Atualmente os smartphones se tornaram nossos fiéis companheiros. Fazemos uso deles para praticamente toda e qualquer tarefa ao longo do dia. Significa dizer, então, que eles contêm informações de todos os tipos sobre nossas vidas e, por isso, saber como fazer backup do celular pode evitar uma dor de cabeça indesejada.

O backup nada mais é do que um salvamento de arquivos para uma eventual recuperação de emergência. Assim, caso aconteça algum infortúnio com o seu aparelho, você poderá reaver seus ficheiros pessoais, suas fotos, seus vídeos, aplicativos, além de eventuais históricos de conversas em mensageiros, e o que mais houver nele.

O procedimento é bastante simples, sobretudo quando comparado à potencialidade de se ter um smartphone extraviado. Segundo pesquisa Mobile Time e Opinion Box, em 2020 o número de aparelhos roubados ou furtados no país já atinge a marca de 100 milhões. A estimativa é a de que mais de 64 milhões de brasileiros tenham sido vítima dessas práticas, o que faz sentir-se sortudo quem nunca o foi.

Contudo, o panorama geral nem leva em conta o número de dispositivos perdidos ou danificados, tais como aqueles que caem na água ou no solo, gerando danos sem possibilidade de recuperação. Do mesmo modo, saber como fazer backup de celular pode ser de grande valia para quem tem o seu infectado por algum vírus.

Se você pretende, então, manter uma cópia de segurança daquilo que há em seu smartphone, veio ao lugar certo. Isso, pois vamos descrever os procedimentos necessários para cada modelo, a depender do seu sistema operacional, Android ou iOS.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS 

Leia mais: Plano TIM Black Família: confira as vantagens e sua economia!

Como fazer backup do celular Android via nuvem

Para fazer backup do celular com Android, a forma mais simples é através do sistema de nuvem do Google, disponibilizado a todos os usuários a partir do e-mail cadastrado no primeiro acesso do celular (ele aparecerá descrito na tela de backup).

Para fazê-lo, faça o seguinte (observando que o caminho pode ser ligeiramente diferente caso o seu sistema operacional não seja o mais recente):

  1. Acesse as configurações do seu Android;
  2. Depois, selecione a opção Geral ou Nuvem e Contas (essa nomenclatura pode variar a depender do seu aparelho);
  3. Selecione, então, a entrada Fazer backup e restaurar ou Fazer backup e redefinir;
  4. Na tela seguinte, você poderá realizar uma personalização do backup que quer. O salvamento dos dados será feito na sua conta do Google, a qual registrará inclusive suas senhas de wi-fi, desde que você mantenha ativas as seleções Fazer backup de meus dados e Restaurar automaticamente.

Como fazer backup do celular iOS via nuvem

Para realizar um backup do seu celular com sistema operacional iOS, o procedimento é basicamente o mesmo, diferenciando-se na sua nomenclatura das entradas no iPhone. Para efetivá-lo, siga o seguinte passo-a-passo:

  1. Acesse as configurações do seu dispositivo;
  2. Selecione a entrada onde aparece o seu nome, tradicionalmente a primeira opção da lista;
  3. Na sequência, selecione o iCloud, sistema de nuvem da Apple;
  4. Então, ative os botões de todos os aplicativos que você quiser que mantenham uma cópia de segurança na sua nuvem do iCloud;
  5. Por fim, no final da lista há a opção de Backup do iCloud. Entre nela, ative o botão de Backup do iCloud e selecione a entrada Fazer Backup Agora.

Aplicativos de Backup e Restauração

Caso você queira se sentir ainda mais seguro, pode realizar uma cópia de segurança de todos os seus dados do smartphone a partir de aplicativos especializados. O único inconveniente, porém, é que tais ferramentas só estão disponíveis para aparelhos Android.

A forma alternativa de manter dados seguros em sistema operacional iOS pode alcançar arquivos mais simples, com soluções como Dropbox ou, inclusive, Google Drive.

1. Helium

O Helium é um aplicativo que permite ao usuário realizar o backup de seus dados e aplicativos com salvamento em um cartão SD (um periférico físico) ou em uma nuvem. Além disso, ele é capaz de sincronizar dados de seus aplicativos a partir de outros dispositivos Android.

Trata-se, então, de uma excelente ferramenta para quem deseja manter seus dados seguros.

2. App Backup Restore Transfer

O App Backup Restore Transfer cumpre a mesma finalidade, permitindo ao usuário realizar um backup de seus arquivos e restaurar aplicativos do Android posteriormente.

A aplicação permite backup em lote, sendo que as aplicações do seu cartão SD (o famoso cartão de memória) podem ser restauradas, realiza a desinstalação de aplicativos, ou o backup automático deles no momento da instalação.

Outro recurso interessante é que ele permite o uso do armazenamento do aparelho para o usuário, o que pode aliviar a necessidade de busca por Megas ou Gigas para o salvamento de arquivos.

3. Super Restauração de Backup

O Super Restauração de Backup é outra excelente ferramenta para quem deseja realizar backup de aplicativos e uma posterior restauração de seus dados. Aplicação permite que seu usuário faça um cópia segura de aplicativos, contatos, SMS, chamadas e calendário para o cartão SD. Além disso, Google Drive ou Gmail também são opções para destino do salvamento de seus arquivos.

O melhor de tudo é que é possível programar backups automáticos nas configurações do programa para que você não se preocupe com a tarefa.

Benefícios de manter backups ativos

Realizar backups do celular com frequência promove grandes vantagens para quem quer evitar uma dor de cabeça indesejada.

Primeiro, isso otimiza a sua gestão de tempo livre, sobretudo porque gastamos um tempo considerável com o trabalho de reconfigurar as propriedades do smartphone e o cadastramento de contatos quando um dispositivo é perdido ou furtado/roubado. Nesse caso, tudo estará salvo e poderá ser recuperado recuperado em poucos minutos.

Além disso, a prática diminui o risco de você perder dados importantes. Vale notar que, como o celular nos acompanha praticamente o dia inteiro, ele contém informações sobre aspectos relevantes do nosso cotidiano, sejam pessoais, sejam profissionais. E, muitas vezes, com potencial de impacto significativo quando em mãos erradas.

Nesse sentido, também é importante estar atento ao que se deve fazer quando um celular é furtado ou antes de passá-lo adiante.

Leia mais: Veja como mudar a senha do seu wifi em poucos minutos!

CONHEÇA AQUI OS MELHORES PLANOS DA TIM E SEJA MAIS

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece Mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui