Existem gêneros que, conforme chegam ao mercado, ganham seu público imediato, e o podcast é um excelente exemplo. Com ele, usuários podem ter acesso a conteúdo sob demanda, quando e onde quiserem, e ainda podem selecionar a temática daquilo que consomem com facilidade. Há para todos os gostos, em todas as plataformas de áudio, e eles não param de se multiplicar. Por isso, saber como fazer um podcast pode te ajudar a alcançar seu público com mais facilidade.

Esse formato é relativamente novo, sendo que, em resumo, trata-se de um programa de áudio com temática específica. Mais ou menos assim: o produtor do conteúdo o grava e o disponibiliza para download ou em plataformas de streaming para que os interessados possam desfrutar dele quando quiserem. Geralmente, esse conteúdo é produzido de forma seriada, indo ao ar periodicamente, mas direcionado a um público em particular.

A duração de cada episódio pode variar, a depender de como ele é construído. Se houver entrevistados, geralmente ele dura um pouco mais. Além disso, como a ideia é que ele seja fluido, então depende do desenrolar do assunto. No caso mais tradicional, esse tempo é regrado por um padrão do próprio canal, e isso vai ser estabelecido pelas demandas da própria temática abordada.

O que vale a pena ser ressaltado é que eles, os podcasts, vêm assumindo uma posição de destaque quando o assunto é programa de áudio. Como são dispostos para temáticas diversas, há opções para todos, e eles acabam sendo de grande valia para quem deseja consumir conteúdo de qualidade durante a vida corrida do dia a dia. Basta acessá-lo e ouvi-lo a qualquer momento.

Leia mais: Deezer podcast: 9 programas para curtir na plataforma

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS? ENTÃO, CONFIRA AQUI OS PLANOS DA TIM!

Como fazer um podcast

1. Planejamento

Que o seu novo projeto precisa ser pautado por um bom planejamento. Primeiro de tudo é determinar qual seja o seu público-alvo, criar um roteiro e saber exatamente sobre o que falar em cada episódio. Isso também fará com que você saiba por quanto tempo precisa falar e, minimamente, determinar por quanto tempo você acha que seu público se manterá ativo na escuta.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Esse planejamento também permite que você saiba se diferenciar da concorrência. Se já houver outros canais no mesmo nicho, você poderá ter exemplos daqueles que fazem sucesso ou não.

2. Formato de abordagem

Além de você determinar uma temática para o seu canal, é importante que você escolha um formato para abordar o seu tema. Nesse sentido, é interessante refletir sobre as possibilidades para que eleja aquele em que você se sairá melhor.

Entre os principais, bate-papo, mesa redonda, debate, informativo, educativo, storytelling, entrevista, dissertativo são alguns deles. Nunca se esqueça, porém, de falar sobre algo que você domine.

3. Cenário

Quando você pretende um novo empreendimento como fazer um podcast, é preciso lembrar que não há cenário envolvido. Ou seja, tudo será feito a partir da sua voz. Por isso, é preciso se aproximar daquilo de que seu público gosta para não errar o alvo. Então, é indispensável que você faça pesquisas no momento de planejar para que tudo dê certo.

4. Frequência do podcast

Essa regra já é velha, mas vale a pena ressaltar para que ela não passe desapercebida por você. O que mais mantém o engajamento do seu público é a frequência. Ou seja, se o seu conteúdo for de qualidade, ele será esperado sempre no momento da publicação. Então, não o deixe esperando, sob pena de ele migrar para outras bandas.

5. Roteiro

Mesmo que seja um conteúdo distribuído em áudio, saiba que a maior parte dos consumidores se afeiçoa com práticas que ativam gatilhos. Nesse sentido, criar vinhetas de introdução, de finalização e sons que sejam só seus são uma grande aposta!

Além disso, lembre-se sempre de apresentar todos os participantes do podcast em todos os momentos. Isso, pois os internautas adoram ter acesso a informações pessoais de pessoas públicas, ainda que elas não possam ser vistas.

6. Gravação

Atualmente há muito conteúdo disponível na internet. Porém, os que mais se destacam são aqueles produzidos com qualidade. Por isso, preocupe-se com o momento de gravação. Tente preparar um ambiente limpo, silencioso, que não tenha sons externos para interferir na sua gravação.

7. Edição

Desse passo ninguém escapa: quer saber como fazer um podcast de qualidade? Edite-o e deixe-o o melhor possível para seu público. Além de organizar a informação que você deseja passar, mostra que você está realmente engajado em produzir um conteúdo único!

Alguns fatos sobre o podcast

Se você está querendo saber como fazer um podcast vai encontrar aqui alguns passos bem simples para começar a sua produção. O que importa você saber é como considerar o seu público, antes de mais nada. E, claro, ter em mente de uma maneira clara e posicionada qual será a sua temática.

O que acontece é que há muito conteúdo disponível nas plataformas de streaming atualmente. O podcast vem para facilitar o acesso do usuário ao tema pelo qual ele tenha interesse. Isso, pois o formato é ideal para ser consumido em qualquer lugar. Por exemplo, no carro, no ônibus, na academia, entre uma tarefa e outra, e por aí vai.

Como geralmente sua distribuição é on demand, basta dar o play e sair ouvindo. Assim, o público tem acesso a um episódio a cada período, determinado pelo próprio canal, e o mantém na sua lista de preferências.

Sobre a potencialidade do formato, é preciso ressaltar que ela é imensa. Só para se ter uma ideia, segundo o IBOPE, cerca de 40% da população ativa na internet já fez uso dele. Ou seja, 50 milhões de internautas são adeptos do gênero. Um chamariz e tanto para quem deseja atuar nesse nicho. E, claro, muita gente ganha grana com ele.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Existem relatos de gente que faturou alto com esse tipo de aposta. Uma determinada empresa passou 30 dias produzindo conteúdo de 10 minutos e apostando numa empreitada como fazer um podcast temático. Depois, quando veio à tona o resultado, ele foi nada menos do que abismal. Pasme, mas essa empresa lucrou R$ 7 milhões (sim, 7 milhões de dinheiros) em nada mais do que 24 horas. Quer mais potencialidade do que isso? Vai ser difícil de encontrar quando o assunto for consumo de conteúdo de áudio!

Por que o podcast faz tanto sucesso

Basicamente, por causa da vida corrida que temos atualmente. A verdade é que a vida adulta impõe muitas dificuldades a quem quer ter lazer na internet, como ouvir músicas ou ver séries, por conta das inúmeras tarefas que precisam ser cumpridas ao longo da semana. Nesse sentido, o podcast chega para não só entreter, mas também para contribuir com o desenvolvimento intelectual e o acesso a notícias do mundo.

Há diversos podcasts que são altamente especializados. Há aqueles que sejam destinados aos esportes, à ciência, às notícias, entre muitas outras temáticas. Por isso, eles acabam sendo um drops periódico sobre um tema que chame a atenção do usuário. Nada melhor do que poder ter acesso àquilo de que se gosta e o fazer a qualquer momento. É como acessar uma música no Deezer ou no seu serviço de streaming, mas sobre uma temática específica tendo diversos episódios à disposição.

Leia mais: Internet de bairro: como funciona? É segura? Entenda aqui!

QUER MUITA INTERNET NO SEU CELULAR PAGANDO POUCO? AQUI NA TIM TEM!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui