Com o advento dos smartphones mais modernos, cada vez mais estamos conectados à internet. Isso pois eles contam com um grande número de aplicativos instalados e a maioria deles é dependente dessa conexão. Porém, o fato é que muitas vezes os apps e demais funcionalidades dos aparelhos acabam consumindo mais dados móveis do que desejamos.

Esses dados representam o volume de internet que podemos consumir da rede da operadora quando não estamos vinculados ao wi-fi. Atualmente, essa quantidade é representada pela unidade Giga, a qual evidencia o significativo avanço em relação às franquias de internet móvel de poucos anos atrás, em Mega.

Ainda assim, não é incomum recebermos um SMS com o desagradável aviso de termos consumido 80% ou 100% do pacote de dados. E grande parte desse consumo pode se dar por fatores simples, os quais acabam passando desapercebidos pelo usuário. Contudo, esse não será o seu caso depois deste texto.

Aqui vamos te ensinar tudo aquilo que você precisa saber sobre os seus dados móveis: Como ativá-los e desativá-los, o que fazer quando eles não funcionam, e como economizá-los para chegar ao final do mês com internet no celular. Outra saída é contratar um plano mais robusto da TIM e ficar despreocupado!

Leia também: Reconhecimento facial é a nova tecnologia de impressão digital

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Os dados móveis do seu celular

Dados móveis são a internet que você utiliza da rede de telefonia da sua operadora toda vez que acessa alguma informação que não esteja presente no seu dispositivo. Basicamente, são representados pelos gigabytes que estavam na propaganda da oferta do seu plano de celular.

Imagine, então, que sempre que você acessa alguma informação ela é composta por diversos dados, os quais de uma maneira global compõem o arquivo total, o pacote. Nesse sentido, quanto maior for o arquivo que você estiver acessando, maior será a quantidade de dados que você precisará baixar da rede para montar o arquivo.

Por isso, é importante estar atento para alguns fatos particulares, para que você não caia em ciladas despretensiosamente. Quer um exemplo? Sabia que um episódio de Netflix de 50 minutos pode consumir até 250 Megas da sua internet? Assim, pode-se perceber o quão fácil seria consumir um pacote de 3 Gigas: 12 episódios e ya está!

O consumo oculto dos dados

Um dos problemas dos quais você deve estar ciente é que há vilões que atuam nas sombras. Isso porque pode ser o caso de o seu celular baixar da rede não apenas dados que sejam solicitados por você. Aplicativos que rodam em segundo plano, por exemplo, podem estar permanentemente vinculados à internet.

Uma grande evidência nesse sentido é tida nos aplicativos modernos de relacionamento. Fazendo uso do GPS o tempo inteiro para mostrar quem cruzou com você na rua, esse tipo de aplicação consome dados a todo momento. Contudo, não são os únicos!

Sabe todas aquelas imagens e vídeos que os grupos de WhatsApp recebem a todo momento? Se você não limitar esse download via configuração do aplicativo, cada um desses arquivos irá consumir uma quantidade significativa da sua franquia de internet. Além disso, poderão impactar a memória de armazenamento do seu smartphone.

É claro que, se você tem um plano de internet que conta com WhatsApp liberado, então não há com que se preocupar. Mas, se não for o seu caso, é bom ter os olhos bem abertos para essa situação, sobretudo se o seu mensageiro tiver muitos grupos ativos.

Leia também: TIM Instagram Ilimitado: conheça os planos com o app liberado!

Como ativar os dados móveis

Para ativar os dados móveis do seu celular, ou desativá-los, basta descer a barra de ferramentas no Android ou subi-la no iPhone e clicar no botão de rede móvel.

Como economizar seus dados

1. Economize dados de maneira automática no WhatsApp

Se você souber que anda consumindo muitos dados e tiver a intenção de economizá-los em razão do tamanho da sua franquia, saiba que o WhatsApp oferece esse recurso em ambos os sistemas operacionais. Basta seguir o passo a passo abaixo:

Android

  1. Acesse as Configurações do WhatsApp;
  2. Selecione Conversas e Chamadas;
  3. Ative a opção Reduzir Uso de Dados.

Iphone

  1. Entre nas Configurações do aplicativo;
  2. Encontre Uso de Dados e Armazenamento;
  3. Habilite a função Reduzir Uso de Dados.

2. Dê uma controlada nos dados gastos em segundo plano

Quando usamos a expressão segundo plano, estamos falando sobre o consumo de dados sem que você esteja usando a aplicação. Às vezes, o celular nem mesmo está desbloqueado. O legal nesse sentido é que ambos os sistemas operacionais permitem que você autorize somente alguns aplicativos para atualizar essa maneira. Confira:

Android

  1. Acesse Configurações;
  2. Selecione Dados móveis;
  3. Na opção Uso de dados, desative os aplicativos que aparecem como aqueles que mais consomem Gigas. Assim, eles só irão usar da rede quando manuseados.

iPhones

  1. Vá aos Ajustes;
  2. Clique em Geral;
  3. Então, selecione Atualização em 2º plano;
  4. Nela, desabilite as aplicações que você quer ativas na rede somente quando em uso.

3. Atualizações automáticas consomem dados móveis

É sempre bom estar com seus aplicativos atualizados, certo? Desse modo, você conta com as últimas ferramentas tanto em termos de recurso quanto de segurança. Porém, é bom estar atento ao fato de que, por padrão, pode ser que o seu smartphone os esteja atualizando de maneira automática.

O melhor mesmo é que esses upgrades estejam restritos às conexões wi-fi. Como elas tradicionalmente são ilimitadas em termos de franquia e contam com velocidades superiores, assim você economiza seus dados móveis tanto quanto não deixa o seu celular esquentar.

Android

  1. Acesse as Configurações da Play Store;
  2. Vá até Atualização automática do app;
  3. Clique em Não atualizar ou Atualizar apenas na modalidade Wi-Fi.

iPhone

  1. Vá aos Ajustes;
  2. Selecione iTunes Store e App Store;
  3. Desative opções de Transferência automática e Usar Dados Celulares.

4. Defina avisos para o consumo

Se você quer estar ciente de quando chegar perto de ficar sem internet para não acabar o mês tendo que comprar mais pacotes, o Android permite que você defina um aviso de consumo. Para ativá-lo basta seguir os passos abaixo:

  1. Abra as Configurações.
  2. Selecione Rede e Internet > Uso de dados.
  3. Entre em Uso de dados móveis > Configurações Configurações para dados móveis.
  4. Vá até Alerta de uso de dados. 
  5. Ative Definir alerta de uso de dados.
  6. Diga quanto: alternar entre MB e GB é na seta para baixo.
  7. Aperte Definir.

5. Wi-Fi e serviços offline são seus aliados

Para realmente economizar dados móveis, o melhor que você pode fazer é usar e abusar do wi-fi e dos serviços offline. Por isso, que houver uma rede wi-fi por perto, desative a internet do seu smartphone e faça tudo o que for pesado nela. No mesmo sentido, lembre-se de que em casa não existe necessidade para sua rede móvel estar ativa.

Outra maneira de economizar sua franquia é fazer o uso do máximo de serviços possíveis no modo offline. Por isso, se você fizer uso de um streaming de música como TIM Music by Deezer, por exemplo, faça download das suas playlists enquanto estiver no wi-fi para ouvi-las sem consumir dados enquanto estiver na rua.

Outro aplicativo que permite uma ferramenta parecida é o Netflix. Já faz algum tempo, mas pode ser que você não saiba, que o aplicativo permite que você faça download das suas séries e filmes na memória do seu celular. Assim, você não gasta dados preciosos com um dos maiores vilões do seu pacote de dados.

A última saída são planos melhores

Se você já tentou de tudo mas continua chegando ao fim do mês sem internet no celular, o único que pode fazer então é contratar um plano mais robusto. Aqui na TIM, você pode contar com streaming de música liberado, inclusive com assinatura, muitos gigas de internet, redes sociais liberadas e muito mais.

Para conhecer os melhores planos ofertados atualmente, basta clicar neste link que você vai encontrar um que seja ideal!

Leia mais: Como limpar o seu celular contra o coronavírus

GARANTA AQUI A MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL E FIQUE ONLINE

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui