouvinte, um produto bem definido é crucial. Por isso, tenha um projeto bem estruturado em mãos se quer seguir com ele a longo prazo.

2. Defina os equipamentos necessários

Um bom microfone pode ser a chave para um Podcast de sucesso. Para isso, pesquise as melhores opções.

Se precisar gravar enquanto se desloca para determinado local, um microfone lapela pode ser a melhor pedida. Se não, um portátil faz o trabalho tranquilamente. Caso você ainda esteja começando e a grana tá curta, a maioria dos smartphones captam bons áudios, e há vários Apps gratuitos para ajudar nesse quesito.

Por fim, um notebook também é essencial. Com ele você edita e posta seus programas. Não precisa ser um muito moderno ou caro. O ideal, porém, é que o aparelho seja capaz de aguentar um bom editor de áudio, então invista em uma boa memória para o computador.

3. Edição de áudio: como fazer?

Tenha ferramentas para editar mais facilmente cada episódio. Softwares pagos como o Sound Forge trazem muitas ferramentas e são usados por diversos profissionais. Mas, se não puder pagar, há Apps como Audacity, com layout simples e itens fáceis de utilizar para editar um material.

O Audacity não é pesado e é bem intuitivo. Para quem está começando, pode ser uma boa forma de aprender edição.

4. Arte nos episódios

Repare nos Podcasts mais famosos, todos eles possuem uma arte para cada episódio. Esse elemento visual ajuda a atrair ouvintes e faz o produto parecer muito mais profissional aos olhos de possíveis patrocinadores. Por isso, invista em imagens interessantes e visualmente instigantes.

Mas calma! Você não precisa ser expert em Photoshop para conseguir um bom resultado. Plataformas online como o Canva te dão a oportunidade de fazer artes legais, sem pagar por isso.

5. Faça upload em um sistema para aúdio

Antes de postar seu programa no Spotify, vai precisar hospedar a produção em um site especializado em arquivos de áudio, como o Anchor e o Audioboom, entre outros. Depois de fazer o upload do seu arquivo, o site gera um link do Feed RSS.

Esse link é o que leva o episódio ao Spotify. Por essa razão, você não precisa ser assinante do aplicativo para veicular seus conteúdos na plataforma. Fazer esse processo é a única forma de incluir o Podcast no Spotify!

6. Publique no Spotify

Mesmo não precisando de assinatura, você ainda deve ter um cadastro como produtor de conteúdo no Spotify. Assim, acesse o site para podcasters e inicie o processo:

  1. Clique na opção “Your Dashboard”, e então em “Get started”;
  2. Posteriormente, aparecerá um pop-up. Preencha seu dados e aceite os termos de uso;
  3. A tela seguinte vai pedir o link feed RSS. Cole o link e siga em frente;
  4. Você vai precisar confirmar seu país, idioma e a plataforma que escolheu para publicar o Podcast;
  5. Selecione a categoria principal da sua produção. Você pode escolher mais duas secundárias, se quiser. As opções são: humor, filmes, entretenimento, esportes;
  6. Veja se suas informações estão corretas e envie um pedido de análise, clicando em “Submit”.

Depois desse processo, o Spotify analisa suas informações. Depois de liberado o acesso, você terá seu dashboard, um painel de ferramentas com o número assinantes, quantidade de reproduções e ouvintes regulares.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Saiba mais: Streaming de música: qual o melhor? Veja o comparativo!      

E ai, conseguiu entender como criar um Podcast no Spotify?

Vai ser um grande desafio fazer seu Podcast acontecer. Precisará ter foco e planejar bem cada passo. Como deu de perceber, não é simplesmente ligar o gravador e falar. Tenha algo em mente, algo a acrescentar. São muitas produções e o ideal é pensar fora da caixa e se destacar entre a multidão.

Mas esse guia com certeza deu uma luz em como começar o processo, não é? Se quiser mais conteúdos sobre internet, tecnologia e telefonia, acesse o blog do Mais TIM.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui