Muita gente se pergunta como mudar o nome do wifi e sua senha. Isso pois tradicionalmente as operadoras disponibilizam-nos tais qual o disposto pelo fabricante do modem, o qual cria nomes complexos e senhas aleatórias como forma de impor alguma medida de segurança às redes. Porém, você pode escolher os seus e realizar sua reconfiguração com facilidade.

O procedimento não requer experiência tampouco habilidade, entretanto precisa ser seguido com alguma atenção. Esse tipo de alteração é feita diretamente nas configurações internas do aparelho que distribui a internet (o modem roteador). Logo, há ajustes que devem permanecer intactos, tais como os protocolos de segurança, a menos que você possua expertise no assunto.

Nesse momento, é bom estar atento, assim como no caso mais tradicional, a manter barreiras mínimas contra invasões por terceiros. Por isso, você pode mudar o nome da rede, mas, caso queira alterar também sua senha, deve criar um password com uma combinação forte de caracteres. Assim, fica pelo menos mais fácil de lembrá-lo, tornando desnecessária aquela olhadela no modem sempre que alguém a pedir, porém seguro.

Quer saber como mudar o nome do wifi da sua casa? Então, basta seguir o passo a passo abaixo para fazê-lo com facilidade.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS 

Leia mais: WhatsApp ilimitado TIM: conheça os planos e desfrute!

Como mudar o nome do wifi (e sua senha)

Aqui segue um passo a passo completinho para que você não passe trabalho. Porém, vale notar que, caso você já tiver acessado alguma vez seu roteador, nem todos os passos são necessários, ok? Basta ir até o navegador e acessar o IP do periférico diretamente.

Se você é marinheiro de primeira viagem e nunca fez algo do tipo, então o “manual” é perfeito para você!

Passo 1: identifique o IP do seu roteador

Geralmente essa informação está disponibilizada na etiqueta que vem colada junto ao roteador. Nela deve haver um conjunto de quatro grupos de números separados por pontos, tal como http://198.168.25.1. Nesse passo, o que é importante é você anotar esse endereço [http…].mudar nome do wifi

Em caso de não haver a etiqueta:

Não é incomum encontrarmos aparelhos que não contem mais com essas informações, seja por desgaste, seja por ausência mesmo. Nesse caso, você pode encontrar o endereço IP do seu roteador da seguinte maneira, usando um computador vinculado à rede:

  1. Abra a pesquisa do Windows (Botão Windows + R);
    mudar nome do wifi
  2. Na janela aberta, digite o comando cmd;
  3. Então, aberto o Prompt de Comando, digite ipconfig para ter acesso às informações de rede do sistema;
    mudar senha ip config
  4. Encontre a entrada Gateway Padrão, pois é ao lado dela e estará o IP do seu roteador. Nesse caso, o número 192.168.25.1 se repete (pois se trata do mesmo aparelho da primeira imagem). Anote-o!

Leia mais: Como gravar a tela do celular? Conheça apps que vão te ajudar

Passo 2: acesse o Menu de configurações do roteador

Com o endereço IP do roteador, acesse o Menu de Configurações através desse endereço. Copie-o e cole-o no seu navegador tradicional de internet, tal como Chrome, Mozilla, Explorer, Edge.

Ao abrir o menu, você terá disponíveis várias opções para acessar o roteador diretamente pelo navegador. Porém, antes precisará passar pela página de autenticação, na qual deve informar as informações de login disponibilizadas na própria etiqueta do aparelho.

O mais tradicional é que tanto login quanto senha sejam admin. Contudo, pode ser o caso de a senha ser password ou precise ficar em brancoadmin12345 também é uma possibilidade.

Passo 3: escolha o nome da sua rede

Apesar de haver várias entradas na página de manuseio dessas informações, o mais comum é que roteadores saiam da fábrica com ajustes semelhantes. Assim, para trocar o nome da rede, acesse a entrada Wireless ou Internet (depende do modelo do modem) e procure pela seguintes opções: SSIDWireless Name ou Network Name.

Nela, basta você inserir o nome desejado, o qual será encontrado pelos seus dispositivos quando alguém quiser se conectar ao wifi.

Não escolha nomes públicos

Aqui fica uma dica que não é óbvia: muita gente pensa que, pela brincadeira, vale a pena escolher nomes ditos “públicos”, tais como Mc Donald’s, Burger King, Loja TIM e por aí vai. Porém, nunca faça isso.

Muita gente prefere usar o wifi para economizar os dados do seu plano 3G ou 4G, ainda mais quando há redes disponíveis. Porém, como o modem precisa responder aos pedidos de ingresso, ele poderá passar boa parte do tempo fazendo justamente isso. Consequentemente, ele responderá mais devagar às suas solicitações.

Ou seja, aquilo que é pra rir acaba se tornando justamente um problema, pois agora sua rede se tornará lenta somente porque o modem está respondendo a um monte de pedidos e não tem mais tanto tempo para trabalhar para a sua navegação.

Voltando ao assunto, basta salvar:

Pronto, agora basta salvar os ajustes que sua rede wifi já aparecerá com um novo nome para usuários em geral. Porém, se você quiser alterar, também, a senha do seu wifi, você poderá seguir um “passo 4”, abaixo, que deve ser realizado antes do salvamento.

Como mudar a senha do wifi:

Busque pelas opções Configurações avançadas ou Wireless Security. Nela, a primeira informação é relacionada ao protocolo de segurança com que a sua rede atua, e WPA2 ou WPA-Personal são as opções mais seguras atualmente. Por tradição, WPA2 tem se mostrado a opção preferida entre especialistas do assunto!

Na sequência, você deve inserir nova senha da sua rede de internet na entrada adequada, a qual deve estar indicada com alguma dessas etiquetas: SenhaPassword ou Shared Key (a nomenclatura dependerá do modelo do seu modem). Geralmente as senhas disponibilizadas pelas operadoras são complicadas justamente porque os roteadores solicitam chaves com, pelo menos, 8 caracteres.

Além disso, elas devem ser resultado da combinação de letras e números, e você não poderá criar senhas tão fáceis assim, mesmo que queira. Por essa razão as senhas-padrão parecem tão aleatórias (e são), mas elas são obra de algum tipo de check nesses requisitos.

Ainda assim, vale dizer que, caso você queira incrementar ainda mais a sua segurança, pode adicionar também símbolos. Quanto mais complicada for a sua senha, menor a chance de ela ser invadida por malandros ou terceiros mal-intencionados.

Por que realizar alterações na sua rede?

O principal motivo para práticas como mudar o nome do wifi e alterar sua senha esporadicamente está no reforço de sua segurança. Além disso, alguns “sintomas” podem dar pistas de que isso seja necessário.

  • Internet lenta

A sua internet residencial é como qualquer outro serviço de internet: conta com uma quantidade de tráfego limitada pela velocidade de download disponibilizada no seu plano. Por isso, pense que quanto mais aparelhos utilizarem a rede simultaneamente, maior é o fatiamento dessa velocidade.

Assim, se dois aparelhos dividirem uma rede, cada um deles navegará com metade da banda. Se dez aparelhos o fizerem, então cada um deles navegará com 1 décimo da banda (em condições ideais, tais como distância idêntica do modem).

Logo, se sua internet estiver lenta, porém o número de aparelhos vinculados a seu wifi não tiver sido alterado, pode ser que haja alguns dispositivo navegando de maneira sorrateira pela sua rede. Além de consumirem dados, eles se encarregam de fatiar a velocidade da sua navegação. Esse é um sinal de alerta.

Há aplicativos especializados em identificar quantos aparelhos estão vinculados à sua rede. Vale a pena conhecer algum!

  • Roubo de dados e arquivos

Se algum pirata estiver navegando na sua rede, há questões particulares que devem ser consideradas. Tradicionalmente, as configurações de descoberta de aparelhos em redes conectadas são realizadas no primeiro acesso a ela. Contudo, é comum passarem desapercebidas ou serem esquecidas no vácuo de OKs que são dados por desconhecimento do significado das caixinhas. “Sua rede é confiável?”

As configurações relacionadas à descoberta em rede e ao compartilhamento de arquivos podem permitir que seu computador ou dispositivo móvel sejam encontrados na própria rede ou que seus arquivos sejam compartilhados de alguma maneira. E aqui reside um problema grave.

Com o acesso facilitado, pode ser que seus arquivos pessoais sejam surrupiados sem que você nem mesmo perceba. Além disso, o perigo é redobrado para casos em que usuários mantenham salvos dados bancários ou de acesso a e-mails de restaurações (usados para recuperar senhas esquecidas). Um problemão e tanto.

Vai mudar o nome do wifi?

Agora que você já sabe como mudar o nome do wifi e, inclusive, alterar sua senha, não há motivo para deixar esse procedimento para depois. São apenas alguns minutos até que tudo esteja resolvido! Bora lá!

Leia mais: Como recuperar mensagens do Whatsapp de maneira fácil

CONHEÇA AQUI OS MELHORES PLANOS DA TIM E SEJA MAIS

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece Mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui