Tudo é uma questão de moderação, certo? Por isso, muitos desenvolvedores de conteúdo para consumo infantil têm tentado equilibrar a balança promovendo desenhos educativos para esse público. Não se trata meramente de atrair a atenção dos pequenos e deixá-los à mercê do entretenimento, mas, sim, de realmente promover algum tipo de desenvolvimento para suas habilidades cognitivas.

O fato é que, nessa abundância de ofertas promovidas pela democratização da internet, tanto com serviços de streaming quanto com on demand, torna-se por vezes complicado filtrar tudo o que você entrega a seus filhos. Além disso, nem sempre é possível ler comentários que funcionem como referência por especialistas para compreender se, de fato, a programação disponível não é prejudicial de alguma maneira. E há muito comentário nesse sentido por aí!

Por isso, preparamos esse texto com uma lista que (salvo melhor juízo) é repleta de desenhos realmente educativos. Desse modo, pode-se contar com lições éticas, morais, desenvolvimentos na área da atenção, incrementos nas habilidades pré-escolares, entre outros.

Logo, não vão faltar opções para você agradar a seus pequenos nem vão sobrar culpas por você entregá-los às telas para ter um tempinho de sobra!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Leia mais: Como montar um home office sem gastar muito? Confira dicas!

Desenhos educativos: confira nossa lista!

  1. Baby Shark

Já ouviu falar sobre o Baby Shark? Trata-se de uma revolução na internet a qual arrasta multidões pelas telas por onde passa! São – literalmente – bilhões de visualizações em cada vídeo do Bebê Tubarão, e a animação conta com uma dinâmica que funciona como um imã até para adultos.

Se você não é chegado a músicas chiclete, nem abra o primeiro, porque elas ecoam por horas a fio no fundo da mente!

Em termos gerais, trata-se de personagens crianças que cantam e dançam em frente à câmera contando a história de um tubarãozinho. São vários enredos relacionados e muitos “semipersonagens” figurando como alvo das canções, as quais envolvem praticamente toda a família Shark e algumas de suas aventuras.

As letras são simples e sempre acompanhadas de coreografias fáceis de encenar. Talvez por isso seja tão viciante para o público infantil. E o ritmo das músicas… ah, o ritmo! Lembre-se de que nós avisamos: ele pega por horas a fio! Se você é avesso àquela batidinha no fundo do ouvido, então nem pense em dar o play!

  1. Mundo Bita: produção brasileira entre os desenhos educativos

Gosta de conteúdo mais elaborado? Tudo bem, então o Mundo Bita é a pedida certa para você e seus pequenos! Com ele, as crianças embarcam para um lugar lúdico, divertido e inspirador. Além disso, as mensagens passadas a cada canção são realmente elaboradas, fazendo dele provavelmente a referência mais educativa da nossa lista.

O legal aqui é que sempre existe um estímulo para brincadeiras que, mesmo que contraditoriamente, confrontem o próprio Bita! Isso, pois suas canções incitam atividades físicas, brincadeiras ao ar livre, cenários em meio à natureza. Ou seja, incita exatamente o contrário de uma criança em frente ao YouTube, tablet ou smartphone.

Dito isso, vale ressaltar que a produtora pernambucana não economiza esforços para incrementar cada um de seus vídeos. Tanto as imagens quanto as letras são inspiradoras, fazendo com que dificilmente elas possam ser consideradas repetitivas. Há, então, sempre novidades ao longo dos episódios! Resumindo: vale a pena!

  1. Lingo Kids: desenhos educativos para temas em inglês

Quer que seus filhos se tornem proficientes em uma segunda língua? Então, dizem os especialistas, o melhor mesmo é estimulá-los noutro idioma o mais cedo possível. E aquele mito de que aprender outra língua muito cedo pode prejudicar o desenvolvimento da língua materna já foi superado há tempos, vale dizer!

Quanto mais cedo seu filho tiver acesso a outro idioma, maior a facilidade com que ele apreenderá as suas nuances. Sabe o porquê de uma pessoa mais velha ter mais dificuldade para aprender uma língua adicional? Justamente porque a plasticidade do cérebro começa a diminuir, e aquele detalhezinho que faz uma determinada construção soar tão diferente daquilo que parece se perde.

Por isso, quando seu filho tem acesso a músicas estrangeiras desde cedo, ele desfruta de toda essa potencialidade com que conta na cachola plástica. E o Lingo Kids faz isso justamente ensinando, também, matérias pré-escolares, como números, alfabeto, e por aí vai. Tudo no melhor estilo DuoLingo, só que bem mais animado! Uma excelente pedida para aquele pretenso multilíngue que você tem em casa!

  1. O Show da Luna

Série de produção nacional – assim como Bita, O Show da Luna entra em qualquer lista de desenhos educativos que você encontrar pela internet, e com toda razão! A personagem principal, Luna, de apenas 6 anos, é apaixonada por ciências, e considera que tudo à sua volta trata-se de um gigante laboratório a ser explorado. Desse modo, tudo o que acontece nos cenários é motivo de curiosidade.

Ela, Júpiter (seu irmão mais novo, de 4 anos) e Cláudio (seu furão de estimação) praticam ciência todos os dias onde quer que estejam. Com a formulação de hipóteses e a realização de experimentos, é possível descobrir fatos do mundo, como a fabricação do chocolate, a emissão de sons e por aí vai.

Trata-se de uma excelente referência para quem quer entregar aos pequenos conhecimentos variados de mundo. E, mais do que isso, extremamente interdisciplinares. Gostou? Então, bora lá experimentar!

  1. Daniel Tigre: desenho educativo para inteligência emocional

Daniel Tigre é uma excelente pedida para quem quer entregar a seus filhos desenhos educativos que contribuam de alguma maneira com habilidades difíceis de serem encontradas nas referências tradicionalmente prediletas das crianças. Assim, o tímido, porém corajoso, tigre Daniel apresenta um modelo de evolução nas suas potencialidades tanto na escola quanto na sua vida.

O detalhe é que ele vivencia uma vizinhança imaginária, repleta de vizinhos, família e amigos interessantes. E, nessas interações, o grande destaque do programa fica por conta da inteligência emocional que a personagem desenvolve ao longo de sua trajetória. Sobre esse aspecto, a capacidade de reconhecer suas próprias emoções e a dos outros é pedra fundamental na dinâmica do entretenimento.

Sabidamente a inteligência emocional contribui para o desenvolvimento saudável e feliz de crianças (e de adultos também, vale dizer – do contrário, não haveria tanta obra de autoajuda com essa temática na capa). Por isso, contar com uma referência que ajude-as a administrar suas emoções pode ser um plus e tanto para aquele simples momento de descontração.

  1. Dora, a Aventureira

Dora, a Aventureira é outra presença carimbada nas listas de desenhos educativos da atualidade. Isso, pois com ela é possível aprender inglês brincando através da resolução de problemas apresentados pela personagem.

A fotografia envolvida é bastante agradável, fluida e colorida, o que dá ares lúdicos a cada episódio. Além disso, Dora e seus amigos alternam continuamente entre línguas, fazendo com que o estímulo em outro idioma esteja sempre presente.

O título virou um fenômeno mundial e conta com milhões de espectadores em seus episódios. Por isso, se você quer deixar seus pequenos em frente às telas, mas quer a certeza de que eles vão estar, pelo menos, aprendendo algo de bom, aqui fica uma pedida que não tem como desagradar!

  1. Palavra Cantada

Entre os desenhos educativos, outra excelente referência brasileira é o Palavra Cantada. Trata-se de uma dupla musical infantil formada por Paulo Tatit e Sandra Peres, a qual elabora letras, arranjos e muitas cores em prol de um conteúdo de qualidade.

As canções prezam por uma poética sensível e que notadamente intenta respeitar a inteligência das crianças! Além disso, a obra da dupla é premiada e já conta com mais de 25 anos de estrada. Vale a pena conhecer!

Leia mais: TIM Netflix: saiba que tem plano com assinatura do serviço gratuita?

GARANTA AQUI A MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL E FIQUE ONLINE

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui