Os recursos para celular já alcançam a casa dos milhões nas lojas de aplicativos. Por isso, é possível encontrar soluções para basicamente todas as pretensões que tenhamos, independentemente de qual ela seja. Nesse sentido, saber como gravar a tela do celular já foi um procedimento complicado, mas não é o que acontece atualmente.

Além da simples gravação, também é possível editar e compartilhar o resultado com facilidade. Desse modo, é possível inclusive realizar uma transmissão ao vivo com captura do vídeo, do áudio e do microfone do seu smartphone ou tablet para que seus seguidores o acompanhem simultaneamente.

A maioria das ferramentas disponíveis é dedicada ao sistema operacional Android. Apesar disso, existem aplicações compatíveis com o iOS, mas nesse sistema há uma forma mais simples. Isso pois a Apple (com suas milhares de soluções superinteligentes) garante ao usuário uma ferramenta nativa.

O recurso só está disponível para versões a partir do iOS 11, tanto em iPhones quanto em iPads. Contudo, quem conta com o sistema operacional a partir do iOS 13 pode, inclusive, editar seus vídeos em algumas características particulares. Entre elas, podemos destacar a cor, o brilho, a saturação e a nitidez. E tudo isso manualmente.

Então, se você quer saber como gravar a tela do celular, já vai descobrir uma ferramenta ideal. Basta escolher a sua!

Leia também: Reconhecimento facial é a nova tecnologia de impressão digital

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Como gravar a tela do celular com aplicações

1. AZ Screen Recorder

aplicativo para gravar a tela do celular

O AZ Screen Recorder está disponível somente para Android, sendo um dos aplicativos mais antigos do gênero tanto quanto um dos mais consagrados. Entre suas principais características, a versatilidade e a pouca exigência de recursos se destacam. O melhor de tudo é que ele é compatível com o sistema operacional Android desde sua versão 5.0 Lollipop.

A ferramenta suporta gravação em 4K ou a 60 frames por segundo (60 fps). Além disso, não impõe nenhuma marca d’água, o que é bem legal.

Um ponto na aplicação é que sua versão paga livra o usuário dos anúncios. Porém, caso não seja sua intenção, saiba que você terá todas as opções e controles habilitados, sendo que o app não limita em nada sua funcionalidade.

Seus controles são simples e intuitivos, e basta clicar no ícone de câmera vermelho e conceder as permissões que serão solicitadas para desfrutar da ferramenta.

Download: Android

2. Mobizen para saber como gravar tela do celular 

aplicativo para gravar a tela

O Mobizen é um dos aplicativos preferidos dos iniciantes que desejam saber como gravar a tela do celular. Além disso, a ferramenta está classificada como recomendado pelos próprios editores do Google Play, o que a coloca em um patamar de destaque.

Sua interface é bastante simples, o que torna a experiência bastante aprazível. Com ele, ajustar tanto a qualidade de vídeo quanto a de áudio com facilidade. Além disso, também é possível determinar o uso da câmera frontal. É interessante notar que ele também possui ferramentas de edição, sendo que nenhuma delas é muito complicada, mesmo para usuários leigos.

Apesar de gratuito, algumas funções são limitadas quando seu usuário não conta com um plano de assinatura. Entre essas funções se destacam os anúncios e as marcas d’água.

Download: Android

3. DU Recorder

gravar tela

O DU Recorder é uma solução recente, mas bastante atraente para quem deseja gravar vídeos e compartilhá-los de maneira simples.

Com ele, é possível que o usuário associe sua conta do YouTube ou do Facebook ao aplicativo. A partir daí, é possível sincronizar tarefas como gravar a tela do celular e transmitir o resultado diretamente aos seus seguidores. O melhor de tudo é que é assim mesmo, direto, sendo desnecessária a utilização de outro app.

O legal da ferramenta é que ela grava todo o conteúdo para possíveis edições posteriores. Ou seja, o material gravado fica salvo no aparelho do usuário, permitindo que sejam realizadas edições manuais mesmo que as transmissões já tenham acontecido.

Isso é interessante porque torna possível editar vídeos compartilhados para que, depois, sua disponibilização ao público em geral conte com modificações pontuais.

A aplicação dá conta de gravações em até 1440 pixels, permitindo também a inclusão de marcas d’água em transmissões e oferecendo ferramentas de edição bastante avançadas. O melhor de tudo é que ela é totalmente gratuita, não contando nem mesmo com anúncios!

Download: Android iOS

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Gravar a tela do celular com a função nativa do iOS

O iOS conta com uma função nativa para que usuários possam gravar a tela do celular, a qual está disponível tanto em iPhones quanto em iPads. E, vale dizer, ela é bastante eficiente (tal como tudo que a Apple produz). Para ativá-la, faça o seguinte:

gravar a tela do celular

  1. Abra os Ajustes do seu celular;
  2. Depois, acesse o menu Central de Controle;
  3. Nele, clique em Personalizar Controles;
  4. Toque no botão (+) ao lado da ferramenta Gravação da Tela;
  5. Acesse a tela ou o aplicativo de que você deseje gravar a tela;
  6. Deslize o dedo no canto superior direito do iPhone ou iPad de baixo para cima, pois isso abrirá a Central de Controle;
  7. Então, toque no botão de “gravar a tela” (um círculo com um botão Record);
  8. Nesse momento, o próprio iOS realiza uma contagem regressiva de 3 segundos, sendo que depois ele começa a gravar;
  9. Segure o botão e um pop-up permitirá ativar o microfone e captar sons externos;
  10. Agora, note que a barra de status no topo do seu iPhone ou iPad ficou vermelha;
    Se você quiser interromper a gravação, toque na barra de status e, então, no pop-up “Parar”.

Quando você utiliza a ferramenta nativa do iPhone, todas as suas gravações são armazenadas na sua Galeria de Imagens. A partir daí, você pode compartilhar o resultado nas redes sociais, enviá-lo para outros serviços ou aplicações, além de usar as ferramentas de edição para manipulá-lo.

Vai gravar a tela do seu celular?

Agora que você já sabe como gravar a tela do celular, pode mostrar para seus amigos ou seguidores tudo que acontece em seu smartphone com facilidade. Um prato cheio para, inclusive, promover aquele engajamento do outro lado da tela!

Leia mais: Qual o melhor plano de internet para youtubers? Confira dicas!

GARANTA AQUI A MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL E FIQUE ONLINE

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem-informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui