Saber como gravar vídeo no celular com boa qualidade é uma arte moderna. Apesar da influência maior no resultado ser da própria tecnologia, os ajustes adequados podem fazer toda a diferença, e tais configurações precisam ser feitas manualmente, visto que o padrão de fábrica sempre tende a ser “econômico” quando o assunto é a sua memória de armazenamento.

O que acontece aqui é que existe uma relação biunívoca entre qualidade da gravação e tamanho do vídeo, certo? Quanto maior a resolução, maior é o tamanho do arquivo final. E, sabendo disso, o padrão é que seu smartphone, ainda que novo e superavançado, chegue até você com ajustes que figuram no meio-termo.

Como os conjuntos fotográficos atualmente estão cada vez melhores, pode ser que essa diferença não seja percebida pelo usuário, sobretudo porque o próprio celular é o principal local de visualização dos vídeos. Porém, para quem deseja compartilhá-los a outras plataformas, por exemplo, esse ajuste se torna indispensável.

O maior exemplo é se você desejar tomar o rumo na vida como youtuber. Na principal rede social do Brasil, os vídeos tradicionalmente contam com muita qualidade. Por isso, para você se destacar, é preciso dar atenção aos detalhes.

Além disso, é claro que há outros fatores que te ajudam a ter melhores resultados quando o assunto é saber como gravar vídeo no celular. Há fatores externos à tecnologia que também fazem toda a diferença, entre eles o cenário, a iluminação, o roteiro e o formato (seu tempo de duração).

Então, preparamos este post para te esclarecer todos esses tópicos!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS 

Leia mais: Tem como mudar o CPF do chip? Descubra se é possível aqui!

Como gravar vídeo no celular

Gravar vídeos de qualidade, conforme antecipamos, envolve tanto aspectos tecnológicos quanto físicos ou procedimentais. O quadro geral sofre melhoras com ambos, mas comecemos pela tecnologia.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Tecnologia para gravar vídeo

Resolução do vídeo

O fator mais relevante para que você grave bons vídeos é o ajuste da resolução da sua câmera. Por isso, procure por essa configuração no seu aparelho e a deixe na máxima.

Logicamente, existe um impacto no consumo da sua memória de armazenamento, e quanto maior for a resolução, maior será o consumo dos Gigas da sua memória.

  • Ajuste de resolução no Android
    Se você é usuário do Android, então os ajustes de resolução estão no próprio aplicativo da câmera. Basta entrar em Configurações e, então, ajustá-los para o vídeo traseiro e para o frontal (selfies) da melhor maneira.
  • Ajuste de resolução no iOS
    Se você é usuário de iPhone, então os ajustes de resolução estarão nas Configurações do próprio sistema operacional. Assim, é preciso ir aos Ajustes > Câmera > Gravar vídeo. Além disso, nessa entrada também é possível ajustar a qualidade da gravação em câmera lenta, se for o seu caso.

ISO e obturador da câmera

Em alguns modelos de celular é possível também ajustar o obturador e o ISO. Tais configurações se relacionam com a luz da sua imagem. Ou seja, passando tais sensores para o modo manual, você pode regular um pouco melhor (se achar que assim fica) a luz do seu cenário.

Capacidade de armazenamento

Já verificou quanta memória você tem sobrando para realizar uma gravação? Apesar de os celulares contarem com cada vez mais memória de armazenamento, vídeos com alta resolução tendem a consumir bastante espaço. Quer um exemplo?

Segundo as informações do próprio aparelho, o iPhone 6, com 8MP na lente traseira, consome, em média, 175MB a cada minuto de gravação na sua resolução máxima, 1080 pixels a 60 frames por segundo. Se você acha que 8MP são pouco, note que o iPhone não traduz exatamente esses dados, e foi esse modelo que registrou a imagem abaixo:

como gravar vídeo no celular

Ainda assim, vale notar que há modelos que alcançam facilmente os 40MP, tal como o Huawei P30 Pro (que já teve a melhor câmera do mundo em 2019), o Redmi Note 9 Pro e o Galaxy M31 com 64MP, e modelos avançados como o Xiaomi MI Note 10 e o Galaxy S20 Ultra com nada menos do que 108MP.

Ou seja, quanto mais avançado o celular, maior a preocupação com o armazenamento.

Limpe a lente do seu celular

Apesar de parecer brincadeira, muitas vezes os usuários não se dão conta de que a lente traseira pode estar suja na hora da gravação. O resultado é aquele aspecto embaçado, o qual minimiza a qualidade da sua resolução.

Por isso, uma limpeza com um papel toalha pode ser de grande valia antes de você gravar seus vídeos.

Se necessário, invista em microfone

Apesar de o celular atualmente contar com uma excelente captação de áudio, no momento de gravar um vídeo pode ser que ele não seja o mais adequado. Então, vale a pena fazer um teste para verificar se você não necessita de equipamento extra.

Nesse sentido, os fones bluetooth podem ser uma boa alternativa, sobretudo em modelos que contem com boa captação, tais como o Apple Air Pods e o Xiaomi Air Dots.

Para necessidades maiores, os microfones de lapela são a melhor opção.

Fatores ambientais para gravar vídeos com o celular

Além do fator tecnológico, há também que se preocupar com os fatores ambientais que podem afetar o resultado das suas gravações. Nesse sentido, esteja atento ao seguinte:

Filme sempre na horizontal

Antes de mais nada, saiba que bons vídeos são sempre gravados na horizontal. Assim, adequa-se o encaixe da filmagem a monitores maiores e previne-se aquela tarja preta lateral.

Se for segurar o celular, use as duas mãos

O melhor é sempre usar um tripé ou algum tipo de suporte para manter a estabilidade de seus vídeos. Porém, caso você vá gravar segurando o celular, use sempre as duas mãos.

Vale notar que isso é ainda mais importante em situações nas quais você vá fazer uso de zoom. Nesse recurso, a estabilidade se torna ainda mais sensível.

Utilize as grades de enquadramento

Bons registros, quaisquer que sejam, dependem de uma boa composição. Por isso, se você quiser saber como gravar vídeos com o celular da maneira mais aproximada possível daquilo que seria um resultado profissional, habitue-se com as regras de composição baseadas em gradeamento.

A maioria dos celulares modernos permite que você insira as linhas de grade manualmente. Basta ir até as configurações da sua câmera.

Com elas, você consegue realizar um enquadramento da melhor maneira possível, ajustando a disposição do resultado a partir dos quadros, simetricamente, assimetricamente. Depende do que quer fazer.

Use a luz de maneira adequada

Apesar de câmeras modernas contornarem problemas de iluminação com facilidade, a melhor iluminação é a natural. À luz do dia, você alcança um espectro de cores maior, além de alcançar melhores resoluções no seu vídeo.

Por isso, dê atenção a esse detalhe. Se for gravar à noite ou em ambientes fechados, proveja iluminação direta sobre o alvo. Em cenários amadores, abajures frontais podem ser uma boa opção.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Foco manual, please!

Sabe quando seu celular muda o foco da imagem sozinho? Isso é feito pela tecnologia, mas ela nem sempre acerta. Com o ajuste manual, você consegue determinar qual parte da imagem será o foco da sua gravação. Assim, minimiza situações de desfoque repentino não-solicitados.

Edição e compartilhamento

No pós-gravação, duas coisas são extremamente importantes. A primeira delas é a exportação.

Suponhamos, por exemplo, que você vá fazer a edição de vídeo no seu computador. Se assim for, é importante ajustar a exportação ou o compartilhamento com a melhor resolução possível. Se você usar o os ajustes tradicionais, pode compartilhá-lo com menor resolução, e daí de nada adianta ter realizado todos os ajustes necessários para ter a melhor resolução possível.

Atualmente, a edição pode ser feita via aplicativos no próprio celular, e está aí uma forma de prevenir esse imbróglio.

A segunda, é a própria edição antes do compartilhamento (nas redes sociais, por exemplo). Bons vídeos sempre passam por editores, e eles estão cada vez mais simples. Vale a pena usá-los!

Leia mais: Usar o WhatsApp para vender é solução para pequenos comerciantes

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui