Smartphones modernos estão cada vez mais poderosos. Isso acontece pois o número de funcionalidades presentes nos aparelhos se multiplicam, sendo que há aplicações para basicamente toda e qualquer tarefa. Além disso, os arquivos estão cada vez mais pesados, e um exemplo disso são as imagens. Por isso, de vez em quando é necessário saber como formatar o celular.

A principal consequência desse avanço tecnológico é a demanda crescente de capacidade de processamento e de hardwares físicos mais elaborados, tais como baterias melhores. Esse comportamento de uso acentuado dos smartphones faz com que eles sejam acometidos por lentidão ou travamento. O que acontece, então, é que sua utilização cresce desproporcionalmente em relação ao desenvolvimento dos seus componentes.

Para desfrutar de tudo o que a tecnologia pode promover, o essencial é adquirir modelos que sejam premium. Porém, tais apetrechos não são compatíveis com a realidade financeira nacional, pelo menos para a maioria da população. Como o custo dos melhores aparelhos é muito levado, é comum que usuários reclamem de problemas naturais relacionados ao desgaste, sejam físicos, sejam por espaço de armazenamento.

Nesse momento é que saber como formatar o celular entra em cena. A restauração às configurações de fábrica garante que seu dispositivo seja limpo. É claro que o desgaste físico não pode ser desfeito, mas esse procedimento garante sobrevida a aparelhos mais antigos, sobretudo àqueles que contam com pouca memória.

Leia mais: Como acessar o backup do Google Fotos? Veja como usar o app!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Como formatar o seu celular: procedimentos

Independentemente de qual seja o sistema operacional do seu aparelho, saiba que, à parte da formatação via aplicativos, há duas formas de o procedimento ser realizado tanto em aparelhos com Android quanto em aparelhos com iOS.

A primeira delas é utilizando a própria entrada das Configurações (Android) ou Ajustes (iOS), que o faz de forma nativa. A segunda, utilizando as plataformas de rastreio do celular via navegador. Vale ressaltar que, depois de o celular ser formatado, há poucas chances de arquivos deletados serem recuperados, ok?

Dito isso, basta escolher o seu:

1. Como formatar Android via sistema;
2. Como formatar iOS via sistema;
3. Como formatar Android via navegador;
4. Como formatar iOS via navegador;

1. Formatar celular Android via sistema

Se você busca por informações sobre como formatar o celular com Android via sistema operacional, o procedimento é muito simples. Basta seguir o passo a passo abaixo de acordo com a fabricante do seu aparelho (via de regra, poucas nomenclaturas mudam, mas seguem as principais delas):

  • Procedimento padrão
  1. Abra o menu de Configurações do celular;
  2. Vá até a opção Sistema;
  3. Selecione a entrada Avançado” e busque pela alternativa Opções de restauração. Então, toque nela;
  4. Escolha a opção Apagar todos os dados (restauração de fábrica);
  5. Depois, é só aguardar a finalização do procedimento. Ao final, o aparelho estará zerado, tal como quando chegou.
  • Samsung
  1. Acesse o menu de Configurações;
  2. Na aba seguinte, toque em Gerenciamento Geral;
  3. Então, escolha a opção Restaurar e, logo depois, selecione Restaurar padrão de fábrica;
  4. Nesse momento, selecione Redefinir;
  5. Por fim, toque em Apagar tudo, pois assim iniciará o processo de formatação e exclusão das informações armazenadas na sua memória interna.
  • Xiaomi
  1. Abra o menu Configurações;
  2. Na opção Sistema e Dispositivo, toque em Configurações adicionais;
  3. Fazer backup e redefinir deve ser selecionado, depois deve ser Configuração original;
  4. Em Redefinir telefone, digite senha da conta Mi (Xiaomi) e, por fim, toque em Ok;
  5. Por fim, deve aparecer uma mensagem na tela. Então, selecione o botão Avançar para iniciar a formatação do smartphone Xiaomi.
  • Motorola
  1. Vá até o menu de Configurações;
  2. Selecione a alternativa Fazer backup e redefinir;
  3. Então, entre em Restaurar dados de fábrica;
  4. Por fim, clique em Restaurar telefone e aguarde o processo finalizar. Vale lembrar que o aparelho, aqui, deve estar com sua bateria carregada.

Leia mais: Os 5 celulares com melhor autonomia de bateria do mercado!

2. Formatar iOS via sistema

Para formatar seu aparelho da Apple via sistema iOS, basta fazer o seguinte:

  1. Acesse os Ajustes do seu aparelho;
  2. Vá até a entrada Geral;
  3. Toque em Redefinir;
  4. Selecione Apagar Conteúdo e Ajustes;
  5. Informe a senha de bloqueio do seu celular;
  6. Por fim, selecione Apagar iPhone.

3. Formatar aparelho Android via navegador

Para formatar o seu aparelho via navegador, basta que você siga o procedimento-padrão para localizar aparelhos perdidos ou roubados. Num determinado momento, você pode escolher a opção limpar telefone, a qual o fará retornar ao padrão de fábrica.

  1. Primeiro você deve acessar a página do rastreador de dispositivos do Google;
  2. Depois, é necessário que você faça o login com a conta que estiver vinculada ao smartphone ou tablet (aquela que você usa no aparelho desde o primeiro contato com ele);
  3. Logo depois de você concluir o acesso, a própria plataforma já apresentará para você os seus aparelhos que estão vinculados, para o caso de você ter mais de um. Então, selecione aquele que está perdido ou roubado;
  4. Na sequência, você verá o último acesso do aparelho e a carga de bateria com que ele se encontra, além de três opções, sendo que a que é importante aqui é a seguinte:
    • Limpar dispositivo: Elegendo essa opção, todos os seus arquivos serão apagados e sua conta do Google será desconectada. Depois desse procedimento, você precisará reiniciar seu telefone do zero, inclusive inserindo seus dados cadastrais da conta do Google.

4. Formatar aparelho Apple via navegador

Para formatar seu iPhone ou iPad via navegador, o seguinte procedimento pode ser realizado:

  1. Primeiro, acesse o site Buscar iPhone, da iCloud;
  2. Depois, faço login com o seu ID Apple registrado no dispositivo;
  3. Feito isso, será apresentado um mapa com a localização do aparelho em tempo real, além de três opções, sendo que a que realiza a operação de formatação do aparelho é a seguinte:
    • Apagar iPhone: Com essa opção, seu aparelho será integralmente apagado. Vale observar, porém, que nem mesmo você poderá reaver os dados contidos nele, ok?

Fazendo backup antes de formatar

Se você pretende formatar seu smartphone ou tablet, tenha em mente que fazer um backup pode ser uma boa forma de facilitar a ativação do seu dispositivo ou manter salvaguardados os arquivos que sejam essenciais.

Entre os posts que já preparamos, aqui vão algumas opções que podem ser de uma ajuda adicional importante:

Além disso, vale notar que ter arquivos salvos no seu cartão de memória também garante alguma facilidade durante a recuperação ou libera espaço da memória de armazenamento para quem vem sofrendo com problemas de lentidão.

Uma palavrinha final? Considere, antes de um procedimento como formatar o seu celular, verificar se não existem problemas mais fáceis de serem resolvidos em jogo. Se o seu problema for celular lento, pode ser que a causa não demande uma volta às configurações de fábrica, mas, sim, uma simples limpeza pontual de arquivos ou uma alternância para comportamentos mais saudáveis.

Leia mais: TIM Internet: conheça as facilidades para quem ama ficar online

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui