Você provavelmente conta com algum mensageiro em seu smartphone para manter contato com seus amigos e familiares. Esse tipo de aplicação vem se popularizando cada vez mais, sobretudo com a expansão do WhatsApp, porém não está restrita a ele. Para quem já sabe como funciona, o Telegram é similar a seus concorrentes, mas também conta com algumas particularidades.

Aquela que parece mais agradar ao público é o recurso de armazenamento em nuvem. Com ele, é possível compartilhar arquivos maiores com maior velocidade, já que a instrução de compartilhamento ativa sua distribuição de modo quase instantâneo. E essa pode ser uma ferramenta essencial para o uso do aplicativo com finalidade profissional.

Esse perfil de usuário parece ser o mais presente na plataforma, tornando o mensageiro um recurso para fins específicos. O ambiente controlado, no qual somente o administrador pode se manifestar num grupo, previne distrações da audiência. Porém, essa é uma opção que precisa ser ativada, não sendo default.

De resto, o app atua da mesma maneira que outros aplicativos de mensagem. É possível enviar mensagens usando texto, fotos, vídeos, figurinhas adesivas ou arquivos (.pdf, .doc, etc) de maneira instantânea, cujo conteúdo é protegido pela criptografia de ponta a ponta (P2P). E justamente essa segurança que alavancou a sua popularidade.

Quer saber como funciona o Telegram? Então, confira todos os seus detalhes e desfrute de um dos mensageiros mais famigerados do momento!

Leia mais: Vendas no WhatsApp: 11 dicas para usar e impulsionar o negócio

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

O que é o Telegram

O Telegram é um aplicativo mensageiro instantâneo lançado em 2013 na Rússia. Seu grande diferencial é que seu armazenamento é realizado em nuvem, o que otimiza a distribuição de conteúdo sobretudo nas relações profissionais. Além disso, essa tecnologia Cloud também libera a memória do seu celular, já que os arquivos não precisam ser baixados nem armazenados quando trocados numa conversa.

À parte dessa atuação focalizada, o aplicativo funciona como qualquer outro dos segmento. O envio de mensagens permite, além de texto, o compartilhamento de imagem, vídeos, arquivos, stickers, entre outros. Apesar dos seus mais de 200 milhões de usuários ativos mensalmente, ele ainda parece estar em fase de expansão quando o assunto é interação social.

Algumas de suas funcionalidades são bastante inovadoras quando o Telegram é comparado com seus concorrentes. Em termos de segurança, é possível, por exemplo, ter, além da criptografia de ponta-a-ponta, um chat secreto. Outro recurso mirabolante é o de estabelecer um timer de autodestruição para suas mensagens. Essas não são as únicas que não estão presentes em outros aplicativos, e já voltaremos às “particularidades” da plataforma.

Como funciona o Telegram

Para fazer o uso do Instagram, o cliente precisa contar com um número de telefone ativo, assim como o faz em outros mensageiros. Ou seja, é preciso usar um celular que contenha um cartão SIM válido. O primeiro passo, então, é instalar a aplicação.

Download: Android | iOS

Depois de instalar o aplicativo, você precisa inserir alguns dados da sua conta:

  1. Digitar o número do seu telefone;
  2. Validá-lo com o código SMS que será enviado ao seu número;
  3. Selecionar uma foto para o seu perfil de usuário;
  4. Inserir o nome que será utilizado no seu perfil.

Na sequência, sua conta já estará ativa. Começa, então, o uso real da aplicação. E, vale dizer, ela é bastante simples e intuitiva, aproximando-se em muito daquilo o que acontece em outras aplicações.

Um detalhe que precisa ser ressaltado é o de que, para enviar uma mensagem, basta clicar no ícone de lápis que fica no canto inferior direito da tela ou pesquisar pelo nome do contato na barra superior. Porém, só serão encontrados os contatos que também tiverem o aplicativo instalado em seus smartphones.

Leia mais: Usar o WhatsApp para vender é solução para pequenos comerciantes

As particularidades do Telegram

Grupos como funciona o Telegram

No Telegram, também é possível criar grupos sociais o profissional, mas o grande diferencial aqui é o número de usuários que podem ser inseridos em cada um deles. Bem longe da marca da concorrência, num mesmo grupo é possível contar com até 200.000 participantes.

Canais de transmissão

Outra funcionalidade que está presente na plataforma e que impulsiona muito a sua atuação profissional é a de limitar a interação dos participantes em grupos específicos, chamados de canais de transmissão. Assim sendo, é possível que somente administradores compartilhem conteúdo neles, sendo que os outros figurem apenas como espectadores.

Esse recurso agrada muito a quem faz uso profissional da plataforma, pois permite que o compartilhamento de conteúdos dedicados não seja atabalhoado pela interação contínua de outros membros nem por assuntos distratores.

Entretanto, os “espectadores” podem interagir quando solicitados. Esse é o caso, por exemplo, de o administrador distribuir uma enquete. Nesse caso, eles poderão responder à solicitação.

Acesso ao conteúdo anterior ao ingresso

Uma grande vantagem do Telegram quando o assunto são seus grupos ou canais de transmissão é que os novos participantes ainda têm acesso às mensagens trocadas anteriormente. Nesse sentido, você já deve ter percebido que quando ingressa em um grupo no WhatsApp só pode ver as mensagens trocadas depois desse ingresso. Pois, não é isso que acontece aqui.

Quando um novo usuário acessa um novo ambiente, ele poderá ter acesso a todas as mensagens enviadas antes mesmo de ele fazer parte do grupo. Além disso, ele também poderá usar a busca por palavras-chave para encontrar com maior facilidade aquilo que não presenciou.

Esse recurso é possível justamente porque todas as mensagens trocadas são armazenadas em nuvem, e ficam salvaguardadas num ambiente virtual da própria plataforma. Vai lembrar também que justamente por isso usuário também contará com acesso aos arquivos enviados por lá.

Em termos de atuação profissional, imagine que um cliente tenha acesso a tudo aquilo que a sua marca postou ainda que não estivesse presente! Agora dá para entender o porquê de as relações profissionais privilegiarem essa plataforma, sim?

Chat secreto como funciona o Telegram

Chat secreto é outra funcionalidade disponível somente no Telegram. Nela, os recursos de segurança vão além, garantindo uma maior privacidade de seus participantes.

Nesse caso, não é possível fazer a captura da tela – o famoso print screen – nem é possível encaminhar mensagens para outro chat. Além disso, não deixa rastro no servidores, permitindo ainda um timer de autodestruição para a conversa em questão.

Vale lembrar também como funciona o Telegram para o que veem seus contatos: é possível deixar apagado o seu número de telefone, fazendo com que a interação apresente somente o nome do seu perfil.

Agora que você já sabe como funciona o Telegram, quem sabe não faz um bom uso dele para incrementar as suas relações sociais ou profissionais?

Leia mais: C6 Bank é bom? Conheça o novo banco digital brasileiro!

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui