A experiência de cuidar de plantas sempre foi um grande atrativo para quem deseja manter um hobby cuja aproximação com a natureza é latente. Trata-se, pois, de uma forma de manter o “dedo verde” mesmo em zonas mais urbanizadas. Ainda que uma consideração inicial vá no sentido de um simples entretenimento, pesquisas e especialistas da área da saúde têm mostrado que a prática é repleta de benefícios para o bem-estar mental do indivíduo. E sabia que há aplicativos que ajudam nessa prática?

O isolamento forçado imposto pela pandemia do coronavírus tem feito com que as pessoas se voltem para práticas mais introspectivas, com menor demanda de convívio social. Assim, desenvolver novos interesses é cada vez mais comum, e a diversidade temática do conteúdo disponibilizado no YouTube, sobretudo em forma de tutorial, é uma evidência bem significativa dessa mudança.

Nesse sentido, cuidar de plantas tem sido uma prática bem procurada por quem permanece muito tempo dentro de casa. O legal é que com a ajuda de aplicativos bem simples é possível fazer isso de uma matéria prática. Quem conhecer alguns desses programas?

Confira nosso post até o final e lembre de sempre contar com um bom plano da TIM para acessar todos os programas.

CONFIRA OS MELHORES PLANOS DA TIM COM OFERTAS PERFEITAS PARA VOCÊ

Leia mais: Quer aprender coisas novas na quarentena? Confira dicas de YouTube!

Cuidar de plantas: os benefícios

Como em zonas urbanas nem sempre é possível ter pátio, o que consequentemente elimina a possibilidade de hortas horizontais, as culturas verticais estão cada vez mais populares. Aproveitando espaços reduzidos em casas pequenas, varandas em apartamentos ou simplesmente jardineiras de parede, a vida na quarentena está tornando os lares bem mais verdes. E, de quebra, tem melhorado muito a saúde das pessoas.

Ver uma planta alcançar uma melhora em seu aspecto externo por si só já contribui de maneira positiva com o bem-estar de seu cuidador, pois dá o sentido necessário para quem busca elementos de prosperidade e mudança positiva como resultado de seus atos. Porém, estudos recentes mostram que a simples presença dela no ambiente melhora a concentração, a produtividade, a criatividade, além de reduzir a ansiedade.

Uma clínica médica no Reino Unido chamada Cornbrooke, em Manchester, incluiu a jardinagem na sua lista de tarefas que combatem a depressão, o mal do século. A patologia pode ser desenvolvida inclusive por vício em celulares, e, em época de imersão em tecnologias, é bom ter um alerta ligado. Contrabalancear a causa de tantos males com um jardim parece uma estratégia bastante prudente.

Com tantos benefícios assim, investir numa carreira de jardinagem amadora parece bem promissor para que mantenhamos ao máximo nossa saúde mental nesses tempos mais individualistas por que estamos passando.

Nossa lista de aplicativos para cuidar de plantas

Antes de adentrar na nossa lista, é preciso fazer uma ressalva. Entre os melhores aplicativos do gênero, muitos cobram pelos seus serviços. Além disso, muitas das opções mais bem-avaliadas não contam com versões em português. Snif!

Apesar disso, tradicionalmente as plantas compartilham, em publicações da área, seus nomes em latim. Talvez seja uma boa pedida para você incrementar suas habilidades em outras línguas, tanto inglês quanto latim!

1. From Seed to Spoon: uma ajuda para horticulturas

Já pensou se você pudesse cultivar plantas comestíveis e, de quebra, economizar no mercado? Pois essa é exatamente a proposta do From Seed to Spoon.

O aplicativo te ajuda a cuidar de plantas como frutas, ervas, hortaliças e vegetais diversos, dando dicas específicas sobre mais de 100 tipos de culturas. E o legal é que todos esses alimentos são associados a seus benefícios à saúde, o que te ajuda a filtrar e selecionar as sementes mais adequadas, caso você tenha pretensões específicas.

aplicativo cuidar de plantas em casa

Baseado na sua localização de GPS, o app fornece lembretes para você plantar na época correta da sua localização geográfica aqueles alimentos pelos quais você tem interesse. Além disso, durante o cultivo o aplicativo pode te ajudar a mapear pestes e combatê-las, inclusive te ensinando a atrair insetos benéficos para essa batalha.

O From Seed to Spoon está disponível para Android e iOS e pode ser baixado de graça. Dentro dele, porém, podem ser efetuadas compras de acordo com seus interesses.

2. Planter – Garden Planner: jardim virtual de acompanhamento

Quer praticar a jardinagem, porém não tem nem mesmo o jardim até o momento? Não tem problema, pois o Planter vai te ajudar a criar um de maneira organizada e bem-distribuída. Com ele, você tem um jardim virtual para monitorar todas as suas culturas e saber quando cada uma tem suas necessidades.

jardim virtual para cuidar das suas plantas

O aplicativo traz também informações de calendário, para que você saiba quando plantar, quando transplantar, hora de colher e formas de cuidar de plantas em geral.  Além disso, traz informações detalhadas sobre diversas espécies para te ajudar a escolher o que há de melhor para o seu jardim.

O Planter está disponível para Android e iOS, é gratuito, porém a totalidade dos recursos só é desfrutada partir das compras dentro da plataforma. Ainda assim, trata-se de um aliado poderoso para você cuidar de suas plantas.

Leia mais: Confira 9 aplicativos para manter a forma física na quarentena!

3. Cultivar: um dos preferidos da comunidade brasileira

Uma excelente opção em português, o aplicativo Cultivar vem angariando adeptos e melhores avaliações a cada dia. Sua proposta é te ajudar a cuidar de plantas permitindo também que você desenvolva independência alimentar. E o foco é exatamente o Brasil.

cultivar para cuidarAs premissas por trás do app são bastante interessantes, e levam em conta uma forma bem holística de ver as práticas de jardinagem e horticultura. Nessa visão, o cultivo leva em conta as fases da lua, o clima de cada região do país, o planejamento adequado a partir desses fatores tanto quanto o plantio no momento certo.

Além disso, traz informações sobre quando e onde plantar cada espécie de acordo com suas particularidades. Assim, o planejamento também leva em consideração culturas que precisem de mais ou menos sol, água, adubo, permitindo que você faça uma distribuição adequada no seu espaço.

O aplicativo está disponível somente para Android por enquanto, pode ser usado inclusive offline, e o melhor de tudo é que é gratuito. Respeito!

4. FloraMe: preveja seu espaço com a melhor planta

O FloraMe não te ajuda exatamente a cuidar de plantas, mas a saber quais delas darão uma boa incrementada no visual do seu jardim. Voltado aos amantes de paisagismo e belos cenários, o aplicativo permite encaixar plantas virtuais em cenários reais para que você saiba exatamente como vai ficar um determinado espaço.

florame para paisagismo

Apesar de ainda estar em uma fase bem embrionária em relação aos principais concorrentes da nossa lista, essa aplicação faz jus à sua proposta. Assim, concorre, na verdade, contra aplicativos do mercado paisagístico que tradicionalmente custam caro ou não estão em português.

O FloraMe só está disponível para clientes Android, é gratuito, porém conta com alguns anúncios como forma de se manter. Ainda assim, trata-se de uma excelente referência para o segmento.

5. Waterbot e WaterMe: cuidar de plantas depende de regá-las adequadamente

Se você já teve alguma planta, com certeza conhece a sensação de lembrar que esqueceu de regá-la num período X, um par de dias a mais do que o mínimo necessário. Por isso, soluções como Waterbot, para Android, e WaterMe, para iOS, se dispõem a manter ativos alguns alertas para que isso não aconteça mais.

waterme para cuidar das plantas com a quantidade de água ideal

Alimentando essas plataformas com informações sobre suas plantas e o tipo de cultura de cada uma, você pode criar avatares sobre todas as que tem na sua casa e conseguir informações detalhadas sobre cada uma delas. Além disso, pode agendar os alertas para um determinado período do dia, quando você não está no trabalho, por exemplo.

O WaterMe vai um pouco além, permitindo também que o usuário mantenha informações inclusive sobre a fertilização de suas plantas. Assim, os lembretes são ainda mais especializados. Porém, esse aplicativo só conta com versão em inglês, o que pode ser um diferencial a favor do Waterbot.

Ambos os aplicativos são gratuitos, mas oferecem compras dentro de suas plataformas.

Cuidar de plantas agora está mais fácil

Agora que você já conhece inúmeras soluções para cuidar das suas plantas, quem sabe não tira do papel aquela jardinagem que sempre foi procrastinada? Além de ser um excelente hobby, contribui para a sua saúde mental, uma preocupação cada vez mais constante em tempos de isolamento social.

Só lembre-se de que alguns desses aplicativos dependem de conexão à internet para funcionar plenamente. Esse é o caso de ferramentas que permitem a identificação de plantas a partir da câmera do smartphone.

Se assim for, vale a pena você ver aqui os melhores planos que a TIM oferece no momento, para que, ao cuidar de suas plantas, você possa desfrutar de todas as funcionalidades que a tecnologia proporciona.

Leia mais: Quer trabalhar em casa? Veja aqui 10 profissões para home office.

QUER MUITA INTERNET NO SEU CELULAR? SEU NOVO PLANO ESTÁ AQUI!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui