Recentemente, o CEO do Instagram, Adam Mosseri, definiu que o app vai focar os algoritmos nos vídeos publicados pelos usuários. Na prática, as publicações ficarão mais em evidência caso seguirem esse formato no futuro. Com isso, aumenta a importância de saber como postar vídeo no Instagram pelo PC.

Tradicionalmente, o Instagram é um aplicativo criado para uso no celular, não dando as mesmas funcionalidades para quem acessa pelo computador. Mesmo assim, existem formas de postar os seus vídeos por meio dessa ferramenta, o que ajuda quando não temos um smartphone em mãos, por exemplo.

Por isso, vamos te mostrar como postar vídeo no Instagram pelo PC. Para isso, separamos um passo a passo completo, mostrando o processo em cada ferramenta de vídeo no aplicativo. Além do mais, você vai saber sobre cada opção e como utilizar da melhor forma.

Vamos lá?!

Leia também: Como fazer Live no Tik Tok? Passo a passo do app!

Instagram no PC

Quando pensamos no Instagram, logo imaginamos uma interface feita para acessos no celular. E isso é verdade até certo ponto. Atualmente, o aplicativo dá a possibilidade do usuário usar suas ferramentas por meio do PC. Acabou a época em que postar qualquer coisa nele só podia ser feito no celular.

Ainda assim, nem todas as opções de posts estão disponíveis para computador. Porém, ainda tem como publicar algo por meio do aparelho, sem precisar ficar refém do smartphone.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

A maneira de postagem varia conforme o que você quer mandar para os seus seguidores, mas o processo é bem intuitivo e dinâmico. Assim, não exige tanto conhecimento dos itens da interface.

Opções de vídeos no Instagram

Antes de mostrarmos como postar vídeo no Instagram pelo PC, é importante lembrar quais opções desse formato você têm. Ou seja, quais ferramentas podem utilizar o vídeo como postagem.

Historicamente, a rede social foi recebendo atualizações, começou com postagens de imagens, até migrar para um híbrido de foto e vídeo. Assim, existem muitas alternativas para conseguir postar um vídeo, ganhar likes e muitas visualizações.

Cada formato tem seu diferencial, seja duração, local ou por quanto tempo fica na timeline. Vamos conhecer os formatos?

Feed

Se a tua ideia é produzir um vídeo curto, de no máximo 60 segundos, e deixar ele pra sempre na sua página, o formato no feed é a melhor escolha. Lá o ideal é postar coisas importantes para você, as quais não caberiam em modelos menores mas não precisam de muito tempo pra explicação.

Tem uma informação importante, sobre você ou sua empresa? No feed é legal destacar esse tipo de coisa. A tendência é essa mensagem não mudar depois de algum tempo, por isso, dá pra focar o seu vídeo para esse formato.

Uma dica para atrair mais seguidores é postar mais de uma produção, com o modo carrossel e fazer uma legenda para ela. Fica mais acessível e fácil de entender para todo mundo.

Stories

Essa opção veio como uma resposta ao formato de vídeos curtos do aplicativo Snapchat. Na época, o Instagram criou a ferramenta para os usuários postarem fotos ou vídeos disponíveis por apenas 24h. Apesar dessa fórmula permanecer, atualmente você consegue destacar seus stories por tempo indeterminado.

A alternativa é boa quando você quer comunicar algo, mas não precisa que a informação fique disponível para sempre. Nele, você pode usar filtros, emojis, textos, efeitos e também legendas.

Os stories ajudam a aumentar a sua visibilidade e podem mostrar coisas do cotidiano da sua vida ou trabalho. Assim, as pessoas se interessam mais por você e se identificam com as suas atividades.

IGTV

Se o usuário quiser publicar vídeos longos, o IGTV é a melhor opção. Nele não existe um limite pequeno de duração, muito pelo contrário, você pode usar e abusar do tempo, sendo possível publicar vídeos com até 60 minutos.

Ou seja, se você quer ter bastante espaço para discutir um tema ou deixar disponível uma live, o IGTV é o espaço ideal para isso. Claro, o vídeo não pode ser muito pesado, por isso, evite conteúdos com mais de 3GB.

Reels

Se os stories foram uma resposta ao Snapchat, o Reels foi ao TikTok. A ideia dessa opção é atrair seguidores com vídeos mais curtos, de 15s, por exemplo, utilizando efeitos sonoros. Por esse motivo, é um formato bastante usado para informações bem rápidas ou conteúdo humorístico.

O lado bom do Reels é que ele fica disponível por tempo indeterminado e, por ser curto, é bem fácil de editar e postar. Por isso, tem se tornado bem popular entre os usuários do Instagram, independente da idade e público-alvo.

Leia também: TIM Instagram ilimitado: conheça os planos com o app liberado!

Como postar vídeo no Instagram pelo PC: veja o passo a passo

Depois de conhecer os formatos, agora é a hora de saber como postar vídeo no Instagram pelo PC. Para isso, tenha um boa conexão de internet e já deixe pronta e editada a sua produção.

Para te ajudar de forma mais prática, separamos como fazer a postagem com cada formato. Acontece de ferramentas diferentes exigirem a mesma forma de publicação. Sem mais delongas, vamos aprender a postar vídeo no PC?

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Feed e stories

  1. Acesse o aplicativo pelo PC e entre com login e senha;
  2. Quando estiver na sua timeline, clique F12 ou com o botão direito do mouse, selecione a opção “Inspecionar”;
  3. Com isso, o navegador vai abrir uma caixa, para a visualização de códigos;
  4. Nessa caixa, à direita da sua tela, aperte no botão “tablet/mobile”, que fica ao lado da opção “Elements”;
  5. Depois de selecionar, atualize sua página com o F5. Só assim conseguirá fazer a publicação;
  6. Após a atualização, a visualização da página será igual a do aplicativo no smartphone;
  7. Assim, clique no símbolo para postar no Feed ou no correspondente aos stories;
  8. O processo de edição de imagem e legenda é igual ao do aplicativo no celular.

IGTV

  1. Acesse o site do aplicativo e faça o login e senha;
  2. Clique no avatar do seu perfil e vá para o seu feed;
  3. De lá, abra a aba “IGTV” e clique no botão “Carregar”;
  4. Você pode incluir o seu vídeo de duas formas: clicando em “+” e selecionando o arquivo ou arrastando o mesmo na tela;
  5. Você vai precisar selecionar uma capa para o vídeo, escrever um título e descrição;
  6. Depois disso, o usuário escolhe se quer uma prévia do vídeo no feed do Instagram ou na timeline do Facebook.
  7. Para finalizar, clique em “Publicar”.

Reels

Pra usar o reels, você vai precisar baixar uma extensão, o Inssist. É bem tranquilo de fazer e leva apenas alguns minutos. Para postar no Reels:

  1. Acesse o link do Inssist e instale no seu navegador;
  2. Vá até a extensão. Lá você consegue fazer o login da sua conta no Instagram;
  3. Depois de entrar, a interface do aplicativo vai aparecer, como se estivesse no celular;
  4. Clique no botão “+” e selecione a opção “Reels”;
  5. Selecione o seu arquivo e finalize a publicação;
  6. Pronto, você conseguiu postar o Reels.

Leia também: Como baixar áudio do Instagram em 13 passos simples

Agora é só postar o seu vídeo!

Foi-se o tempo em que o Instagram era uma plataforma só de foto e com possibilidade de acesso apenas pelo smartphone. Agora, com os avanços e atualizações constantes da rede social, os usuários tem mais opções de conteúdo para postar e como fazer as publicações.

Antes de finalizar o processo, entenda como funciona cada opção de postagem e porque cada uma foi desenvolvida dessa forma. Assim, tem mais chances de você alcançar mais pessoas e conseguir likes e seguidores.

Lembrando que o ideal ainda é fazer tudo pelo celular! É bem mais prático e o processo não exige baixar outros programas. Mesmo assim, é legal ter uma alternativa para quando não queremos, ou podemos, usar o celular.

Você gostou desse texto? Quer mais informações sobre tecnologia, redes sociais e telefonia? O nosso blog tem muito conteúdo legal para você. Continue acompanhando nossas postagens. Até a próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui