Recebeu uma cobrança indevida referente ao plano de celular e não sabe o que fazer? Faça uma consulta a direito a devolução tim e descubra se você deve receber o ressarcimento desse valor. 

Olhar a fatura do cartão e perceber uma cobrança indevida pode ser uma desagradável surpresa. Para algumas pessoas ainda, pode ser um grande problema.

Seja um débito automático não autorizado, consumo de recarga indevido ou a cobrança de serviços não autorizados, agora é possível receber a devolução desses valores.

Criado pela Anatel em parceria com a Tim através do TAC, o Plano de Reparação dos Usuários foi criado de modo a reparar os efeitos negativos dessas cobranças. 

Neste artigo, você encontra tudo o que é necessário saber sobre a consulta a direito a devolução Tim. Venha conferir! 

Saiba mais: OUVIDORIA TIM: SAIBA COMO ENTRAR EM CONTATO NESSE CANAL.

O que é a TAC?

Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) é um instrumento de caráter executivo extrajudicial que visa a recuperação de danos e riscos potenciais realizados aos clientes.

Oficializada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o número de reclamações por cobranças indevidas relatadas nos últimos anos, teve um aumento consideravelmente alto.

Desta forma, o termo foi criado de modo a estabelecer obrigações que permitam à Tim a recuperação de danos causados. Permitindo reparar, corrigir e minimizar, por fim, os efeitos negativos dessas cobranças aos clientes.

Quais os benefícios da TAC entre Anatel e Tim?

Juntamente à devolução de valores derivados de cobranças indevidas, o termo ainda obriga a Tim a melhorar a experiência de seus clientes.

A operadora deve levar a tecnologia 4G a mais de 5.570 municípios brasileiros com menos de 30 mil habitantes até 2022, proporcionando melhoria na infraestrutura de regiões menos privilegiadas.

De forma a cumprir com as exigências e obrigações, a Tim contará com o apoio da conexão via satélite e energia solar no aumento do alcance da cobertura, visto que assim, não haverá necessidade de fibra óptica ou energia elétrica no processo.

Como resultado, a melhoria das estações e canais digitais voltados ao atendimento eletrônico, igualmente solicitada no termo, irá reduzir o número de reclamações junto à operadora.

Quem possui direito ao ressarcimento?

A TAC calculou o valor de R$4 milhões de reais cobrados indevidamente e que devem ser devolvidos aos clientes ou depositados no Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).

Inicialmente, 48 mil pessoas devem se beneficiar do acordo e desta forma receberão seus valores em crédito na fatura do cartão de crédito ou recarga.

Conforme o Plano de reparação, entretanto, os critérios de direito ao ressarcimento são constituídos de três perfis. Veja quais são eles abaixo.

Todos os clientes ativos que integram a base de clientes Tim

Clientes ativos na base Tim, que receberam uma cobrança indevida receberão o ressarcimento de valores no período máximo de 6 (seis) meses.

Clientes identificados que não integram mais a base Tim

Usuários que são identificados, porém, não possuem cadastro ativo como cliente, terão a disponibilização do crédito ativo por um ano. A operadora ainda é obrigada a comunicar ao usuário a existência desse crédito e direcioná-lo a realizar a consulta através do portal.

Contempla também clientes não identificados na base Tim

Clientes Tim não mais identificados devido à falta de dados nos Procedimentos para Apuração de Descumprimento de Obrigações (Pados) abarcados pelo Termo de Ajustamento de conduta (TAC)  — e os casos fora da base, abaixo de R$3 serão destinados ao FDD.

Como funciona a consulta a direito a devolução Tim?

A consulta a direito a devolução Tim, pretende realizar a devolução de valores cobrados indevidamente a todos os que possuem direito no período de até 6 meses. 

Esses valores são passíveis de atualização de taxas e juros, conforme critérios definidos no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações.

Para realizar a consulta, a Tim desenvolveu um portal exclusivo que permitirá mediante consulta via CPF ou CNPJ, o acesso ao histórico de cobranças permitindo ao cliente de direito visualizar e dar início ao processo de devolução do valor.

Como realizar a consulta a direito a devolução Tim?

Para realizar o procedimento de consulta a direito a devolução Tim, o cliente deve acessar ao portal: https://meutim.tim.com.br/novo/login/ressarcimento munido de CPF ou CNPJ. 

Em seguida, digite o código de confirmação composto por caracteres aleatórios indicados na imagem e clique em enviar.

Assim, clientes que tenham direito à devolução receberão os valores como crédito (estorno) na fatura do cartão ou em recarga de acordo com os prazos citados acima.

Ainda que você não tenha direito ao ressarcimento, é importante ficar atento para evitar que esse inconveniente aconteça no futuro.

Como identificar uma cobrança indevida?

Eventualmente, receber uma cobrança indevida pode não ser das mais agradáveis surpresas. Identificar essa cobrança, porém, pode agilizar a resolução do seu problema.

A cobrança indevida é composta de qualquer valor solicitado ao cliente além do contratado por ele junto à operadora telefônica. Em outras palavras, todo valor não identificado pelo mesmo.

Esse inconveniente pode ocorrer em diferentes ocasiões. Neste sentido, é possível ainda, identificar cobranças indevidas caracterizadas por:

  • Serviços adicionais não contratados;
  • Aumentos não previstos em contrato;
  • Cobranças de faturas duplicadas;
  • Consumo indevido de créditos derivados de recarga;
  • Multas e taxas por atraso quando não houve atraso.

Caso algum dos casos acima citados venha a acontecer, é necessário contatar a operadora para que o ocorrido seja reportado e rapidamente solucionado.

Saiba mais: SUPORTE DA TIM: O QUE CONSIGO RESOLVER POR TELEFONE OU INTERNET?

Em caso de dúvidas, fale com o Suporte da Tim

Qualquer problema não identificado pelo cliente deve ser resolvido em contato com o suporte da Tim.

O suporte da Tim visa atender a todas as dúvidas e necessidades dos clientes sem que haja a necessidade de comparecer a uma loja física para tal.

Algumas necessidades, porém, podem exigir o atendimento presencial por questões de segurança e identificação do titular da linha telefônica, como a troca de titularidade, por exemplo.

Entretanto, em muitos casos as dúvidas podem ser sanadas através do formulários de perguntas frequentes no suporte telefônico ou nos canais online.

Faq – Perguntas frequentes

Na Faq da Tim, o cliente encontrará uma ampla gama de perguntas frequentemente realizadas na operadora e a resposta para a solução de cada caso.

Com isso, caso o cliente tenha uma dúvida comum, será possível encontrar a resposta através da faq sem a necessidade de contato com a operadora.

Suporte telefônico

Você pode contar com o atendimento telefônico ligando de qualquer número para o 1056 ou de um número tim para o #144.

Aplicativo Meu Tim

Disponíveis nas principais plataformas Google Play e Apple Store, o aplicativo Meu Tim é o favorito daqueles que buscam auto-atendimento e praticidade no dia a dia.

É uma das mais ágeis opções para quem busca solucionar dúvidas e problemas sem que haja necessidade de contato com uma atendente.

O aplicativo conta com diversos benefícios. A maior vantagem de utilizar esse canal, entretanto, é que a sua utilização não usa o consumo de dados do seu plano.

Suporte via Chat Online

Através do suporte via Chat Online, todos os clientes terão acesso ao Assistente Virtual da Tim. Com perguntas curtas e objetivas, a assistente virtual fará a triagem de entendimento da sua necessidade e encaminhará o cliente a melhor forma de solução do problema.

Caso nenhuma das alternativas sugeridas pelo assistente virtual atenda às suas necessidades, não se preocupe, pois o assistente te encaminhará a um operador da Tim especificamente para resolver o seu caso.

Agora que você entende como identificar uma cobrança indevida fique atento às suas faturas.

Da mesma forma, caso você possua direito a devolução de valores, você poderá acompanhar o processo de devolução dos mesmos através do Portal e aplicativo Meu Tim também.

Leia Mais: MEU TIM: CONHEÇA TODOS OS RECURSOS E APROVEITE MELHOR O APP

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece mais!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui