Ter noções sobre como empreender na internet é essencial para tirar aquele projeto do papel e fazê-lo se tornar parte da sua realidade. Isso pois há muita gente migrando para esse tipo de mercado, porém não existe garantia de sucesso simplesmente por haver um grande potencial disponível. A ocorrência da pandemia do coronavírus marcou ainda mais esse movimento. Quer saber dicas de como começar do zero? Confira aqui nesse post.

Certamente, as buscas por profissões home office aumentaram significativamente nos últimos meses. A preocupação com aquilo que viabiliza trabalhar desde casa também ganhou uma atenção especial. Assim, as ofertas de internet via cabo com grandes velocidades parecem ter ganhado destaque tanto quanto os pacotes com maior franquia de dados para o celular ou com redes sociais liberadas.

Vale notar que, ainda que o contexto de lojas virtuais tenha crescido 37,5% no Brasil, a taxa de sucesso do setor não equivale à mesma proporção. Por isso, antes de se aventurar nesse novo mercado, é importante compreender algumas dicas sobre como empreender na internet. Assim, você aumenta suas chances de ter um retorno positivo e minimiza a chance de, inclusive, perder seu investimento.

Acompanhe!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Leia também: Você sabe o que é um infoproduto? Descubra e ganhe dinheiro na web

Como empreender na internet: dicas essenciais

1. Teste suas ideias gastando pouco

Antes de montar uma superempresa e realizar um superinvestimento, faça um projeto-piloto com pouco capital e descubra se realmente há um potencial mercado para o empreendimento. Isso é importante pois, às vezes, o consumidor não pensa do mesmo jeito que você, e aquilo que você acha ser uma grande sacada pode ter menor clientela do que o esperado.

Por isso, é importante testar a sua ideia com um piloto de baixo investimento. Desse modo, você vai descobrir se há como realizar a captação de clientes, se há um retorno positivo em termos de interesse pelo seu produto, e, afinal, se há um ticket médio para a clientela que atende às suas previsões de necessidade de retorno do investimento.

2. Faça uma avaliação clara de qual o capital necessário para atuar no mercado em questão

Se você vai abrir um novo negócio, tenha uma visão clara sobre o tamanho do investimento que precisa ser feito. E, claro, tente antecipar todas as despesas que você terá pela frente.

É importante lembrar que há despesas que são eventuais ou acessórias, como produção de conteúdo, marketing digital e desenvolvimento de páginas, e que há despesas fixas, como funcionários, tecnologia necessária e recursos de conexão.

Assim, prever o quanto será gasto ao longo de um certo período dimensiona quanto da sua conta bancária vai ter que entrar no negócio antes de o retorno financeiro tomar forma.

3. Tenha dedicação ao design do empreendimento

Eduardo L’Hotellier, CEO do GetNinjas, por exemplo, já afirmou que o design do empreendimento digital pode ter um impacto significativo no retorno que a empresa recebe do mundo externo. Na visão dele, a simples cor de um botão pode significar a conversão de 20% dos seus clientes.

Ou seja, essa não é uma área na qual você deva economizar.

4. Tenha formas de pagamento seguras

Sabe quando você deseja comprar um produto, porém fica com o pé atrás de realizar o pagamento num ambiente que parece suspeito? Esse é um grande problema que passa desapercebido por muitos empreendimentos digitais, e faz uma parcela da sua clientela optar por outros ambientes na internet.

Então, se o seu negócio for novo, uma alternativa é fazer a intermediação do pagamento com plataformas já consolidadas no mercado, como Mercado Pago, ou fazer uso de marketplaces que promovam a intermediação entre cliente e empreendedor.

5. Faça um blog para falar do seu produto

Fato é que o Google adora conteúdo. É a partir dele que a gigante das buscas consegue entender o seu empreendimento, entender o “campo semântico” em que ele se insere e apresentá-lo adequadamente quando um determinado termo for pesquisado.

Note que essa parte da sua empresa também é de suma importância: dar atenção à forma como a pesquisa orgânica do Google reage às buscas por seu produto, sua empresa ou seu conteúdo.

Assim, saber como empreender na internet pode depender em grande parte de saber como organizar aquilo que rege as buscas na web.

6. Invista em tecnologia de ponta para empreender na internet

Se você quer investir no mercado digital, precisa de ferramentas que te permitam estar conectado o máximo possível. Por isso, contratar serviços de qualidade é indispensável para manter o seu negócio de prontidão e sustentar grande fluxo de dados, como o das videoconferências realizadas com o Google Meet.

Primeiro, as conexões via cabo com supervelocidades se tornaram a melhor alternativa. Nesse caso, 100MB ou mais garantem que você terá conexão suficiente. Porém, em caso de investimentos mais robustos, a TIM Live Internet pode entregar até 2GB, um outro patamar de navegação.

Depois, invista em planos para o celular que tenham benefícios adequados para o seu negócio. Quer um exemplo? Redes sociais liberadas são indispensáveis, pois é nelas que a maior parte do marketing digital recente vem acontecendo. Esteja atento para esse fato!

7. Preocupe-se com os leads

Já reparou que, em muitos casos, antes de você ter acesso a uma consulta de produto ou de valor final da sua compra no ambiente digital, certas páginas pedem que você insira um e-mail? Essa é uma das formas de capturar leads, que são os potenciais clientes da sua empresa.

Eles são importantes pois permitem que o empreendimento tenha como dimensionar, por exemplo, quantas pessoas deixam de comprar apesar de irem até a página de pagamento. Além disso, permitem o contato entre as partes, com aquele bom e velho cupom que motiva a compra.

8. Dedique-se ao marketing quando empreender na internet

Quando você se pergunta como empreender na internet?, já sabe que uma das dicas será relacionada a marketing, certo? Então, aqui vai um reforço: preocupe-se com estar sempre presente, porque quem é visto é lembrado!

Uma das formas mais comuns atualmente de realizar o marketing é pelas redes sociais. Elas não têm fronteiras geográficas, colocam cliente e negócio em contato com facilidade, além de darem visibilidade muito maior ao empreendimento.

Se você não manja de redes, é preciso dedicar algum capital a profissionais que entendam de criação de conteúdo e de gestão de redes sociais.

9. Escolha um nicho de mercado claro

Depois de ler todas essas dicas de como empreender na internet, agora é preciso que você selecione o seu nicho de mercado e invista o seu potencial. Vale dizer, porém, que por “nicho” há diversas interpretações.

Primeiro, você pode querer investir em um infoproduto, e poderá descobrir ainda mais sobre eles neste post. Por outro lado, pode ser que somente queira trabalhar de casa, no modo home office, e nesse caso pode ver aqui profissões que andam em alta.

Leia mais: Cuidar de plantas pode combater depressão, ansiedade, e já é terapia!

Como empreender na internet: entendeu os caminhos?

Agora que você já sabe tudo o que precisa sobre como empreender na internet, basta tocar ficha naquele projeto e fazer a coisa acontecer! Bora lá!

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem-informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui