Fazer lives em redes sociais virou febre e ferramenta de trabalho para muita gente. Mas você sabe como fazer uma live no Tik Tok? Sabia que também são permitidas lives no aplicativo?

O Tik Tok permite sim fazer live, porém com algumas particularidades. Conheça quais são elas e entre para a rede social com mais de 150 milhões de usuários, que tem seu foco em vídeos engraçados, curtos e com conteúdos relevantes.

Para auxiliar no uso do app, separamos um passo a passo para te guiar na produção de lives e como utilizar as suas principais funcionalidades. Acompanhe a seguir!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia também: Conheça a nova rede social Tiktok e descubra seu potencial 

O que é Tik Tok?

O Tik Tok é uma plataforma de produção de pequenos vídeos, com duração de até 15 segundos. Permite gravação, edição com efeitos diversos, legenda e possibilidade de inserir trilha sonora.

Considerada uma das redes mais populares para produção de vídeos curtos, divertidos e com publicação automática.

Mas no meio das brincadeiras pode ter muito assunto interessante e muito conteúdo agregador de valor para sua marca, porém é necessário ter uma versão Tik Tok for business.

Dessa forma, as empresas inseridas no Tik Tok  precisam seguir algumas regras, ou seja,  não fazer panfletagem e usar a mesma linguagem do TikTokers, acompanhar as tendências, o engajamento dos usuários e se conectar com os de seu interesse.

Um ponto que difere das outras redes sociais é o que o usuário pode buscar por hashtags mais populares do momento, através do menu “descobrir”, o que facilita conectar com outros usuários que tenham interesses em comum.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Como fazer live no Tik Tok?

Agora que você já conhece um pouco mais da rede social vamos conhecer o passo a passo para fazer live no Tik Tok.

  1. Com o aplicativo do Tik Tok aberto, busque pelo botão “Plus”, o + cercado por um retângulo, localizado na parte inferior da tela;
  2.  Há duas opções de gravação de vídeos: “Ao Vivo” e “Vídeos”. Para fazer a live clique na opção ao vivo;
  3. Escreva o título da live no Tik Tok, mas tome cuidado ao utilizar palavras proibidas pelo app/rede social, do contrário a conta do usuário ou marca pode ser penalizada;
  4. Inserido o título da live no aplicativo, você já pode iniciar. Basta pressionar “ao vivo/live” e pronto. A sua transmissão ao vivo estará no ar e os seguidores poderão assistir e interagir com você!

Quem pode fazer live no Tik Tok?

Nem todas as contas tem a permissão para fazer live no Tik Tok. Caso você não encontre a opção de fazer a transmissão ao vivo é porque a sua conta não atende todos os requisitos exigidos para usar essa funcionalidade.

Fique atento! Para conseguir fazer live no Tik Tok a conta necessita ter no mínimo 1.000 seguidores. Porém, algumas pessoas já relataram que conseguem essa opção antes mesmo de atingirem essa meta.

Caso você tenha atingido a meta de 1.000 seguidores e não consiga realizar live no Tik Tok o problema pode ser na atualização do aplicativo. Uma simples atualização já costuma resolver o problema.

Outro quesito exigido para ter acesso a essa funcionalidade é a idade mínima do usuário, que deve ser superior a 16 anos.

Live no Tik Tok com duas pessoas é possível?

É possível convidar outra pessoa para participar de sua live e assim alcançar um maior engajamento. Mas para isso o outro usuário precisa ter a permissão para a transmissão de lives. Então nem todos poderão fazer uso dessa funcionalidade.

Quando duas pessoas fazem o vídeo juntas, as duas obterão links distintos para divulgação, um para cada conta e cada um com suas métricas de audiência.

Contudo, para fazer a live no Tik Tok com duas pessoas é necessário que os dois usuários estejam ao vivo ao mesmo tempo.

Assim, o convite poderá ser feito clicando nas correntes do canto inferior esquerdo da tela do aplicativo e em seguida basta escolher o seu convidado.

Como fazer uma live de sucesso no Tik Tok?

Agora que você já sabe fazer uma live no Tik Tok vamos mostrar como conseguir um bom resultado. Para isso, algumas dicas práticas e alguns cuidados precisam ser tomados para tentar garantir uma live de sucesso.

Veja a seguir algumas delas:

Faça um planejamento e realize testes

Está animado para fazer a live, então se organize e planeje antecipadamente sobre o assunto e o conteúdo a ser transmitido.

Após isso, treine um pouco a sua fala, os assuntos, a dancinha. Uma dica legal é fazer o vídeo na câmara do celular, salvar e encaminhar para um amigo. Ou fazer diretamente no aplicativo Tik Tok, porém não publique.

Com isso, poderá analisar e melhorar sua performance e a maneira como os assuntos são abordados. Mas não pense ser uma tarefa fácil. Inicialmente você pode achar estranho, mas depois você acostuma e se aperfeiçoa!

Suas lives vão melhorando com o tempo. Inicialmente, podem servir como testes para medir a interação, engajamento e feedback dos seguidores.

Seja o mais natural possível

A proposta do aplicativo Tik Tok é mostrar vídeos divertidos, curtos e muito espontâneos. Mas se tratando de uma live deverá fazer um bom planejamento do assunto a ser  abordado e ser o mais natural possível, sem muitas regras.

Apenas tenha em mente o que vai falar, e imagine estar frente a frente com seu seguidor ou seu convidado.

Dessa forma, a interação e o engajamento com o público tende a ser melhor e mais próxima do natural.

Faça divulgação da live em outros canais de comunicação

O processo de divulgação anterior à live é importante. Com isso, amplia o alcance do público interessado sobre o assunto e permite que as pessoas se programem para assistir a transmissão ao vivo.

Além disso, a live tonou-se uma importante estratégia de planejamento de marketing diante do distanciamento social. E para atrair seu público, a divulgação deve ser criativa e chamar a atenção dos Tik Tokers.

Fique atento às métricas

Se você quer ter alcance com suas lives, maior engajamento e mais seguidores é necessário ficar atento às métricas do Tik Tok.

Porém, para obter as métricas o perfil deve ser profissional, ou seja, é necessário possuir o Tik Tok Pro. Nele é possível explorar as ferramentas de análise e recursos profissionais do aplicativo.

Só com o perfil Pro, você poderá ter acesso ao Tik Tok Analytics que fornece informações importantes para entender a relação entre o conteúdo da conta e o algoritmo do Tik Tok.

Existem três categorias principais de métricas: visão geral do perfil,  informações do conteúdo e informações do seguidor.

Como isso, você poderá analisar sobre quais assuntos seus seguidores mais se interessam, que tipo de público alcançou e trabalhar nesses dados para melhorar sua performance nas lives.

Observe o número de seguidores online

Antes de iniciar sua live, observe o número de seguidores online. Isso é importante para alcançar maior participação, maior engajamento e mais popularidade.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Essa observação deve ser levada em conta no momento de fazer seu planejamento com o objetivo de escolher o horário mais apropriado para realizar a live.

Faça interação com os participantes durante a live

A transmissão ao vivo se assemelha a uma conversa presencial na qual a interação é necessária para formar um diálogo prazeroso para ambas as partes. E vamos concordar que ninguém gosta de falar sozinho, não é mesmo?

Então, para qualquer transmissão on line na internet a interação com os participantes é importante. Dessa forma, você pode fazer perguntas, propor algo de modo que os participantes se sintam à vontade. Possibilite abertura de diálogo e transforme a conversa em algo natural e espontâneo.

Escolha um tema relevante

Para a escolha do tema, você precisa conhecer melhor seus seguidores. Fazer uma análise visitando o perfil de cada um pode ser uma boa dica. Pode levar um certo tempo, mas compensa quando objetivo é ganhar popularidade e alavancar seu negócio.

Descobertos os temas que mais atraem o seu público fica mais fácil definir o assunto a ser abordado nas lives do Tik Tok e fazer um bom planejamento.

O tema principal abordado de maneira natural e com interação entre os participantes da live podem trazer, inclusive, sugestões de novos temas.

ASSINE AGORA MESMO UM DOS PLANOS DA TIM FEITOS PARA VOCÊ

Agora que você já sabe como fazer uma live no Tik Tok, que tal experimentar?

Com essas informação ficou fácil fazer uma live no Tik Tok! Então agora é hora de partir para a ação. Perca a vergonha e se conecte nessa rede que ganha cada vez mais popularidade.

Se você gostou desse conteúdo continue acompanhando o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente sobre diversos assuntos, pois você merece estar sempre bem informado. Até o próximo conteúdo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui