Se você por algum motivo perdeu e não sabe como recuperar um número da Tim, neste artigo contamos tudo o que é preciso saber na hora de recuperar sua linha telefônica.

Diversas pessoas acreditam que uma vez cancelado não é mais possível recuperar a linha. A verdade, porém, é que a situação que levou a perda contará bastante na hora de entender se será ou não possível recuperar.

Entender os procedimentos para recuperação de uma linha telefônica, pode evitar situações de estresse com a operadora futuramente.

Em grande parte dos casos, a perda de uma linha telefônica é decorrente da falta de recarga e movimentação. Sendo assim, muito comum em telefones pré-pagos.

Para entender melhor como recuperar o número da Tim, é preciso entender as razões pela qual a perda da linha telefônica aconteceu. Veja o que é preciso fazer! 

Saiba mais: TEM COMO RECUPERAR UM NÚMERO CANCELADO? ENTENDA JÁ!

Para recuperar número da Tim é preciso entender os motivos de cancelamento

O cancelamento de uma linha telefônica não acontece sem razão. É importante entender que uma das maiores causas é a falta de movimentação e uso da mesma. Com isso, se torna direito da operadora optar pelo bloqueio parcial da linha.

O que é Bloqueio Parcial?

Bloqueio parcial é o que acontece com a linha telefônica quando não ocorre no período de 30 dias nenhuma movimentação de recarga. Essa falta de movimentação indica à operadora que seu número não está em uso, consequentemente, passivo de bloqueio parcial.

Mais comumente conhecido como ‘cancelamento’, o bloqueio parcial realiza a suspensão de parte dos serviços fornecidos pela operadora. Apesar disso, ainda permite o recebimento de ligações, mas limita o uso para navegação na internet, para realizar ligações além do uso de alguns aplicativos também serem afetados.

Furto, roubo ou extravio

O furto, roubo ou extravio do seu aparelho celular significa um grande infortúnio para um cliente, ainda é possível resgatar a linha telefônica.

Para recuperar o número Tim, é preciso contatar a operadora o mais rápido possível e solicitar o bloqueio temporário. Além de evitar o uso indevido, torna mais ágil a resolução do problema futuramente.

Vale ressaltar que, caso o cliente não entre em contato com a operadora de modo a reativar a linha telefônica, o procedimento de cancelamento ocorre dentro dos mesmos prazos que citamos anteriormente. Por fim, será necessário solicitar um novo chip.

Defeito ou troca do chip (Micro para Nano SIM card.)

Pouco comum, a troca por defeito ou formatação acontece quando o chip da Tim apresenta alguma deficiência de sinal com a operadora ou a formatação do chip Micro precisa ser substituída para Nano SIM card.

Anteriormente, muitos aparelhos telefônicos eram formatados para uso de chip de celular com formato micro, porém, com a evolução dos aparelhos com design cada vez mais sofisticados foi necessária uma adaptação dos chips para formatos mais compactos.

Sobretudo, muitas pessoas perderam suas linhas telefônicas por não saber ser possível manter o número na troca do chip.

Leia também: Número da TIM para planos: veja como ter atendimento e contratar

Como recuperar número Tim

A princípio, recuperar o número da Tim não é um bicho de sete cabeças, o que determina, porém, se a recuperação será simples ou mais complicada é a ação que você toma após o bloqueio.

Com o bloqueio da sua linha telefônica realizado, algumas ações devem ser tomadas de modo a prevenir o cancelamento do número.

Agora que você entende as principais razões para a perda da sua linha telefônica da Tim, entenderemos a seguir como fazer para recuperá-la.

Saiba Mais: ATIVAR CHIP TIM: SAIBA COMO FAZER E DESFRUTE DO SEU CELULAR!

Recuperar o número Tim por falta de movimentação da linha

Após o bloqueio parcial, o cliente possui 180 dias para realizar uma recarga antes que ocorra o cancelamento. A partir de 181 dias o cancelamento é realizado e a linha telefônica está indisponível para uso.

Todavia, ainda é possível recuperar o número Tim. Pois, é concedido ao cliente o período de 90 dias para que procure a operadora na tentativa de manifestar interesse e reverter o caso. Após 91 dias, seu número se torna disponível para uso por outro cliente.

É muito importante entender que dentro de 30 dias, ocorre apenas o bloqueio parcial da linha, sendo assim, para que ela retorne a funcionar normalmente basta realizar uma recarga.

Contudo, após 180 dias sem a utilização da linha e 90 dias sem contato com a operadora, o cancelamento significará a perda do número. Somente uma atendente poderá verificar a disponibilidade para uso novamente.

Recuperar o número Tim por furto, roubo ou extravio

Em casos onde a perda do número se dá por furto, roubo ou extravio, como mencionamos, deve ser feito contato imediato e bloqueio temporário da linha telefônica junto à operadora.

Para que seja possível recuperar o número Tim, é realizada a substituição e transferência para um novo chip, portanto você pode realizar essa solicitação ao entrar em contato com o número 1056 de qualquer telefone fixo ou *144 de qualquer TIM. É possível ainda, realizar o procedimento em qualquer loja autorizada da operadora com documento em mãos.

Importante retificar, que somente o titular da linha poderá realizar tal procedimento.

Em casos de telefones pré-pagos é realizada a cobrança apenas do valor do chip para transferência do número. Clientes pós-pago não são cobrados por tal procedimento.

A ativação do seu número ocorre 48 horas a contar do momento que o novo chip é inserido.

Recuperar o número Tim por defeito ou troca do Chip

Da mesma forma, para recuperar número Tim por defeito ou troca do Chip é preciso entrar em contato com a operadora para que ocorra a substituição do chip defeituoso para um ‘chip em branco’.

Para realizar essa substituição a operadora Tim deve ser contatada pelo número 1056 de qualquer telefone fixo ou *144 de qualquer Tim.

No caso dos clientes pós-pagos essa troca ocorre inicialmente sem nenhum custo adicional, essa informação, entretanto, pode variar caso a caso.

De modo a se adaptar às condições de saúde e seguranças impostas pela pandemia, a Tim disponibiliza a possibilidade de troca remota do chip, sendo assim enviado diretamente para a casa do cliente. Essa opção, todavia, não se encontra disponível para cliente pré-pago no momento. Desta forma, é preciso comparecer em uma loja autorizada com documentos em mãos.

A ativação do chip é realizada assim como no procedimento acima, no prazo de 48 horas a contar do momento de inserção do novo chip.

Saiba Mais: ENTENDA COMO FUNCIONA A TROCA DE CHIP REMOTA DA TIM

Recuperar o número Tim em plano pós-pago

Se você é cliente Tim pós-pago, pode ainda realizar a solicitação para recuperar a linha telefônica através do aplicativo MEU TIM com o serviço de suporte ao cliente. Importante ressalvar que por via de regra, essa operação só é realizada caso não haja débitos em aberto junto à operadora.

Para alguns clientes, a Tim disponibiliza a opção de Desbloqueio em confiança para recuperação do número antes de realizado o pagamento da fatura. A opção não está disponível para todos.

Você pode contar com a Tim

Caso haja qualquer dúvida, basta entrar em contato com a Tim através do número 1056 de qualquer telefone fixo ou *144 de qualquer Tim. Você ainda pode entrar em contato para consultar o status das suas solicitações junto à operadora.

Perder sua linha telefônica, seja por azar ou mesmo descuido, pode ser um motivo de grande aborrecimento. Mantê-la em movimentação e contatar a operadora o mais rápido possível sempre que alguma situação infortuna acontecer, evitará maiores preocupações futuramente.

Independente de qual seja a razão que levou a perda da sua linha telefônica, cliente Tim pode sempre contar com a operadora, seja para recuperação do número, regularização de situação de chip em bloqueio temporário ou mesmo para substituição de chip.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Não perca mais nada: acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui