Quer aprender como fazer figurinhas no WhatsApp? Esse tipo de conteúdo faz sucesso desde seu lançamento, ainda em 2018, e não é para menos. Trata-se de uma re-estilização dos memes adaptada diretamente para as redes sociais. E, como bons brasileiros, amamos conteúdo engraçado, qualquer que seja.

Muita gente nem se pergunta de onde é que elas surgem, e é justamente aqui que a resposta fica interessante. Alguns aplicativos simples ajudam usuários tanto de Android quanto de iOS a criar seus próprios pacotes de figurinhas. E não é preciso ser nenhum especialista para se dar bem com a ferramenta, muito menos entender de programação.

Os modelos mais rústicos demandam simplesmente uma imagem e um recorte feito a dedo. Por isso é que tanta gente conhecida acaba aparecendo em formato de figurinha nos grupos. Depois de inserir uma imagem nas ferramentas de criação, o usuário só precisa delinear onde quer que fiquem as fronteiras do sticker.

Se você quer descobrir como fazer figurinhas no WhatsApp, então vai descobrir aqui um passo-a-passo simples e rápido! Confira!

Leia mais: Plano Família TIM: o melhor apoio para as aulas online!

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Como fazer figurinhas no WhatsApp

É possível fazer figurinhas no WhatsApp tanto no sistema operacional Android quanto no iOS. Porém, a depender de qual você use, o aplicativo em questão pode ser diferente. Para criar o passo-a-passo abaixo usamos o Top Sticker Maker, para iPhones. Apesar disso, as interfaces das aplicações tradicionalmente são semelhantes, o que não deve promover nenhuma diferença significativa caso você conte com um aparelho Android.

Sendo assim, deixamos aqui duas referências, uma para cada sistema, então baixe o aplicativo na Store do seu smartphone:

Sticker.ly para Android  |  Top Sticker Maker para iOS

Usando o aplicativo para criação de figurinhas

Depois de baixar o aplicativo e instalá-lo no seu celular, abra-o normalmente. No caso do Top Sticker Maker, sua apresentação inicial conta com alguns tutoriais sobre o manuseio dos seus botões. Contudo, como o aplicativo está em português, tais caminhos se tornam intuitivos e fáceis de serem realizados.

Removendo o fundo das suas imagens

A criação de stickers para o WhatsApp pode ser uma arte, e a diferença entre uma boa figurinha e uma mais ou menos é justamente a dedicação de quem o produz. Uma prática que parece ser essencial para aquelas que realmente se destacam é a remoção do fundo. Assim, quando o item é publicado no WhatsApp, ele se torna “flutuante”, como se o seu fundo fosse o próprio papel de parede da rede social.

A verdade é que realizar esse procedimento é muito simples, e você pode fazer isso simplesmente passando o dedo sobre a imagem com a qual quer criar a figurinha.

Passo 1: Selecione uma imagem

Antes de começar, você precisa selecionar uma imagem com a qual queira trabalhar. Nesse caso, selecione o botão criar + para gerar um novo pacote (um arquivo onde você vai fazer figurinhas e deixá-las juntas para exportar para o WhatsApp).

  1. Crie um pacote;
  2. Nomeie o seu pacote (simplesmente para fins de armazenamento dentro do seu próprio aplicativo);
  3. Selecione o botão Adicionar Figurinha.

Nesse momento, você contará com três opções para selecionar a imagem com a qualquer fazer o sticker, a saber:

  • Tirar foto, na qual você usa a câmera do celular para bater uma foto;
  • Adicionar a partir das fotos, opção com a qual você acessa sua galeria e seleciona uma imagem que já esteja no seu smartphone;
  • Buscar na internet, opção que permite ao usuário acessar um navegador para buscar figurinhas ou imagens na rede.

No nosso caso, selecionamos uma imagem da galeria!

Passo 2: Manipule a imagem

Agora chegou a hora de você efetivamente manipular a imagem para criar o sticker. Nesse momento, você abrir a imagem que selecionou e contará com algumas opções de edição. Todas elas são bastante simples e objetivas, e seu manuseio é similar ao de qualquer outro aplicativo que edite ou manipule imagens.

criar figurinhas

  • Borracha: Ferramenta para que você apague o fundo e recorte diretamente a parte desejada com a qual que quer o Sticker. Vale notar que a ferramenta conta com um zoom bastante poderoso, o qual permite que o usuário visualize a imagem de muito próximo para que faça o contorno o mais perfeito possível. Se você quiser usá-la, basta dar um zoom (afastando os dedos) com o faz em outras imagens;
  • Varinha Mágica: A ferramenta da Varinha Mágica serve para que usuário recorte diretamente aquilo que se destaca na imagem, sem precisar fazer a seleção manual. Vale dizer, porém, que a ferramenta só funciona com objetos muito destacados. Então, em imagens visualmente confusas, essa opção não funcionará;
  • Texto: Serve para que você insira texto no seu Sticker, combinando-o com uma imagem;
  • Colagem: Serve para que o usuário realize uma colagem, sentido de combinar mais de uma imagem criando uma única figurinha;
  • Borda: Permite que o usuário insira uma borda nos contornos ou nas fronteiras da imagem desejada.

Passo 3: Exportando suas figurinhas

Agora que você já sabe como fazer figurinhas no WhatsApp, basta exportá-las para usufruir delas na rede social, certo? Então, siga o procedimento abaixo:

Depois de prontas (o WhatsApp precisa que ao menos 3 sejam enviadas, pois lembre-se de que trata-se de um pacote), selecione o botão Enviar Figurinhas.

figurinhasNa sequência, selecione para onde você deseja enviá-las. Nesse caso, a entrada é Enviar ao WhatsApp, mas outra pode ser a sua preferência.

figurinhas

Depois desse envio, a própria plataforma do WhatsApp será aberta (o aplicativo pedirá permissão na primeira vez) e aparecerá a opção para que você salve seus stickers por lá. Então, selecione a entrada Salvar e aguarde um instante. Depois disso, haverá uma entrada diretamente no espaço dos stickers na sua conversa.

criando adesivos

Por padrão, o pacote é salvo por inteiro, então todas as imagens que foram subidas juntas para a rede social permanecerão numa mesma entrada, chamada Pacote. Depois de usadas é que elas começam a figurar em outras abas, como a de adesivos usados recentemente.

adesivos no whats

Agora que você já sabe como fazer figurinhas no WhatsApp, vai arrasar naquelas conversas despretensiosas, não é mesmo? Elas alegram a interação sempre!

Leia mais: Meu plano TIM é a minha estação de trabalho em home office

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui