Apesar de ser uma ferramenta com muitas possibilidades, muita gente prefere desativar o Google Assistente. O serviço é padrão para os dispositivos Android e pode ser bastante irritante quando não se pretende utilizá-lo. Saiba como desativar o Google Assistente do celular já!

O Google Assistente é ativado por voz, e basta você dizer “Ok Google” que ele já aparece para te atender. É um serviço que pode ser associado a diversos dispositivos da sua casa, em função do que se chama hoje de casa inteligente. Entre as funções, o assistente permite abrir e controlar ações em aplicativos, controlar outros dispositivos da casa e criar rotinas.

Porém, para muitas pessoas essas funções não são tão úteis e não acrescentam tanto na experiência de se utilizar o dispositivo. Inclusive, a ativação acidental pode ser um verdadeiro incômodo para usuários, principalmente para quem está com a memória do dispositivo comprometida. 

Por isso, te ensinaremos como desativar o Google Assistente de uma forma bem rápida e simples. Confira!

Leia também: Passo a passo para você utilizar a realidade aumentada do Google!

O que é o Google Assistente?

O Google Assistente foi anunciado em 2016 pelo Google, que é responsável por boa parte das funções dos dispositivos Android. A princípio, além de integração com outros celulares, a aplicação também foi uma das primeiras a oferecer integração com outros dispositivos para criar uma “Casa inteligente”.

Juntamente com o lançamento desses dispositivos no Brasil, em 2017, o Google lançou o serviço em língua portuguesa. Nesse sentido, a aplicação passou a receber comandos e a responder no nosso idioma.

Além disso, o serviço tem compatibilidade com smartphones, tablets e aparelhos inteligentes, incluindo veículos e Smart TVs. Nos celulares Android, o Google Assistente já vem instalado em aparelhos a partir da versão 6.0, tendo suas atualizações também ativadas automaticamente.

Para automóveis, o serviço está disponível para aqueles que utilizam o Android Auto e nas Smart TVs, o Google Assistente é uma possibilidade para os aparelhos que utilizam a Android TV.

Quais as funções do Google Assistente?

Os assistentes virtuais surgiram para facilitar o dia a dia das pessoas e estão em alta no mercado. Assim como o Google Assistente, a Amazon aposta na Alexa e a Apple tem a Siri como representantes no ramo. Todos esses serviços são ativados por voz, o que facilita em diversas atividades.

Nos dispositivos Android, o Google Assistente possui funções muito similares e padrões a essas inteligências artificiais. Assim, o Google Assistente inclui funcionalidades como:

  • Adicionar e visualizar eventos e compromissos na sua agenda;
  • Fazer ligações e enviar mensagens;
  • Adicionar alarmes, lembretes e configurar um horário no despertador;
  • Fazer pesquisas no Google;
  • Ouvir as últimas notícias dos principais portais;
  • Reproduzir músicas e vídeos;
  • Criar rotinas diárias e ser avisado por meio de lembretes;
  • Fazer cálculos;
  • Abrir uma rota no Google Maps;
  • Traduzir idiomas.

Além disso, há ainda outras funções no Google Assistente, mas essas são as mais utilizadas e acessíveis. Além disso, com outros dispositivos em sua casa que utilizam o serviço, as possibilidades se expandem muito.

Como desativar o Google Assistente no celular

Ainda que conte com algumas funções bastante práticas, para muitas pessoas o Google Assistente pode ser um verdadeiro incômodo na hora de utilizar um dispositivo Android. Isso porque, certas vezes, ele pode abrir acidentalmente, sem o comando de voz. 

Além disso, para dispositivos que já estão com a memória comprometida, ter uma aplicação sempre em operação pode deixar o sistema ainda mais lento.

Assim, se esse é o seu caso, siga os passos a seguir. Você verá que para desativar o Google Assistente no seu celular não tem segredo. Confira!

Passo 1: abra o app do Google

Na sua lista de aplicativos, um deles é o app Google. Toque para abrir esse aplicativo.

Passo 2: clique na aba “Mais”

Na interface do aplicativo, você verá no canto inferior direito a aba “Mais”, representada por reticências. 

Passo 3: acesse as configurações do Google

Dentre as opções da aba “Mais” estão as configurações do Google, clique para abrir.

Passo 4: acessando as configurações do Google Assistente

Uma das opções do menu de configurações é “Google Assistente”, toque nela para entrar. Ali estarão todas as preferências escolhidas para o aplicativo, incluindo desde os dados da conta Google, até seus aplicativos padrão para as respostas do serviço de comando de voz.

Passo 5: desativando o “Ok Google”

Dentre as configurações desse menu do Google Assistente está a opção “Voice Match”. É nela que você deve ir se você pretende desativar o serviço de voz do seu celular. Ali, na opção “Ok Google” haverá um símbolo de ativado ou desativado para o comando, se estiver ativado, basta desativar!

Logo, se o seu desejo é só desativar o comando de voz, pode parar por aí! O Google Assistente não se ativará novamente toda vez que entender “Ok Google”, porém, se deseja desativar definitivamente o assistente, siga para o próximo passo.

Passo 6: desativar definitivamente o Google Assistente

Volte ao menu de configurações do Google Assistente. Se você estiver na página de “Voice Match”, basta localizar o símbolo de voltar no canto superior esquerdo. No menu de configurações, localize e clique na opção “Geral”.

Dentro da página das configurações gerais, aparecerá uma opção escrita Google Assistente, que deve aparecer com uma chave azul à direita. Para desativar o serviço, basta clicar nessa chave. O dispositivo irá te perguntar se deseja realmente desativar o Google Assistente, alertando que você poderá perder recursos como o “modo ambiente” e o “seu dia”. Se concordar, clique em “Desativar”.

Pronto, agora o Google Assistente estará definitivamente desativado do seu dispositivo!

Por que não consigo desinstalar serviços do Google do meu celular?

Atualmente, os dispositivos Android funcionam em um sistema operacional que tem como base vários serviços do Google. É por isso que, para a utilização do Android, um dos primeiros requisitos é entrar com a sua conta.

Assim, a maioria das aplicações do Android funcionam em conjunto com os serviços do Google. A desinstalação de uma delas pode comprometer o funcionamento de todo o sistema operacional do dispositivo.

Porém, é possível desativá-los sem precisar desinstalar toda a aplicação. É o caso do Google Assistente, o serviço continuará disponível para ser utilizado a qualquer momento, basta voltar a ativá-lo, fazendo o mesmo caminho do passo a passo acima.

Com a desativação, parte do espaço utilizado pelo aplicativo pode ser liberado por meio da limpeza do cache. Além disso, a memória que seria ocupada para a ativação ou para a manutenção desses aplicativos deixa de ser utilizada.

Se esse artigo foi útil para você, não se esqueça de acompanhar o blog Mais Tim, para outros conteúdos úteis sobre tecnologia, telefonia e muito mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui