A sua linha telefônica está atrelada a seu cartão SIM. É nele que suas informações residem junto à operadora e é ele que permite que você faça uso dos serviços contratados junto a ela. Se você busca informações sobre como saber se seu número foi cancelado, é preciso levar alguns aspectos em consideração.

O primeiro deles é que somente em alguns casos de cancelamento de linha é possível reaver seu número. Entre eles, podemos destacar o roubo ou o furto do seu aparelho celular, com o respectivo pedido de bloqueio junto à TIM, o defeito do periférico físico, a perda, o bloqueio do PUK ou a troca do chip.

Porém, vale observar que não necessariamente porque você não consegue usar a sua linha ela tenha sido cancelada. A falta de recarga também é um aspecto a ser considerado, e ela leva, primeiro, à suspensão da prestação de serviços. Assim, se você não realizou recargas em um período recente, o que ocasionou a referida suspensão, não estamos falando de cancelamento de número, mas de bloqueio temporário.

São necessários 180 dias consecutivos sem recarga para que sua linha seja desativada (um estágio acima da suspensão). Além disso, vale observar que depois de 90 dias desse período (ou seja, 180 + 90) o número é colocado à disposição. Então, se esse período passou, você dificilmente (para não dizer que é impossível) conseguirá reaver seu número.

Porém, se você estiver dentro do prazo de 180 dias, o melhor que pode fazer é simplesmente inserir créditos na sua linha. A reativação dela nesse caso é automática, e nem mesmo precisa de contato com a TIM (ou com sua operadora, caso seja outra).

Se você ainda assim tiver dúvidas, pois não se lembra das datas exatamente, e estiver se perguntando Como saber se meu número foi cancelado?, então este tutorial vai te ajudar. Com procedimentos bem simples você tem acesso a essa informação. E, sabidamente, mudar de número pode causar problemas desnecessários, o que torna tais informações de grande valia antes de sair adquirindo um novo chip.

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Como saber se meu número foi cancelado?

Antes de mais nada, façamos uma distinção importante, pois há duas questões em jogo. Com relação àquilo que tradicionalmente pensamos, número de telefone e chip são dois itens diferentes, ok? Seu número pode transitar entre cartões SIM, pois ele não é vinculado exclusivamente a um objeto – um chip em particular.

Assim, não é porque você solicitou o bloqueio temporário da sua linha, em caso de perda ou roubo, por exemplo, que seu número também foi cancelado.

Em casos como esse, o titular da linha pode simplesmente adquirir um chip novo e solicitar sua reativação junto à TIM. O procedimento a ser realizado pela operadora será no sentido de cadastrar seu antigo número num chip novo, somente. E o procedimento leva poucos minutos, não necessitando nem mesmo de comparecimento até uma loja física.

O que não pode acontecer, por exemplo, é você solicitar o bloqueio (presumidamente) temporário da linha e nunca mais pensar em reativá-la. Nessa situação, vale a mesma regra descrita na introdução deste post: você precisa calcular quando foi feita a última recarga e contar os dias. Depois de 180 a linha é desativada, e, contados outros 90, ela é colocada em disponibilidade para o próximo usuário.

Passo a passo para descobrir

Como saber se meu número foi cancelado? Então, se sua linha está desativada, o melhor que pode fazer é entrar em contato com a TIM para verificar a sua situação atual. Para isso, basta fazer o seguinte:

  • Ligue para 1056 ou *144 e contate um atendente;
  • Tenha em mãos seus dados (do titular da linha), pois somente ele é quem pode realizar solicitações desse tipo;
  • Então, consulte a situação da sua linha com o número e o DDD de origem.

Caso seja possível, e você queira reaver sua linha telefônica, a solicitação para um novo chip pode ser feita diretamente ao operador em algumas situações. A troca de cartão SIM remota se tornou uma opção viável durante a pandemia, principalmente para que usuários da TIM consigam se manter seguros e em isolamento quando necessário.

Vale notar que o procedimento também pode ser realizado diretamente numa loja física da TIM, porém essa opção é desencorajada pela operadora, pelo menos enquanto durar a pandemia do coronavírus.

Se o chip estiver em funcionamento normal

Acaso a atendente diga que seu chip está funcionando normalmente, sem que haja razão aparente para a suspensão dos serviços, então pode ser que o periférico físico esteja com defeito. Nesse caso, é necessário solicitar sua troca.

Você pode solicitar a troca remota de chip, caso se enquadre nas opções para o procedimento, ou pode adquirir um novo chip em algum comércio parceiro, como padarias, farmácias, lojas de conveniência ou supermercados. Se essa for a situação, basta seguir os procedimentos de ativação de um novo chip, descritos neste link.

Observe, porém, que a reativação efetiva da linha pode levar até 48 horas depois de o novo cartão SIM ser inserido no seu celular. Esse é o período para que seus serviços junto à operadora retornem à atividade, e sua inércia durante ele não significa que seu número tenha sido cancelado. Trata-se de um prazo padrão, mas geralmente dura menos do que isso.

Clientes corporativos da TIM

Se você for um cliente corporativo da TIM e quiser reaver seu número por algum problema no chip, basta realizar o mesmo procedimento da subseção anterior:

  • Ligue para 1056 ou *144;
  • Solicite a reposição do chip para o atendente.

Note que a entrega do novo cartão SIM no endereço cadastrado pode levar até 15 dias, via de regra, e tem um custo: o valor do novo chip.

Precisa bloquear seu número?

Se você precisar bloquear seu número por alguma razão, então os procedimentos abaixo podem te ajudar. Com eles, é possível impedir o uso da sua linha em caso de extravio, roubo ou furto.

  • Ligue para 1056 ou *144 e solicite o atendimento por um atendente;
  • Então, solicite o bloqueio da sua linha.

Vale notar que esse procedimento só pode ser realizado pelo titular da linha, então é bom ter seus dados pessoais em mãos na hora de realizar o bloqueio.

Há números pré-pagos cadastrados no seu CPF?

Sabia que existe um serviço que mostra quantos celulares pré-pagos estão cadastrados no seu CPF? Trata-se de um esforço conjunto das principais operadoras de telefonia móvel do país para atender a uma demanda seguidamente em questão junto à Anatel. Tanto que a própria Agência conta com um link de redirecionamento para ele.

A questão é importante porque celulares pré-pagos são cadastrados no momento da sua ativação, o que não demanda nenhum contato pessoal com atendentes da operadora. Assim, há relatos (os quais não são poucos) de que linhas cadastradas indevidamente em CPFs alheios levem a problemas com a justiça por uso indevido, para a prática de crimes.

Se você quiser conferir se há linhas pré-pagas cadastradas em seu CPF, o serviço Cadastro Pré está disponível para todos os usuários do país. Confira neste link!

Como saber se meu número foi cancelado: entendeu os caminhos?

Como você pode ver, há várias maneiras de responder a questão “Como saber se meu número foi cancelado?”. Basta escolher a melhor para você a cada momento.

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