Chips adquiridos de terceiros não são uma novidade entre usuários de celular. Porém, é importante perceber que cartões SIM já utilizados são cadastrados com informações pessoais de quem ativou a linha. Nesse sentido, é importante saber como mudar o CPF do chip para transferir a titularidade para o cliente atual por algumas razões.

Primeiro, porque somente o titular da linha pode realizar alterações no plano, contratar novos serviços ou reclamar junto à operadora quando houver um problema com seu cartão SIM. E, caso o empecilho não seja sanado, a única forma de fazer algum dos procedimentos citados será adquirindo uma nova linha.

Além disso, vale ressaltar a importância de estar atento para o fato quando você tiver uma linha perdida, roubada ou vendida a terceiros. Nesse caso, pode ser que um chip cadastrado no seu CPF caia na mão de pessoas mal-intencionadas. E, se por ventura alguma ilegalidade for cometida, você poderá ser responsabilizado por tal (ou pelo menos ter problemas para esclarecer o fato na justiça).

E, vale dizer, há casos mais simples, como tornar independente uma linha compartilhada. Esse é o caso, por exemplo, de clientes TIM Black Família, os quais são vinculados a um titular único. Nesse caso, é possível tornar independente uma única delas, transformando em titular aquele usuário que deseje adquirir outro tipo de plano.

Por isso, preparamos um passo-a-passo para que você saiba como mudar o CPF do chip que está usando, mas vale antecipar que é necessário que o titular atual da linha (a pessoa que já está cadastrada) realize a solicitação. Em caso de você não conhecer o proprietário ou não tiver mais contato com ele, o único jeito de se tornar dono da sua linha telefônica será adquirindo um novo cartão SIM.

Leia mais: Como acessar o backup do Google Fotos? Veja como usar o app!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

A mudança de CPF do chip

Todas as linhas de celular, sejam elas pré-pagas ou pós-pagas, precisa estar vinculadas a um CPF. Trata-se de uma determinação da Anatel para evitar que telefones sejam usados para práticas delituosas sem que se saiba quem é o proprietário. Além disso, a regra previne também os indesejados trotes sem que quem o faça possa ser identificado.

Apesar de prevenir que essas situações aconteçam, você pode ter vindo até este post porque anda tendo problemas para contratar serviços para seu telefone. Qualquer que seja a solicitação realizada junto à operadora, ela só pode ser feita pelo titular da linha. Ou seja, se o seu chip está cadastrado com outro CPF, você pode passar trabalho quando quiser realizar alguma mudança.

O pior de tudo é que, primeiro, as atendentes dos canais de atendimento não podem fornecer o CPF do titular. Ou seja, a confirmação dos dados acontece por iniciativa do usuário que entre em contato com a operadora. Porém, se você sabe esse dado, vale dizer que encontrar uma pessoa pelo CPF é uma tarefa digna de atividade policial.

Então, se você adquiriu um chip usado e não sabe quem o cadastrou, o problema pode ser grande. Maior ainda, caso seu número esteja vinculado a outras práticas, como para realização de algum empreendimento como vendas ou prestação de serviços, tenha sido informado a empresas ou órgãos públicos para que você receba ligações ou informações, e por aí vai.

Leia mais: Clientes TIM Black Família contam com benefícios exclusivos e economizam!

Como mudar o CPF do chip

Para todo e qualquer procedimento junto à operadora, tal como mudar a titularidade da sua linha, é preciso que o titular atual esteja presente. Ou seja, o usuário cadastrado, de quem você adquiriu o chip ou que o contratou, precisa estar presente no momento da solicitação. Por isso, é importante que esse pedido seja feito imediatamente, para que não haja risco de você perder o contato com essa pessoa.

Dito isso, também é preciso estar preparado para atender às demandas que a operadora irá fazer no momento da troca. Para isso, tenha em mãos CPF, nome completo, endereço e RG tanto do antigo quanto do novo titular da linha (do chip).

Mudando o CPF na loja física

Para fazer a troca, o mais indicado é que vocês (antigo e novo titulares) se dirijam a uma loja física da TIM. Lá, o atendente irá solicitar os documentos citados abaixo, fará cópia deles e realizará a mudança no sistema de maneira rápida e fácil.

  • CPF
  • Nome completo
  • Comprovante de endereço
  • RG tanto do antigo quanto do novo titular da linha (do chip)

O que vale notar, caso precise ser relativizado, é que o comprovante de residência do novo titular pode ser preenchido num formulário de declaração de endereço. Ou seja, se você está se tornando independente de uma contratação família, por exemplo, mudando de endereço e ainda não conta com um comprovante de residência, a operadora irá te atender nesse sentido de maneira adequada.

Mudando o CPF via telefone

Caso vocês desejem realizar o procedimento via telefone, também é possível. Porém, essa opção pode não estar disponível para todas as linhas. Ainda assim, não custa tentar, sobretudo em tempos de pandemia e isolamento e distanciamento sociais.

  • Ligue para 1056

Se esse for o caso, tenha em mente que a concretização da solicitação depende de o atual titular estar presente na chamada, de que você poderá ser solicitado a enviar cópia dos documentos via e-mail para o atendente, e de que o prazo é relativamente maior, pois dependerá da análise desses documentos.

  • CPF
  • Nome completo
  • Comprovante de endereço
  • RG tanto do antigo quanto do novo titular da linha (do chip)

Agora, basta transformar seu número em seu!

Viu como é simples colocar o seu chip no seu CPF? Basta se dirigir a uma loja física ou ligar para o 1056 com os documentos em mãos e solicitar a alteração. Esse procedimento pode evitar complicações futuras!

Leia mais: TIM Internet: conheça as facilidades para quem ama ficar online

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui