Sabia que há como saber número TIM por SMS? O recurso pode ser de grande valia para determinadas situações, como quando você compra um chip novo, muda de número ou muda de operadora sem usar a portabilidade (que é sempre a opção mais recomendada nas trocas).

Antecipando uma solução, a TIM desenvolveu uma forma de seus clientes descobrirem o número do seu celular com um simples SMS. O procedimento funciona para todas as modalidades de contratação junto à operadora. Ou seja, qualquer que seja o seu plano, desde pré-pago a pós-pago, ele será o mesmo.

Vale notar, porém, que há também outras alternativas para saber seu número. A primeira delas, e mais clássicas de todas, é ligar para um amigo. Desse modo, ele pode repassar a informação com facilidade, tratando-se do jeito mais old school de obtê-la. Tática semelhante também funciona em aplicativos mensageiros nos quais seu número está disponibilizado.

Em aparelhos com Android existe uma forma de saber seu número a partir das configurações do próprio sistema operacional. Além disso, o método funciona com as principais operadoras de telefonia móvel do país, o que permite que praticamente todo qualquer usuário desfrute dele. Quanto aos aparelhos da Apple (com iOS), esses não contam com a ferramenta.

Quer descobrir como saber número TIM por SMS ou qualquer outro dos meios citados acima? Então, veja os tutoriais de cada um deles!

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS 

Leia mais: Plano TIM Black Família: confira as vantagens e sua economia!

Opções para saber meu número TIM por SMS

1. Como saber meu número TIM por SMS

A opção descrita abaixo está disponível para todos os clientes da operadora. Assim, tanto clientes pré-pago quanto Controle ou pós-pago têm essa ferramenta à sua disposição.

Para receber um SMS como o número da sua linha, faça o seguinte:

  1. Com o seu chip, novo ou não, encaixado no celular, ligue para *846#;
  2. O número da sua linha, então, irá aparecer na tela;
  3. Anote-o num papel, na sua agenda do próprio aparelho ou dê um print da mensagem, para tê-la salva na sua galeria.

2. Como saber meu número pelo jeito mais clássico de todos

Quer descobrir o número da sua linha do jeito mais old school possível? Então, basta escolher um amigo na sua agenda de contatos, ligar para ele e perguntar o que apareceu na tela quando o telefone chamou.

Além disso, vale notar que atualmente você nem mesmo precisa realizar uma chamada. Como mensageiros como o WhatsApp possuem a descrição do seu número, basta perguntar a informação via aplicativo para qualquer contato seu. Tradicionalmente, são dois cliques e um print para que seu amigo descubra o que você quer. Não tem como esse esforço ser negado!

3. Como saber meu número TIM via sistema operacional

O procedimento aqui descrito só funciona em aparelhos com o Android (por alguma razão, aparelho Apple não disponibiliza algo semelhante, mesmo que tenha cada vez mais tecnologia). Ressalvadas as limitações, não é necessário que sua linha seja da TIM, pois as demais operadoras do país (pelo menos as principais) também podem realizá-lo.

Se essa for a sua opção, basta fazer o seguinte:

  1. Clique nas Configurações do seu celular ou tablet;
  2. Selecione a entrada Sobre o telefone;
  3. Na sequência, clique em Status;
  4. Logo, irão aparecer diversas informações, sendo que alguma será Meu número de telefone ou alguma variante terminológica aproximada, a depender da marca do seu aparelho ou da versão do sistema operacional, mas nada demais.

4. Como saber meu número através de uma ligação

Essa opção funciona com as principais operadoras do país, porém o serviço não pertence a nenhuma delas.

Sabia que se você ligar para 0800 6430 424 uma atendente te dirá qual o número da sua linha gratuitamente? Muito fácil, não é?

Não mude de número: use a portabilidade TIM

A Resolução nº 460/2007 da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) prevê que “o consumidor tem direito à portabilidade de seu número para outro plano de serviço ou outra prestadora”. Ou seja, trata-se de um direito do consumidor amparado por legislação expressa.

O fato é que essa opção permite ao usuário que leve consigo o número da sua linha de telefone por muitos anos, independentemente da prestadora de serviços à qual esteja vinculado. Uma vantagem notória é que, assim, você não precisa atualizar cadastros, seus contatos ou qualquer outro banco de dados em que seu telefone figure.

Com relação aos aplicativos mensageiros, como o WhatsApp, por exemplo, a mudança de número não se torna exatamente uma necessidade, pois é possível migrar sua conta para uma nova linha em poucos passos. Além disso, em caso de mudança sem o procedimento, alcançar a lista de contatos para atualizá-los sobre a mudança é bastante fácil.

Se você estiver vindo para a TIM desde outra operadora, saiba que há 3 formas de você realizar a migração. O tutorial de cada uma delas está posto abaixo, e não há custo algum para isso.

Portabilidade TIM Online

Essa é a forma mais prática de fazer a sua portabilidade TIM. Então, confira o passo a passo para fazer a solicitação no portal online da operadora:

  1. Entre no site da TIM;
  2. No canto inferior direito você irá encontrar um círculo azul com dois balões. Clique sobre ele para acessar o chat e, em seguida, selecione a opção Atendimento e informações;
  3. Feito isso, para dar  início ao atendimento, o site irá solicitar algumas informações básicas como seu CPF, telefone e tipo de plano. Após inseri-las, basta clicar na opção Acessar o chat para falar com o atendente virtual;
  4. Solicite a sua portabilidade.

Portabilidade TIM por SMS

Esse procedimento demanda um pouquinho mais de operações, mas não há nada de complexo nele. Basta fazer o seguinte, salientando que é preciso adquirir um chip TIM em algum ponto de vendas parceiro:

  1. Insira o seu novo chip TIM no celular e, após ligá-lo, envie um SMS com a palavra MANTER para o número 4441;
  2. Dentro de alguns instantes você irá receber uma mensagem solicitando o número que você deseja manter (o seu antigo). Então, basta inserir o DDD (código de área sem o 0) + o número de telefone. Lembre de digitar os números todos juntos, sem espaços. Por exemplo: 1199999999.;
  3. Para essa etapa, é necessário ter um aparelho com o chip da operadora antiga em funcionamento. Se o seu celular é um dual chip, é possível realizar o processo com os dois chips instalados ao mesmo tempo. Caso contrário, basta usar dois aparelhos ou, ainda, retirar o chip da TIM e inserir o antigo novamente. Nele, você irá receber uma nova mensagem informando o código para a realização da transferência de operadora;
  4. Por fim, novamente utilizando o chip da TIM, você deverá responder ao SMS recebido anteriormente informando o código que recebeu.
  5. Pronto, a portabilidade TIM já foi solicitada!

Portabilidade TIM na loja física

Em tempos de pandemia, essa é a forma mais desencorajada pela operadora. Porém, se for a sua única alternativa, qualquer loja física pode realizar a solicitação de portabilidade. Basta contatar um atendente!

Vale lembrar que, em caso de você optar pela portabilidade, não necessitará de nenhum contato sobre isso com a sua antiga operadora. Isso, pois é a própria TIM que se encarrega dos trâmites operacionais da sua migração.

Leia mais: Vendas no WhatsApp: 11 dicas para usar e impulsionar o negócio

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui