A TIM, em 2020, contava com mais de 51 milhões de contas ativas levando em consideração a telefonia móvel. Para esses, a função de recados em chamadas perdidas ou declinadas é habilitada por padrão em suas linhas, não necessitando de nenhuma ativação. Porém, pode ser que você queira desativar a caixa postal TIM porque não se dá bem com ela. Então, vamos ensinar como fazê-lo em poucos passos.

O serviço de caixa postal é comumente chamado de secretária eletrônica. Com ele, chamadas perdidas caem num ambiente de gravação de mensagens, as quais podem ser ouvidas posteriormente pelo usuário. Além disso, o próprio recebedor pode direcionar quem lhe telefona para o serviço, caso não o possa fazer num determinado momento. Para isso, basta rejeitar uma ligação que o chamador entra nesse ambiente automaticamente.

Porém, como as chamadas telefônicas estão cada vez mais em desuso, poucos clientes veem no serviço uma utilidade real. O principal incômodo parece ser provido pela grande quantidade de notificações que figura na aba de ferramentas. E o principal problema disso é que muitas das vezes (senão todas) os recados não são pertinentes.

As ligações, de certa maneira, passaram a sobressair-se como canal destinado a marketing, publicidade ou cobrança para muitos usuários. Sendo assim, a tarefa de ouvir os recados se tornou literalmente um incômodo, pois esses tipos abundam na caixa postal. Para piorar ainda mais a situação, por padrão suas notificações não se apagam enquanto houver algum recado.

Se esse for o seu caso, então você descobrirá aqui, em poucos passos, como desativar a caixa postal TIM.

Este texto leva 3 minutos para ser lido!
Uma boa leitura!

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Leia mais: Existe cartão de crédito da TIM? Entenda já como funciona!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Como desativar a caixa postal TIM

O correio de voz da TIM permite que quem ligue para você grave um recado para que seja ouvido posteriormente. Neles são armazenados até 10 recados de 1 minuto durante um período de 7 dias. Para ouvir seus recados, as tarifas podem depender do plano contratado.

O serviço TIM Recado Backup, por exemplo, custa R$ 1,09 por dia em que usar, sendo que não há limitação de uso dentro desse período. Porém, pode ser que você nunca queira ouvir seus recados, sobretudo porque não quer gastar para ter acesso a mensagens que possam ser, inclusive, inoportunas.

Então, basta seguir o passo a passo abaixo para descontinuar o serviço na sua linha telefônica.

1. Desativando a caixa postal via telefone

Se você deseja desativar a caixa postal da TIM pelo telefone, basta ligar para um dos seguintes canais de atendimento:

  • *144 do seu celular TIM;
  • 1056 a partir de um telefone fixo ou de outro celular, incluído o seu número TIM.

Ao falar com um atendente, basta informá-lo de que você deseja desativar o serviço que ele prontamente o atenderá.

2. Desativando a caixa postal pelo portal Meu TIM

Se você prefere realizar essa solicitação via portal Meu TIM, também é possível fazê-lo. Para isso, basta que você siga os passos abaixo:

  1. Acesse o Portal Meu TIM a partir de um navegador, lembrando que não é possível fazê-lo via aplicativo;
  2. Na sequência, você precisará fornecer seu número de telefone com DDD e sua senha de 4 dígitos. Caso você não lembre dela, basta clicar em Esqueci Minha Senha que você receberá um código no seu aparelho;
  3. Ao adentrar o portal de serviços, tô aqui sobre o botão Menu, localizado no canto superior direito da página;
  4. Então, vá até a aba Serviços;
  5. Nela, selecione Ativar/Desativar serviços;
  6. Desmarque a caixa de seleção nominada Caixa Postal;
  7. Por fim, toque no botão Salvar.

Pronto, com esses passos é fácil desativar sua caixa postal TIM sem nem mesmo precisar falar diretamente com um atendente. Esse procedimento é mais rápido e mais fácil caso você tenha acesso a um computador.

Removendo o ícone da caixa postal TIM

Se você deseja remover o ícone do correio de voz da TIM, também o pode. Vale lembrar, porém, que o seguinte passo a passo é dedicado a smartphones com o sistema operacional Android. Se for o seu caso, basta fazer o seguinte:

  1. Abra a barra de notificações do seu smartphone;
  2. Nela, toque sobre a notificação do correio de voz por alguns segundos;
  3. Então, toque sobre o símbolo que aparecerá no canto direito da sua tela;
  4. Nela, aparecerá a entrada Serviços do Smartphone e, novamente, aparecerá o símbolo do correio;
  5. Agora, você deverá clicar nesse símbolo mais uma vez;
  6. Na sequência, vá até a opção Armazenamento;
  7. Clique, então, no botão Limpar dados para finalizar;
  8. Confirme clicando em OK.

Pronto, seu ícone da caixa postal deverá desaparecer.

Quero receber meus recados na TIM

Se você ainda está em dúvida sobre o funcionamento do serviço e deseja ouvir seus recados, pode fazê-lo como de costume, via chamada telefônica ou SMS.

Via telefone

  • Se você deseja ouvir seus recados a partir de uma chamada telefônica, basta ligar para *100 e digitar sua senha. Caso você não lembre dela, pode utilizar a função Esqueci minha senha a partir de 3 canais:
    • Dentro da própria caixa postal;
    • Ligando para o *144;
    • No site da TIM, na entrada dedicada ao serviço.
  • Depois de você escutar os seus recados, você pode selecionar a opção Apagar para deletá-los assim como pode optar por Guardar Recado.
    Tradicionalmente, eles ficam salvos por 7 dias consecutivos depois de recebidos, mas você pode armazená-los para a posteridade. Basta selecionar a opção correspondente dentro do próprio portal.

Via SMS

Na TIM, o cliente conta com uma opção especial, que é o serviço de transcrição dos recados de áudio recebidos no celular. Com ele, suas mensagens são automaticamente (via algoritmo interpretativo) passadas para texto, e elas podem ser, então, lidas em forma de leitura recebida via SMS.

O serviço pode conter falhas em relação ao áudio, sobretudo quando houver ruídos que dificultem sua interpretação pelo sistema. Nesse sentido, barulhos externos, tais como o de carros e buzinas no momento em que o recado foi gravado, e até mesmo pelo volume e pelo sotaque da voz que gravou um recado, podem causar distorção na transcrição.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Sempre que isso acontecer, o próprio sistema identificará as dificuldades com o símbolo ? ao lado de uma palavra.

A solicitação pode ser feita diretamente no *100, via de regra, porém o serviço também pode ser automatizado. Nesse caso:

  • Envie um SMS com a palavra OK para o número 100 e você passará a receber automaticamente seus recados no formato SMS. O custo é de R$ 1,09 por dia de uso, não sendo cobrado no dia em que você não receber nenhum recado na caixa postal.

Caso haja muita dificuldade para ler o SMS, você ainda poderá seguir ouvindo o recado em questão no *100. Aqui, vale lembrar, entra em cena o prazo de 7 dias de armazenamento antes de ele ser apagado ou você armazená-lo definitivamente.

Leia mais: Usar o WhatsApp para vender é solução para pequenos comerciantes

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui