Se você não tem o hábito de deletar arquivos do seu celular, pode estar sofrendo com sua lentidão. Isso pois a sobrecarga de armazenamento impacta diretamente na fluidez do seu manuseio e essa pode ser oriunda de diversas fontes em termos de diretório. Por isso, saber como limpar o celular pode ser uma excelente maneira de fazer com que ele volte a ser mais rápido.

É possível realizar esses ajustes de diversas maneiras. Manualmente é uma opção, relacionada com o armazenamento de imagens, com a limpeza de cache dos aplicativos individualmente, assim como a limpeza de arquivos dentro de aplicativos. Nesse sentido, o WhatsApp, por exemplo, pode arquivar fotos e arquivos sem que esses vão para repositórios do celular, nas galerias. Assim, é preciso adentrar nas conversas para realizar essa limpeza.

Uma maneira relativamente mais simples é através da utilização de limpadores de dispositivo. Com eles, diversas tarefas de deleção são realizadas simultaneamente, mas não é possível individualizar as aplicações que serão limpas. Nesse caso, o cache é centralizado numa única entrada e todos os apps do celular sofrerão da mesma maneira. A vantagem é que eles têm diversas funções e podem também otimizar o consumo da RAM e a vida útil da bateria.

Há aplicações que, inclusive, identificam arquivos ou imagens duplicadas para deletar. Nesse caso, é possível limpar o celular sem precisar realizar muitas seleções, sobretudo quando o aparelho contém muitas fotos. E, quem já tentou sabe: por vezes limpar a galeria se torna uma tarefa bastante exaustiva.

Leia mais: Como colocar internet na TV? 5 formas de conectar!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS? ENTÃO, CONFIRA AQUI OS PLANOS DA TIM!

Como limpar o celular

Há diversas formas de você ter como limpar o seu celular. As opções mais completas são aquelas que fazem uso de aplicativos especializados, pois com eles a limpeza é mais abrangente e, consequentemente, mais facilitada. Porém, não é possível individualizar a limpeza de cache por aplicações, por exemplo.

Limpando o celular com aplicativos

Dentre as diversas opções disponíveis, aqui vão as referências das melhores:

Speed Booster

O Speed Booster é uma das melhores e mais tradicionais ferramentas do gênero. O principal efeito de sua utilização é a imediata otimização da sua memória RAM. Essa é a responsável por armazenar temporariamente dados daquilo que está sendo realizado no seu dispositivo. Ou seja, a velocidade de processamento, a rapidez com a qual seu celular trabalha, é impactada instantaneamente.

O aplicativo está disponível somente para Android, e, para esse sistema operacional, é uma das mais eficientes. Por isso, é também uma das preferidas dos usuários.

CCleaner

O CCleaner é outro destaque do gênero. Com ele, é possível alcançar rapidez, segurança e otimização do seu aparelho quase que instantaneamente. A aplicação remove arquivos indesejados, limpa o histórico do seu navegador, elimina o cache de aplicativos em geral e ainda elimina o conteúdo das área de transferências do seu aparelho.

Uma função bem interessante aqui é a do hibernador de aplicativos em segundo plano. Com ele, esses aplicativos são encerrados quando em atuação e ficam inativos até que sejam iniciados de maneira manual pelo usuário. Além disso, a solução ainda indica quais apps consomem mais bateria ou dados aqueles que não são utilizados há tempo.

A solução está disponível somente para aparelhos Android, na Play Store, e também conta com uma versão para PC extremamente eficiente.

Clean My Phone (iPhone Cleaner)

Os iPhones não demandam tanta limpeza, pelo menos em termos de diretórios, quanto os aparelhos com sistema operacional Android. Isso porque o próprio software operacional da Apple promove limpezas mais especializadas com constância, além de serem menos impactados quando o assunto é memória RAM.

Apesar disso, aparelhos menos atuais ou sobrecarregados em termos de armazenamento podem sofrer impacto quando o assunto é velocidade de manuseio. E, se esse for o seu caso, o Clean My Phone (Iphone Cleaner) é uma opção e tanto.

A aplicação ajuda a liberar a memória do iPhone, eliminando aplicativos não utilizados há muito tempo, arquivos corrompidos, cookies e scripts, além realizar um mapeamento daquilo que pode ser considerado desnecessário no dispositivo.

Limpando manualmente diretórios do celular

Se você deseja realizar uma limpeza mais pontual, há algumas alternativas bem interessantes. É preciso saber, porém, o que você deseja limpar dentro dele.

Como limpar as imagens com o Google Fotos

Ainda que apagar suas fotos seja sempre uma opção, é interessante poder contar com elas para a posteridade sem que pesem na sua velocidade de processamento. Por isso, a melhor alternativa é realizar o backup automático da sua Galeria para o Google Fotos, um diretório dentro do Google Drive, e limpar o espaço da sua memória de armazenamento.

O procedimento funciona tanto para aparelhos com sistema operacional Android quanto para aqueles com iOS. Basta que você tenha a aplicação instalada no seu dispositivo.

Download: Android | iOS

Ativando o backup automático

Passo 1: Abra o aplicativo do Google fotos e toque na sua foto de perfil. Depois, entre em Configurações do Google Fotos.

acessar backup google fotos para limpar o celular

Passo 2: Acesse, então, a opção Backup e sincronização. Nela, você poderá visualizar a conta que está cadastrada para sincronização. Certifique-se de que o recurso está ativado (e lembre-se de que a sincronização das contas também precisa estar ativa no seu celular, na entrada Contas).

Passo 3: Na entrada Fazer backup das pastas do dispositivo você pode selecionar diretórios do seu celular que deseja manter sincronizado. As fotos da sua câmera são sincronizadas automaticamente, então para elas não é necessária nenhuma autorização individual. (Essa opção não aparece em dispositivos iPhone)

Realizando a limpeza do celular

Passo 1: Em Configurações do Google Fotos, selecione a entrada de Gerenciar armazenamento;

limpar o celular na galeria

Passo 2: Nela, clique no botão Liberar espaço, o qual fica ressaltado em azul. Com ele, as fotos e os vídeos originais já armazenados em backup serão removidos do seu dispositivo. Porém, continuarão disponíveis no aplicativo e na plataforma, que pode ser acessada tanto via aplicativo quanto via navegador.

Com esse procedimento, suas imagens serão subidas para a nuvem do Google e ficarão disponíveis por lá imediatamente. Além disso, serão apagadas do seu celular, liberando memória de armazenamento.

Vale notar, porém, que o procedimento de backup depende de uma conexão Wi-Fi para ser realizada. Mesmo que você o solicite, ele só será efetivado quando essa conexão for encontrada. O processo de liberar espaço, por outro lado, precisa ser solicitado no momento, não sendo automático nem uma decorrência de o backup ser realizado.

Como limpar o cache do celular manualmente

Se você deseja limpar o cache de aplicações instaladas no seu celular, porém deseja fazer isso manualmente, então será preciso limpá-las individualmente. Para isso, as instruções não variam em termos de sistema operacional, sendo que é preciso acessar a entrada de Aplicações nas Configurações (Android) ou nos Ajustes (iPhone) do seu aparelho.

a) Passo 1: Entre nas Configurações ou nos Ajustes do seu celular;

b) Passo 2: Depois, vá até as Aplicações;

c) Passo 3: Nelas, selecione a aplicação que deseja limpar;

d) Passo 4: Por fim, selecione Limpar cache ou Limpar dados do app para que o armazenamento dos dados de registro sejam apagados.

Limpe os arquivos do seu WhatsApp

Há quem goste de ter as imagens do WhatsApp disponíveis na Galeria do celular. Se esse for o caso, a seleção das imagens que você deseja deletar pode ser feita diretamente nela. Esse salvamento no diretório é uma opção disponível nas Configurações do mensageiro, descrita por Salvar no rolo da câmera.

Porém, pode ser o caso de você não tê-las na Galeria, e aí para saber como limpar o celular nessa aplicação você precisará selecionar conversa por conversa. Quer um exemplo? Sabe aquele grupo em que há imagens com Bom dia!, com imagens de memes variados ou com vídeos de zoação? Todos os arquivos que circulam nessa conversa ainda devem estar por lá quando não apagados manualmente.

Para limpar o celular nesse sentido, entre na conversa onde há muitos arquivos, entre nas configurações da conversa, toque na entrada Arquivos, mídias e documentos, e veja tudo o que está por lá. Então, faça a seleção daquilo que você considera deletável, tanto individualmente quanto Selecionando tudo. Depois, clique em Apagar (tudo).

Se você desejar uma opção mais radical, poderá selecionar a opção Apagar a Conversa. Nesse caso, tanto as mensagens quanto os arquivos nela relacionados serão apagados. Por isso, tenha em mente que realizar um backup das suas conversas pode te prevenir de deletar uma mensagem que pode ser necessitada mais tarde.

Outras dicas de como limpar seu celular

  • Utilize a ferramenta de limpeza do próprio Android, em Configurações, Armazenamento Liberar Espaço;
  • Exclua arquivos duplicados com o aplicativo Files Go, atualmente somente Files. Com ele, você identifica e pode deletar aqueles arquivos repetidos presentes em seu dispositivo;
  • Exclua aplicações das quais não faz mais uso.

Leia mais: Streaming de música: qual o melhor? Veja o comparativo!

QUER MUITA INTERNET NO SEU CELULAR PAGANDO POUCO? AQUI NA TIM TEM!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui