Saber como fazer vídeo no Tik Tok pode ser o diferencial entre fazer o seu canal alcançar milhões de visualizações ou ser somente mais um no meio da multidão. E, vale dizer, a multidão em questão não é nada pequena. A rede social chinesa encabeça todas as listas de aplicativos mais baixados no mundo já faz algum tempo.

Pode até ser que você não a conheça com propriedade, mas com certeza já viu seus feitos circulando por aí. Entre as principais produções, despontam como “famosas” as dublagens e as performances com encaixe de trilha sonora. Porém, a plataforma é dedicada a vídeos curtos, e o usuário pode criar obras como quiser.

Aparentemente, essas produções em pílula, com conteúdos variados, caíram no gosto dos adeptos das redes sociais ao redor do globo. Trata-se de um consumo acelerado de conteúdo e com grande espectro de alcance. Muito alcance! Só pra se ter uma ideia, a líder influencer da rede conta com mais de 90 milhões de seguidores, e tem gente na cola!

A popularidade de um indivíduo por lá depende diretamente da sua dedicação às produções que seu canal promove para a rede. Ainda que saber como fazer vídeo no Tik Tok não dependa de fórmula, definitivamente essa apreciação coletiva pode ser impulsionada por alguns fatores.

Por isso, preparamos algumas dicas primordiais para que você alavanque sua fama!

Leia também: Reconhecimento facial é a nova tecnologia de impressão digital

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

O que é o Tik Tok?

O Tik Tok é a reconfiguração da rede social chinesa Musical.ly. Surgida em 2014, com foco nos vídeos curtos, acabou sendo reestruturada pela empresa gestora, a ByteDance, que optou pelo nome Tik Tok para dar continuidade ao projeto em 2017. Nesse momento, a dublagem de uma canção representava o principal produto do aplicativo.

Ainda que o app Musical.ly fizesse sucesso em território chinês, é a partir da fusão com o Tik Tok que sua popularidade é realmente impulsionada para além das fronteiras. Um ano depois dessa transação, em 2018, o aplicativo já havia se tornado o mais baixado em solo americano, tradicionalmente liderado pelas soluções da empresa Facebook Inc.

O fato é que Brasil e Índia contribuem muito para a ascensão da marca ao redor do mundo. Os brasileiros até apreciam a rede social, estando na segunda posição, mas os indianos eram responsáveis por 41,3% dos downloads nas Stores do Google e da Apple no início de 2020. E, nesse volume todo, o tipo de conteúdo e o perfil de usuário permanecem inalterados: vídeos em drops com personagens bem-humorados, na maioria dos casos.

Os principais tipos de vídeo no Tik Tok

Saber como gravar vídeo no Tik Tok pode depender diretamente de qual tipo de conteúdo você deseja compartilhar. Os vídeos geralmente são curtos e simples, mas alguns formatos se destacam. Entre eles:

  • Dublagens: o usuário dubla uma música ou cena;
  • Transições: cenas que se alternam repentinamente;
  • Desafios: o usuário tenta realizar um desafio proposto;
  • Duetos: vídeos de dois usuários compartilham a mesma cena, como se um se relacionasse com o outro, porém a partir de cenários diferentes;
  • Reactions: usuários reagem a outros conteúdos.

Como fazer vídeo no Tik Tok

Para começar a usar a rede social, não é preciso prática tampouco habilidade. O primeiro que você deve fazer é baixar o aplicativo na sua loja do sistema operacional instalada no seu celular. Depois de realizada a instalação, basta iniciar o uso.

Um detalhe importante é que para você consumir os conteúdos por lá não é preciso nem mesmo fazer login. Ao acessá-lo pela primeira vez, você já terá à disposição os principais conteúdos da plataforma selecionados pelo algoritmo de amostragem. Porém, o Tik Tok vai além, permitindo funcionalidades já consagradas em outras redes.

Se você quiser, por exemplo, criar a sua rede de amigos, divulgar o seu canal, seguir outros usuários ou inclusive interagir pela plataforma, então você precisará criar um perfil para realizar login. Dito isso, a interface do Tik Tok é bastante simplista e objetiva, o que faz com que seu manuseio seja fácil e intuitivo.

Para criar um vídeo, basta que você clique no botão + disponível na parte inferior do layout. Depois, selecione a velocidade da gravação, a qual pode ficar entre 0,3x e 3x.

Leia também: Internet barata e rápida? Conheça os planos da TIM

Criar um vídeo com transições

Para criar um vídeo no formato de transição, o usuário precisa de um conteúdo um pouquinho mais dinâmico, dando continuidade a uma mesma história com cenas diferentes. Aqueles que fazem mais sucesso são aqueles em que a transmissão é suavizada, criando um impacto sutil entre a ida e a vinda da cena.

Por isso, a transição demanda um pouco mais de tempo para ser montada. Quer um exemplo? Já viu aqueles vídeos em que do nada uma pessoa descabelada e maltrapilha coloca a mão em frente à câmera do celular e, de repente, aparece maquilada, penteada, linda de morrer?

Pois é justamente esse o efeito transição, e logo você pode imaginar o tempo de preparação, mesmo que seja pra um vídeo curtinho, sim? Primeiro, seria preciso se desarrumar, gravar, depois se arrumar, gravar, e por aí vai. E, em caso de vídeos mais elaborados, há transições com 5, 7, 10 tomadas.

  1. Para gravar uma transmissão, basta clicar no botão na parte inferior da tela, no canto direito.
  2. O processo deve ser repetido várias vezes para que cada uma das gravações componha um trecho da transição.
  3. Quando todas as cenas estiverem prontas, clique em e depois em Avançar.

Quer uma dica? Prepare antecipadamente tudo o que vai aparecer no seu vídeo. Dessa maneira, você já sabe qual é o próximo passo sempre, otimizando um pouco a produção. E, vale lembrar, saber gravar vídeo no Tik Tok depende diretamente da produção envolvida, então capriche no visual!

Leia também: Podcast de tecnologia: conheça 5 opções para você ficar atualizado

Dicas para impulsionar seus vídeos

Quer fazer sucesso na rede? Então, motive a fama e promova engajamento do seu público.

  • Crie cenas engraçadas, pois elas são o carro-chefe do aplicativo;
  • Faça o que você faz bem, porque, quando se é bom, as pessoas gostam de ver;
  • Promova desafios ou enquetes, pois os usuários adoram interagir;
  • Faça desafios de hashtag com sua marca: sabia que até o Big Mac já desafiou os fãs pela rede social? Na ocasião, era preciso dançar ao som da música do Big Mac;
  • Use stickers nas suas publicações! Esse tipo de conteúdo causa estrago por onde passa, sim? Pois no Tik Tok não é diferente, e todo conteúdo diferenciado chama a atenção de outros usuários.

Leia mais: Vai usar o Tik Tok? Não esqueça de limpar seu celular contra o coronavírus!

GARANTA AQUI A MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL E FIQUE ONLINE

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui