Quem nunca foi tirar uma foto com o celular e deu de cara com um aviso de “memória cheia”? Ou não conseguiu baixar um aplicativo novo porque não tinha espaço no celular?

O problema é mais comum nos smartphones com sistema operacional Android. Aliás, essa é uma das principais reclamações do usuário Android. Com o tempo, o sistema entope o armazenamento interno do smartphone, deixando o aparelho lento e travando, sem espaço no celular.

Essa falha está diretamente associada ao gerenciamento de arquivos do Android, que não faz lá muito bem o seu trabalho.

Entretanto, a falta de espaço no celular não é exclusividade dos smartphones Android. Frequentemente, os iPhones também apresentam o mesmo problema.

Por sorte, resolver tudo isso é fácil. Algumas ferramentas ajudam no processo de liberação de espaço no celular. Eles fazem com que você consiga voltar a salvar fotos, baixar aplicativos e ter um aparelho mais ágil e sem travamentos.

Basta seguir as dicas abaixo para se livrar desse sufoco. Confira.

CONTRATE UM NOVO PLANO PARA O SEU CELULAR AGORA! 

  1. Limpe o cache do seu sistema Android

Se você é usuário de iPhone, pule essa primeira dica e vá direto para a segunda. Mas se você faz parte da grande maioria que usa Android, não deixe de fazer esse procedimento que é bastante simples, mas efetivo.

📲A internet do seu celular acaba rápido?

Venha para a TIM e navegue à vontade!

Para agilizar algumas rotinas de processamento, o Android acaba armazenando alguns arquivos com as rotinas mais executadas pelo usuário na memória.

Sabe quando você clica em um aplicativo e ele já abre na última página que você fechou? A memória cache é que permite isso. Ela é uma cópia de dados armazenados que tem como objetivo acelerar o acesso aos serviços.

O problema é que essa sensação de rapidez que o sistema cria custa alguns bons gigabytes de armazenamento. Isso pode comprometer o funcionamento de alguns aparelhos mais modestos.

Felizmente, fazer uma limpeza em tudo isso que é armazenado automaticamente é bem fácil e não vai prejudicar muito a rapidez do seu sistema. Basta acessar o menu “Configurar” e tocar na opção “Armazenamento e USB”.

Em seguida, selecione “Interno” e role a tela até o fim, onde deve constar a opção “Dados em cache”. Observe que logo abaixo dessa opção deve aparecer quantos MB ou GB a funcionalidade está devorando do seu smartphone.

Toque sobre a opção e um pop-up deve surgir perguntando se você quer mesmo limpar o cache do sistema. Confirme a operação tocando em “OK” e pronto. Você terá liberado um bom espaço no seu Android.

  1. Apague aplicativos desnecessários

Se você é daqueles que sai baixando aplicativos e nunca lembra de apagá-los, saiba que você não é o único. Quer dizer, alguns aplicativos você até lembra de apagar depois de um tempo. Já outros caem no esquecimento e permanecem ocupando espaço no seu celular eternamente.

Então, uma excelente dica para liberar espaço no seu aparelho é começar pelo simples. Dê uma olhada no armazenamento geral do celular para ter uma ideia de quais aplicativos mais ocupam espaço na sua memória.

Assim, caso você veja no topo da lista algum aplicativo que nunca usa ou utiliza com pouca frequência, é só apagar para liberar espaço.

O iOS 11 tem uma função que exclui automaticamente os aplicativos menos usados para liberar espaço no iPhone. O novo sistema da Apple desinstala o app e mantém apenas os dados pessoais do usuário. O ícone permanece na tela inicial do smartphone, mas com uma nuvem ao lado do nome.

Se você está usando um iOS anterior, basta acessar o armazenamento no seu iPhone. É só clicar em “Ajustes”, depois em “Geral” e procurar por “Armazenamento do iPhone”. Lá, você verá a lista de aplicativos que mais ocupam espaço no seu celular e a frequência que você os usa.

Se quiser, é possível apagá-los ali mesmo: basta apenas clicar no serviço que você quer passar a faca e ir em “Apagar app”.

No caso do Android, o Google Play tem um caminho bom para solucionar esse problema. Abra a loja do Google, clique em “Meus apps e jogos” e escolha a aba “Instalados”. Nela, vá ao lado de “Neste dispositivo” e selecione a classificação “Usados por último”.

Uma lista com todos os seus aplicativos e a frequência que você utiliza cada um aparecerá na sua frente. Aí, é só escolher o que deseja desinstalar.

  1. Desative músicas que você não ouve mais

Os aplicativos de streaming vieram para revolucionar o acesso e os meios de se escutar música pelo celular. Mas é importante que você saiba que Spotify, Deezer e Apple Music, que são os mais famosos do ramo, também ocupam bastante espaço no celular.

Uma maneira de diminuir o espaço desses apps é desinstalar as músicas, playlists e álbuns de artistas que você baixou, mas não escuta mais. Isso porque quando você faz o download de um álbum para escutá-lo sem internet, as músicas ficam armazenadas na memória do seu celular.

Cada aplicativo streaming possui sua funcionalidade tanto em modelos iOS quanto em Android, mas o processo costuma ser simples: é só entrar em cada álbum ou playlist e procurar pelo item de desativar o modo offline.

Lembramos ainda que vários apps populares de Android têm versões “Lite” ou “Go”, que cumprem quase todas as funções do app original e consomem muito menos memória do celular.

  1. Remova mídias do WhatsApp, Telegram e Messenger

Em tempos de WhatsApp, Telegram e Messenger, todo mundo sabe que uma quantidade absurda de arquivos é enviada e recebida todos os dias.

São justamente aqueles vídeos, áudios e GIFs de “Bom dia” aparentemente inocentes que você recebe de todo mundo que podem dizimar o bom funcionamento do seu Android ou ocupando espaço no seu iPhone.

❌Chega de ficar sem internet!

Na TIM, você navega à vontade e dispõe de uma série de benefícios exclusivos.

Então, uma primeira dica é desativar a ferramenta que salva automaticamente fotos e vídeos que você recebe no seu celular. Tanto em Android quanto em iOS, basta abrir o WhatsApp, ir nos três pontinhos (canto superior à direita) e desativar a caixa de salvar automaticamente esses arquivos na sua galeria.

Agora, o segundo passo é apagar as mídias de grupos e conversas antigas. Se você nunca atentou para isso e jamais fez uma limpeza nos arquivos desde que comprou esse celular que está aí na sua mão, então chegou a hora de fazer faxina.

Você pode fazer isso “na mão”. No iPhone, basta abrir um grupo ou uma conversa privada, clicar em cima do nome ou número da pessoa, rolar a página até o final e clicar no botão “Limpar conversa”. Em Android, é necessário ir ao bate-papo específico, selecionar os “três pontinhos”, ir em “Mais” e apagar tudo.

Outra opção, um pouco mais radical, é você abrir o aplicativo, entrar em “Ajustes/Configurações” por meio do menu principal, clicar em “Conversas” e acionar a opção “Limpar todas as conversas”- assim, o WhatsApp vai apagar todas as mídias e mensagens de todos grupos e conversas particulares que você tem salvas no seu app.

Se achou o “apagamento” de fotos e vídeos trabalhoso, apps como o Files Go fazem isso de forma inteligente, dando sugestões do que deve ser apagado.

Outras dicas para liberar espaço no celular Android

  • Utilize a ferramenta do Android para limpar espaço – Se você possui Android 8 (Oreo) ou superior, é possível que seu próprio celular faça o trabalho sujo de limpar arquivos inúteis. Clicando em “Configurar” e depois em “Armazenamento”, você se deparará com a opção “Limpar”.
  • Mova suas fotos para a nuvem – Se o seu celular estiver com a memória abarrotada principalmente por conta do número de fotos que você tirou, uma opção é jogar as imagens que você quer guardar em outros aplicativos com nuvem, como o Google Fotos e o Dropbox.

Outras dicas para liberar espaço no celular iOS (iPhone)

  • Apague mensagens de texto antigas
  • Limpe o cache do Safari
  • Use seu navegador para as redes sociais

Quer saber mais sobre as últimas novidades em tecnologia? Então, não deixe de conferir nosso blog. Dessa forma, você está sempre por dentro das últimas tendências do mercado tecnológico, smartphones, games, internet e muito mais. Além disso, fica bem informado e toma sempre as melhores decisões!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui