Você sabe como recuperar conversas do WhatsApp? É possível recuperar mensagens apagadas? Como prevenir esse transtorno? Essas são perguntas que se fazem todos os dias os mais de 2 bilhões de usuários que utilizam o aplicativo no mundo, o que representa cerca de US$ 3 bilhões de dólares movimentados a cada ano!

Saber como recuperar conversas no whatsapp tornou-se para muitos questão de “sobrevivência” em plena era digital. Muitas vezes envolve dinheiro e até mesmo grandes negociações feitas dentro do aplicativo. Em tempos de acirrada disputa por clientes em praticamente todos os segmentos de mercado não dá para bobear de perder conversas importantes no WhatsApp.

Além disso, a recuperação de conversas do app é também uma estratégia para a garantia da manutenção das relações sociais. Essas relações efetuam-se cada vez mais no âmbito das redes, o que torna o WhatsApp uma das três maiores redes sociais do planeta, atrás apenas do Facebook e Youtube.

Acompanhe neste post tudo sobre como recuperar conversas do WhatsApp. Boa leitura!

CONFIRA AS OPÇÕES DE PLANOS QUE MAIS SE ADAPTAM A VOCÊ!

Leia mais: Como recuperar o Whatsapp em caso de perda de chip? Descubra já!

Veja como restaurar conversas no WhatsApp

Esse processo de recuperação de conversas do aplicativo torna-se necessário quando, por exemplo, você instala novamente o WhatsApp ou adquire um outro. Mas você também terá que realizar esse procedimento se, por algum motivo, apagou as suas conversas acidentalmente (ou não).

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Mas a boa notícia é saber que hoje o app já possui tecnologia suficiente para lhe permitir reaver boa parte desses arquivos, estejam eles em um sistema Android ou iOS. E uma das vantagens dessa ferramenta é o fato de que agora já há como recuperar conversas apagadas do WhatsApp no Iphone em alguns minutos.

Um dos procedimentos para fazer essa recuperação é por meio da “Configuração de Backup”. O WhatsApp, por padrão, faz diariamente cópias das suas conversas e as salva em um arquivo na nuvem ou em algum local do sistema. E apesar da possibilidade de que as conversas novas não sejam resgatadas, as antigas certamente serão.

No entanto, para recuperar mensagens do WhatsApp salvas nesse sistema de backup, é preciso que ao instalar o aplicativo você de imediato ative ou habilite essa ferramenta. A partir daí, ao adquirir um aparelho e instalar um novo aplicativo, o próprio sistema se encarregará de trazer todos os seus dados pare ele.

Passo a passo de como fazer a recuperação de conversas

Para Android

  • No seu aparelho, vá até “Configurações” e selecione a opção “Aplicativos”;
  • Depois clique em “WhatsApp” – “Armazenamento” – “Limpar dados”;
  • Clique em confirmar;
  • Clique em WhatsApp e digite o número do seu celular de acordo com o passo a passo indicado pelo aplicativo;
  • Espere a confirmação do número inserido e aguarde o começo do backup;
  • Clique na opção “Restaurar” e aí então é só observar como praticamente todas as suas conversas aparecerão quase que de forma instantânea no aparelho.

Para Iphone

Também há como restaurar conversas no WhatsApp no Iphone. Da mesma maneira como ocorre com os aparelhos Android, um backup das suas conversas é feito diariamente pelo sistema. Só que é o sistema iCloud que realiza essa operação, o que garante um processo mais rápido e com a mesma eficiência.

Para recuperar as suas conversas faça o seguinte:

  • Desinstale o whatsapp do seu celular, e logo após o reinstale;
  • Confirme o seu número, como pedido, e aguarde a recuperação;
  • Continue seguindo o passo a passo exigido pelo aplicativo;
  • E enfim as suas conversas estarão todas novamente reunidas no celular.

Saiba mais: Como recuperar mensagens do Whatsapp de maneira fácil

As configurações de backup para restaurar conversas no WhatsApp

É possível que não tenha como recuperar mensagens do WhatsApp se o aplicativo estiver desconfigurado. O resultado disso é que você tentará e não conseguirá restaurar as suas conversas ou então só conseguirá recuperar conversas muito antigas.

A solução para esse problema é configurar o aplicativo para que ele salve as suas conversas com uma determinada frequência e guarde-as onde você determinar.

Configurando o sistema de backup em smartphones Android

Aqui é importante ressaltar que é o Google Drive que faz esse tipo de restauração. Como padrão, o WhatsApp salva as suas conversas nessa plataforma. No entanto, é importante que você observe se o seu aparelho possui essa funcionalidade, e se ele está executando o serviço corretamente.

Para realizar esse backup que lhe permitirá, inclusive, recuperar conversas apagadas do Whatsapp Iphone, proceda da seguinte maneira:

  • No WhatsApp vá até o menu que fica nos três pontinhos verticais na parte de cima do aplicativo;
  • Escolha “Configurações”;
  • Toque em “Conversas” e em “Backup de conversas”;
  • Veja as informações referentes ao backup que está sendo executado em seu aparelho;
  • Realize as alterações que desejar e selecione “Backup Diário”.

E uma coisa importante a saber sobre como restaurar conversas do WhatsApp com a ajuda do Google Drive é que há cerca de dois anos (desde o final de 2018) os backups de conversas do app não ocupam mais espaço na plataforma.

Isso significa que você pode realizar backups ilimitados, só tendo o cuidado de manter os arquivos atualizados anualmente, já que o Google Drive apaga todas as conversas com mais de um ano.

Configurando o sistema de backup no Iphone

Como dissemos, também há como recuperar conversas apagadas do WhatsApp no Iphone. Esse backup é realizado no próprio aparelho, ou pelo sistema “iCloud” (na nuvem). Além disso, você poderá manter habilitada uma cópia de segurança ou realizar o procedimento de forma manual.

E para configurar o sistema de backup do seu Iphone faça o seguinte:

  • Acesse o WhatsApp e vá até “Ajustes”;
  • Selecione a opção “Conversas” e clique em “Backup de conversas”;
  • Depois vá até “Efetuar backup agora”;
  • Para um backup automático clique em “Auto backup”;
  • Selecione a frequência com que esse backup deverá ser executado.

Importante ressaltar que além de não haver como restaurar conversas no WhatsApp, também não é possível realizar essas configurações se o seu Iphone não estiver conectado à sua conta do iCloud. Também é necessário que o aparelho rode o sistema iOS 7 e superiores.

Como funciona no Windows Phone

As versões Windows 7 e Windows 10 Mobile estão em processo de extinção, e agora juntam-se a produtos como o Windows Vista e XP, que não terão mais suporte da Microsoft e, por isso mesmo, não receberão mais as atualizações do WhatsApp.

Num universo onde os sistemas Android e iOS reinam absolutos, o Windows Phone não foi capaz de garantir o seu lugar ao sol. E dentre as razões para isso, os seus usuários destacam uma interface considerada bastante confusa, além da ausência de alguns dos mais apreciados aplicativos de redes sociais, como o Youtube, por exemplo.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Aprendeu como restaurar as suas conversas no WhatsApp?

Além da importância de saber como restaurar conversas do WhatsApp, os especialistas também recomendam algumas práticas capazes de proteger os bate-papos realizados pelos bilhões de usuários do aplicativo.

Uma delas, por exemplo, é desenvolver o hábito de ocultar as mensagens de notificação, clicando em “Ajustes” e “Notificações”, para desativar a opção “Mostrar Pré-visualização”. Dessa forma, você evita que as suas conversas fiquem expostas quando não estiver de posse do aparelho.

Além disso, a fim de proteger as suas conversas, considere a possibilidade de realizar uma autenticação em dois fatores e sempre feche todas as seções (inclusive quando estiver no whatsapp web). Ademais, desenvolva o hábito de utilizar a impressão digital para desbloquear o aparelho, entre outras práticas que podem fazer toda a diferença em tempos de ataques hackers e crimes cibernéticos.

E, é claro, mantenha o seu aparelho sempre bem configurado para lhe permitir recuperar conversas do WhatsApp, restaurar mensagens apagadas do aplicativo, entre outras necessidades do dia a dia de quem, muitas vezes, tem nesse app um dos seus principais instrumentos de trabalho.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM PARA O SEU CELULAR

Gostou desse conteúdo? Siga se mantendo informado sobre tecnologia, planos e pacotes, dicas e curiosidades, no blog Mais TIM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui