Atualmente o smartphone é nosso melhor amigo. Com todas as suas funcionalidades, cada vez mais delegamos a ele tarefas que, antes, poderiam ser realizadas por outros aparelhos. Tendo em conta que praticamente tudo é feito a partir de uma conexão de rede, saiba aqui como melhorar a sua internet.

O uso constante dos celulares tende a impor a eles o armazenamento de arquivos e logs decorrentes da sua utilização habitual. Nesse sentido, a cada dia há mais arquivos e dados presentes no seu aparelho, e, consequentemente, ele passa a ficar mais lento.

Note que não estamos falando obrigatoriamente de telefones antigos, porém esses sabidamente tendem a ter menor espaço para armazenamento, o que dificulta ainda mais a sua otimização.

Com relação à navegação na internet, o principal vilão é o arquivo de cache. Contudo, pode ser, também, que a velocidade da sua rede esteja lenta, que seu pacote de dados esteja no fim ou que simplesmente você ande navegando por páginas muito “pesadas” sem se dar conta.

Independentemente de qual seja a situação, as tarefas a seguir são uma mão na roda para quem quer saber como melhorar a internet do celular sem precisar recorrer a medidas extremas, tais como formatar todo o aparelho para restaurá-lo ao que era “naquela época”.

GARANTA AQUI UM PLANO COM MUITA INTERNET PARA SEU CELULAR

Melhorando a internet do celular

Antes de começar a sair fazendo e acontecendo no seu aparelho, tenha em mente que uma comparação em particular não pode ser feita: você não pode tomar por referência a impressão que tem de velocidade de uso do seu celular quando ele está conectado ao Wi-Fi.

Isso, pois o 4G tanto quanto o 4.5G, o qual tem cobertura mais restrita, estão limitados abaixo daquilo as redes fixas podem alcançar. Não é uma máxima, mas vale a pena entender!

No 4G, a maior cobertura do país, a velocidade mais alta alcançada no Brasil, segundo dados da OpenSignal, é de 20 Megas (Mbps). Essa velocidade, porém, é facilmente superada pelos planos atuais de conexão por fibra ótica, aquelas que chegam às casas dos usuários.

Exemplo disso é a TIM Live Ultrafibra, a qual tem planos que começam em 100 Megas, porém podem alcançar os 2 Gigas, uma velocidade sem precedentes na oferta de banda larga.

Por isso, é bom entender que, possivelmente, seu plano ou sua operadora de internet via cabo faça o seu aparelho “rodar” melhor, sobretudo se ele for um modelo recente de smartphone. Então, a referência para a internet móvel tem que ser a sua própria internet móvel em outro momento, ou outra, de outra operadora.

Dito isso, veja algumas dicas sobre como melhorar a internet que podem te ajudar a ter melhores resultados com a sua navegação!

1. Desligue seu Bluetooth

Antes de mais nada, muita gente não sabe que o sinal de Bluetooth é capaz de afetar drasticamente a recepção do sinal 3G ou 4G. Ele pode ser um grande vilão de aparelhos que estão configurados para otimização máxima, com todas suas ferramentas ligadas constante e continuamente.

Desligar esse sinal pode te ajudar, inclusive, a receber melhor o sinal do próprio Wi-Fi, e essa dica não se limita a seu celular. Você já conferiu se seu notebook ou tablet não estão com o Bluetooth ligado? Pois, a recepção do wireless nesses dispositivos também é seriamente afetada.

2. Limpe o Cache

Uma das recomendações mais simples e fáceis de fazer é limpar o cache. De alguma maneira, aquilo que deveria otimizar a sua navegação pode causar justamente o efeito contrário.

Você provavelmente já ouviu falar sobre ele, mas sabe pra que serve? Trata-se de um mecanismo (bem inteligente) dos softwares que guarda informações sobre páginas visitadas constantemente. Assim, cada vez que você acessa essas mesmas páginas, tem um um carregamento delas acelerado, pois parte da informação já está ali.

Contudo, a sobrecarga desse armazenamento passa impactar negativamente a vida do usuário, pois algumas páginas começam a travar. Inclusive, existe a possibilidade de algumas terem tornados impossíveis os logins de acesso.

ccleaner ajuda a melhorar a internet limpando o celularNo sistema operacional Android, nossa dica fica para o CCleaner, encontrado facilmente na PlayStore. Trata-se do aplicativo com a interface mais amigável e intuitiva da loja, e, também, a ferramenta mais poderosa para essa finalidade. Vale a pena baixar!

3. Habilite o Modo de Leitura

No sistema operacional Android, existe uma ferramenta que é ilustre desconhecida dos seus usuários. Ela se chama Modo Leitura.

Sua funcionalidade está embasada justamente em carregar a menor quantidade possível de informações das páginas que o Google Chrome Móvel carrega.

Com ela, quando você carrega uma página de internet, o aplicativo não abre tudo o que está na página, mas somente o texto. Ou seja, as imagens, que são sabidamente os conteúdos mais “pesados” da navegação, ficam de fora. Assim, você carrega conteúdos em menos tempo e, de quebra, economiza sua franquia de dados móveis.

Para ativar o Modo, siga os seguintes passos:

  1. No Chrome, clique nos três pontinhos para acessar o Menu;
  2. Depois, vá até Configurações;
  3. Na sequência, vá até a entrada Acessibilidade;
  4. Por fim, ative o ícone de Visualização Simplificada.

Se você é usuário de iPhone, não existe funcionalidade similar ainda. Snif!

4. Controle os aplicativos que atuam em segundo plano

Um dos grandes vilões tanto da sua velocidade quanto do seu pacote de dados é a atuação em segundo plano que os aplicativos fazem, e tudo na penumbra. Por isso, ao se perguntar como melhorar a internet do celular, saiba que, em um caso bem impactante, você terá que sacrificar um pouco de suas atualizações automáticas.

O que acontece é que alguns aplicativos seguem capturando e enviando informações da rede mesmo quando você está com o aparelho bloqueado. Quando desbloqueado e em uso, pode ser que eles sigam vinculados à rede, fazendo com que sua banda seja literalmente fatiada entre aplicações.

Por isso, para melhorar essa situação, vá até as Configurações (Android) ou os Ajustes (iOS) do seu aparelho e “informe” ao sistema operacional quais são as aplicações que podem atuar em segundo plano ou ter atualização constante.

Aqui, vale uma ressalva: suponhamos que você desative essas configurações do WhatsApp. Então, nesse caso ele só seria atualizado quando você acessasse a aplicação. Consequentemente, mensagens que deveriam chegar poderiam ficar perdidas no limbo, esperando que você propicie o contexto perfeito para elas se manifestarem: mexer no aplicativo.

Por isso, esse ajuste deve ser feito somente com aplicativos que sabidamente são irrelevantes e não vão impactar em nenhum aspecto funcional do seu smartphone.

5. Não use capas metálicas

As capas com algum tipo de metal podem afetar negativamente a recepção do seu sinal de internet móvel. Sobretudo se densas.

Por isso, dê preferência àquelas que sejam mais leves, mas, claro, sem se descuidar da sua principal característica: a de fornecer alguma segurança ao seu melhor amigo.

6. Aposte em aplicativos econômicos

Alguns aplicativos já contam com uma função exatamente nesse sentido, dedicada a economizar dados durante a navegação. Porém, há outros que te ajudam a melhorar a internet simplesmente por sua versão.

Já ouviu falar sobre as versões Lite? Algumas das principais aplicações do momento, como Facebook, Facebook Messenger, Tinder, Spotify e Gmail, contam com versões assim. Além de serem mais leves em termos de armazenamento, podem contribuir com um menor consumo de dados.

Quer melhorar sua internet? Vem pra TIM!

Uma alternativa se sua internet estiver lenta é você contratar um plano da TIM. A maior cobertura 4G do país também conta com o 4.5G, e, mais recentemente, saiu à frente de outras operadoras como pioneira em testes da conectividade 5G.

Em alguns estados do Brasil, já é possível inclusive contar com essa tecnologia revolucionária, que promete aumentar de 50 a 100 vezes a velocidade de conexão atual. Ou seja, você pode ter muito mais contratando um plano da TIM!

Além disso, pode garantir muita internet, redes sociais liberadas ou pacotes de bônus dedicados a aplicativos de vídeo, como Netflix e YouTube. Depende de você escolher o seu melhor plano!

CONHEÇA AQUI OS MELHORES PLANOS DA TIM

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece Mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui