A quarentena imposta pela pandemia do coronavírus voltou parte da nossa atenção para ferramentas produtivas disponíveis dentro de casa. Assim, estudar online, apesar de ser obrigação para algumas pessoas, tornou-se momento de lazer de muitas outras. E o YouTube, com toda a sua pluralidade, tem conteúdo de sobra para agradar a gregos e troianos.

Quando falamos sobre estudar online, a primeira coisa que vem à cabeça é o estudo formal, certo? Física, química, língua portuguesa, redação para o Enem e por aí vai. Bom, a verdade é que todas essas disciplinas estão presentes no YouTube, os canais dedicados a eles estão se multiplicando, e há muito conteúdo de qualidade indiscutível.

Porém, em tempos de isolamento, o bom e velho “faça você mesmo” tem ganhado espaço com tutoriais bem variados. Com mais tempo livre, e maior disposição para incrementar suas habilidades, as pessoas estão buscando por instruções de cafés estilo cafeteria, pães com fermento natural e pratos gourmet não tão rebuscados.

O YouTube é a plataforma de vídeos mais famosa do mundo, a rede social mais usada pelos brasileiros, à frente do Facebook, e é bastante democrática quanto à temática de seus vídeos. Por isso, se você quer estudar online, com certeza tem um canal à sua espera por lá.

E, lembre-se de que aqui na TIM existem planos com Gigas exclusivos somente para aplicativos de vídeo parceiros, entre eles o YouTube.

GARANTA AQUI UM PLANO COM MUITA INTERNET PARA SEU CELULAR

Leia também: Qual o plano TIM mais barato para quem gosta de jogar no celular?

Confira nossas indicações para você estudar online

1. TED Talks: ideias que merecem ser compartilhadas

O TED Talks já é bem conhecido de muita gente, porém ele merece destaque em qualquer lista sobre os melhores conteúdos do YouTube. Já pensou se desse para assistir às melhores palestras do mundo quando você quisesse? Pois, é exatamente isso que esse canal proporciona.

Com palestras curtas e objetivas, é possível aprender, ter insights e até epifanias sobre os mais variados temas. Vida saudável, saúde financeira, bem estar físico e mental, entre muitos outros.

Isso é possível pois os palestrantes são geralmente pessoas extremamente bem-sucedidas nas suas áreas de atuação, possuem oratória impecável e conseguem prendem a audiência de maneira bem significativa. Ou seja, são pessoas que, numa palavra, se caracterizam como brilhantes.

Um fato legal é que a proposta do TED Talks também é adaptada a públicos de cada país. Assim, você pode procurar, por exemplo, por TEDx Talks Brasil e encontrar, além de brasileiros, temas que andam em alta por aqui.

Leia mais: Quais as previsões de 2020 para os celulares do futuro?

2. Ciência Todos os Dias: temas complexos de forma simples

Se você quer estudar online tendo acesso a temas de física, química e nerdologias em geral com explicações de uma maneira bem simples, então canais como o Ciência Todo Dia podem ser uma fonte e tanto de conhecimento.

Pedro Loss, criador do canal, é graduando em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina, e por essa razão a temática geral por lá avança sobre questões dessa área, como Leis da Física, buracos negros e teletransporte. Porém, é possível encontrar também temas curiosos como Pizzas estão destruindo o planetaComo colonizar a galáxia e Por que o café nos mantém acordados?

Não entre no canal, a menos que você tenha tempo livre, porque ele é realmente viciante, sobretudo quando tem questões físico-filosóficas, como os inúmeros paradoxos que estão problematizados por lá! Vale a pena!

Além dele, canais como Nerdologia e Você Sabia também estão entre os mais solicitados. Em ambos, os vídeos são geralmente curtos, cheios de conhecimento e visualmente interessantes. Os millenials em geral manjam muito de edição de vídeo!

3. Culinária: aprenda a fazer pratos novos

Há muitos canais no YouTube que são dedicados à culinária, e de todos os tipos. Assim, se você pretende dar uma incrementada nos seus pratos, pode estudar online sobre gastronomia de um jeito bastante facilitado.

Na cozinha da Marlene, por exemplo, é uma série que traz essa senhora pra lá de bem-humorada ensinando muitas receitas fáceis de fazer e com gostinho bem brasileiro. Olha lá, filho!

Porém, quase sempre é possível encontrar uma receita específica. Se você pensa, por exemplo, em aprender a fazer uma carne específica na churrasqueira, vai encontrar algum assador disposto a compartilhar suas habilidades. A referência desse segmento é, provavelmente, o canal Marcelo Bolinha Carnes.

Gaúcho e bagual, apresenta cortes variados e de diversas faixas de preço. Dando um passo a passo geral, ele sempre mostra o resultado quando as carnes ficam prontas. E, tchê, elas dão água na boca. Brincadeiras à parte, se você quer incrementar suas habilidades no espeto, fica aí uma ótima referência.

Uma receita que tem atraído muita gente no Youtube é o sourdough, pão com fermento natural, para acompanhar aquele café gostoso. E, falando em café, tem um sul-coreano que anda quebrando recordes de visualizações.

Leia mais: O chef agora é você com o TIM Gourmet

4. Práticas organizacionais: sua casa do melhor jeito

Você já ouvir falar sobre o nome Marie Kondo? Ela teve uma imensa popularização com o lançamento da obra A Mágica da Arrumação, em 2015, cuja fama se tornou mundial. Depois, ainda virou uma série no Netflix, o que ajudou essa fama ainda mais.

A ideia fundamental por trás dessa “mágica” e ter em casa somente coisas que te deixam feliz, numa quantidade adequada e armazenadas de maneira ideal. Pode até parecer meio estranha a forma de colocar os fatos, mas a verdade é que o método é realmente interessante, e ajuda em muito a ser mais organizado.

À parte desse canal, você pode também encontrar uma série de outras práticas que ajudam a ser mais arrumado. Como dobrar roupas, como escolher o que é realmente útil, como ser minimalista, como organizar seus estudos. Basta procurar!

5. Estudar online: matérias de ensino formal

Quando falamos sobre estudar online, é claro que não poderíamos esquecer do ensino formal. Sobretudo porque, em tempos de pandemia, muitos alunos estão tendo que migrar para essa “sala de aula”, e nem sempre ela é a mais produtiva.

Felizmente, há muitos canais que estão dedicando seus esforços a ensinar de maneira gratuita e descomplicada matérias escolares separadas, inclusive, por ano letivo. Esse é o caso do canal Aula Paraná, que, apesar de ser estadual, tem servido de material complementar a muita gente.

No mesmo sentido, é possível encontrar inúmeras aulas com temas tradicionalmente presentes nos vestibulares. Cursinhos, também preocupados com as dificuldades que enfrentarão os alunos que não estão conseguindo ir à aula, estão disponibilizando gratuitamente aulas com temas bem interessantes.

Um dos mais solicitados: a redação para o Enem!

6. Faça você mesmo: existe um prazer em dizer Eu que fiz!

A frase Eu que fiz! tem, além de um charme todo especial, uma aprendizagem anterior que geralmente surpreende inclusive o fazedor. Por isso, aprender um truque novo para sentir essa sensação pode ser uma excelente pedida para o período de isolamento.

O que anda em alta: pessoas cortando seu próprio cabelo! Essas pesquisas tiveram um boom e, a bem da verdade, é bem fácil encontrar muita coisa interessante no YouTube.

Além disso, tutoriais sobre “coisas da casa” também são bem fáceis de achar. Desde marcenaria simples a efeitos em cimento e reboco têm espaço no canal, sendo que alguns dão vontade de construir a sua própria casa desde a fundação até a mobília.

Ter uma boa internet é fundamental para estudar online

Se você quer estudar online e o seu objeto for algum tipo de ensino formal, então você precisa ter uma internet de qualidade, certo?

Para a sua residência, a TIM Live internet é uma das opções mais poderosas do momento. Há planos que chegam a incríveis 2 Gigas por segundo. Ou seja, é muita internet, e só porque a fibra ótica nesse caso não vai só até o poste, mas até o seu modem. Trata-se de uma verdadeira revolução.

Porém, se você é do tipo que quer ter uma franquia de dados mais volumosa, para poder acessar o YouTube pelo smartphone sem se preocupar, então o TIM Black é a sua melhor opção. Isso, pois essa modalidade conta com gigas exclusivos dedicados somente aos aplicativos parceiros da TIM, para que não haja preocupação com consumo de conteúdo audiovisual.

Além desses gigas especiais, os planos Black possuem muitos outros benefícios que podem ser levados em consideração, entre eles a assinatura do Deezer, para você ter músicas onde estiver, aplicativos de leitura com jornais e revistas sempre atualizados, e, no melhor dos casos, roaming internacional gratuito.

Quer conhecer os planos do TIM Black e seus benefícios? Eles estão aqui!

QUER MUITA INTERNET NO SEU CELULAR? SEU NOVO PLANO ESTÁ AQUI!

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece mais!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui