Como hoje em dia praticamente tudo o que fazemos encontra espaço na internet, é natural que dependamos cada vez mais dos dados móveis em nossos smartphones. Ainda que as franquias estejam significativamente mais robustas, além das ofertas com aplicativos que não consomem dados, é preciso saber gerenciar essa franquia para não chegar ao final do mês sem navegar. Por isso, saber como ver o consumo de internet da TIM pode te ajudar.

Existem 3 formas de fazer essa conferência. No celular, o menu é uma alternativa rápida e fácil, porém conta com informações bastante objetivas. Se você já tem o aplicativo Meu TIM instalado, então basta que você realize o login no app e veja o seu consumo em um gráfico um pouco mais elaborado. A mesma informação pode ser verificada no Portal Meu TIM, a contraparte do aplicativo para ser acessada via navegador.

Vale, aqui, fazer uma ressalva. Se você precisa controlar muito sua franquia de internet ou já passou pelo perrengue de terminar com o pacote de dados do período, vamos dar algumas dicas de como economizá-lo. Alguns comportamentos podem ajudar, e eles são bem simples de serem implantados.

Se ainda assim eles não funcionarem, pode ser o caso de você necessitar de um plano com volume de dados maior. Nesse caso, vale a pena consultar as ofertas disponíveis e identificar aquela que melhor caiba no seu orçamento. São muitas, sendo possível ter muitos Gigas pagando bem pouco.

Leia mais: Como comprar pacote de internet da TIM? Descubra já!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS? ENTÃO, CONFIRA AQUI OS PLANOS DA TIM!

Como ver o consumo de internet da TIM

Um procedimento como ver o consumo de internet da TIM é muito simples, bastando que você escolha a opção adequada para o seu momento.

1. Via Menu da operadora

Ver o consumo de internet da TIM via código do Menu da operadora é muito simples. Faça o seguinte:

  1. Para ter o detalhamento do consumo de internet, digite *144# no chamador do seu celular;
  2. Depois, digite o número da opção Consumo.
  3. Clique em Enviar e selecione o número para a opção desejada (Consumo de Internet);
  4. Clique em Enviar novamente e as informações aparecerão em sua tela.

2. Via aplicativo Meu TIM

  1. Baixe o aplicativo em seu celular, acessando a Google Play para Android ou a App Store para iOS.
  2. Faça login no app Meu TIM utilizando seu número de celular. Caso não lembre a senha cadastrada, basta clicar em Esqueceu a senha? que um SMS será enviado imediatamente.
  3. Depois de você aceitar os termos de uso, o Meu TIM Exibirá um resumo das principais funcionalidades do aplicativo.
  4. Então, veja o consumo da sua internet.
  5. Confira o histórico de consumo do seu TIM clicando na aba Extrato e escolhendo o período que deseja visualizar.

3. Via Portal Meu TIM no navegador

Se você deseja conferir informações relacionadas à sua linha telefônica via navegador, basta acessar o Portal da operadora e realizar o seu login. Basicamente, há uma interface simples e intuitiva que permite acesso é os principais serviços do seu plano. Entre eles, o consumo de internet está lá.

Essa opção é a contraparte do aplicativo Meu TIM para computadores e, além da conferência, a contratação de novos serviços também é possível, além da troca de plano, de informações da fatura, entre outros.

Economize seu dados de internet

1. Mídias automáticas no WhatsApp

Se sua intenção de economizar dados em razão do tamanho da sua franquia, saiba que o WhatsApp oferece esse recurso em ambos os sistemas operacionais. Basta seguir o passo a passo abaixo:

Android

  1. Acesse as Configurações do WhatsApp;
  2. Selecione Conversas e Chamadas;
  3. Ative a opção Reduzir Uso de Dados.

Iphone

  1. Entre nas Configurações do aplicativo;
  2. Encontre Uso de Dados e Armazenamento;
  3. Habilite a função Reduzir Uso de Dados.

2. Consumo de dados em segundo plano

Quando usamos a expressão segundo plano, estamos falando sobre o consumo de dados sem que você esteja usando a aplicação. Às vezes, o celular nem mesmo está desbloqueado. O legal nesse sentido é que ambos os sistemas operacionais permitem que você autorize somente alguns aplicativos para atualizar essa maneira. Confira:

Android

  1. Acesse Configurações;
  2. Selecione Dados móveis;
  3. Na opção Uso de dados, desative os aplicativos que aparecem como aqueles que mais consomem Gigas. Assim, eles só irão usar da rede quando manuseados.

iPhones

  1. Vá aos Ajustes;
  2. Clique em Geral;
  3. Então, selecione Atualização em 2º plano;
  4. Nela, desabilite as aplicações que você quer ativas na rede somente quando em uso.

3. Atualizações automáticas consomem dados móveis

É sempre bom estar com seus aplicativos atualizados, certo? Desse modo, você conta com as últimas ferramentas tanto em termos de recurso quanto de segurança. Porém, é bom estar atento ao fato de que, por padrão, pode ser que o seu smartphone os esteja atualizando de maneira automática.

O melhor mesmo é que esses upgrades estejam restritos às conexões wi-fi. Como elas tradicionalmente são ilimitadas em termos de franquia e contam com velocidades superiores, assim você economiza seus dados de internet, além de minimizar o tempo da operação.

Android

  1. Acesse as Configurações da Play Store;
  2. Vá até Atualização automática do app;
  3. Clique em Não atualizar ou Atualizar apenas na modalidade Wi-Fi.

iPhone

  1. Vá aos Ajustes;
  2. Então, selecione iTunes Store e App Store;
  3. Desative opções de Transferência automática e Usar Dados Celulares.

4. Faça upload de imagens e vídeos no Wi-Fi

Todos os arquivos que você envia para internet consomem dados da sua franquia. Nesse sentido, se você faz muito uso de redes sociais tais como Facebook ou Instagram, saiba que todas as suas publicações vão impactar na sua navegação. Por isso, priorize publicações quando estiver no Wi-Fi, os quais contam com franquias ilimitadas ou, pelo menos, significativamente maiores.

5. Desative reprodução automática de vídeos nas redes sociais

Apesar de as redes sociais serem uma paixão nacional, reprodução automática de vídeos em aplicativos como Facebook ou Instagram pode ser uma grande vilã da sua franquia. Por isso, existem configurações que deixam esse tipo de mídia estrita ao wi-fi ou, pelo menos, à solicitação do usuário.

O caminho deve ser o seguinte em ambas:

  • Configurações > Configurações de aplicativo > Reprodução automática > Apenas em conexões Wi-Fi.

Precisa de mais internet?

Se você está precisando de mais internet no seu celular, então conhecer os planos da etiqueta TIM Black pode ser uma excelente opção, pois são muitas.

Com ela é possível, na oferta relâmpago, pagar R$ 85,99 mensais para ter até 30GB de internet todo mês. Isso, sem contar que as principais redes sociais do país e o TIM Music by Deezer não vão descontar dados da sua franquia de internet. Porém, ela tem duração limitada.

Nos planos mais robustos, você contar com até 35GB para navegar, usar seu telefone no estrangeiro tal como se estivesse no Brasil, além de ter ligações internacionais todo mês para ligar para as Américas.

Até é bom ter como ver o consumo de internet da TIM, mas o bom mesmo é não ter nenhuma preocupação com a sua navegação! Então, confira as ofertas da TIM e tenha o melhor da telefonia móvel à sua disposição!

Leia mais: Planos da TIM na modalidade mensal: 5 opções sem fidelidade

QUER MUITA INTERNET NO SEU CELULAR PAGANDO POUCO? AQUI NA TIM TEM!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui