A fatura TIM é simples de ser compreendida, pois apresenta campos bem divididos para cada conjunto de informações com que ela conta. Assim, o cliente tem acesso a todos seus dados de maneira objetiva e intuitiva. Apesar dessa simplicidade, vale notar que existe de variação quanto à distribuição dessas informações no documento. Vamos explicar todos os detalhes nesse post.

Isso se deve ao fato de o formato das contas disponíveis ser diferente. A conta física, por exemplo, tem o padrão mais tradicional, semelhante a outras contas com que o cliente está acostumado a lidar. A conta digital, por outro lado, é visualizada por meio de abas, assim seus campos precisam ser acessados independentemente.

Essa diferenciação não minimiza a facilidade de acesso que a conta da TIM proporciona aos clientes da operadora, uma vez que todos as informações são encontradas com rapidez, caso seja necessário.

Se você quer saber tudo sobre a sua fatura TIM, basta ir até o seu modelo para ter acesso a uma análise completa dela.

Leia mais: Aproveite a quarentena pra aprender outro idioma com esses aplicativos!

QUER REDES SOCIAIS LIBERADAS PARA SEU CELULAR? AQUI NA TIM TEM!

Fatura TIM de maneira simples e clara

Este é um guia para que você, cliente, entenda cada detalhe presente na sua fatura TIM. Para tanto, ele se subdivide entre os tipos de fatura: física, digital ou pelo app Meu TIM, respectivamente.

Conta física da TIM

A fatura física da TIM tem o formato tradicional de outras contas com as quais você está acostumado. Chega pelos Correios alguns dias antes da data de pagamento da sua mensalidade e pode ser paga a partir do seu código de barras. Além disso, sua configuração estrutural é a mesma tanto para contas de pessoa física quanto de pessoas jurídicas, no sentido de que terão o mesmo layout.

Esse tipo de conta se subdivide da seguinte maneira na primeira página:

  • um cabeçalho com a descrição completa das partes que figuram no contrato;
  • um intermeio descritivo dos serviços contratados; e
  • uma parte baixa na qual figuram as informações de pagamento.

1ª página da fatura

fatura física da tim O cabeçalho traz as informações referentes a ambas as partes envolvidas no contrato, tanto o cliente contratante quanto a contratada, a TIM, além de esclarecer qual o período de referência para a fatura, as datas que originam o cálculo de consumo.

Na sua parte descritiva, é possível observar todos os serviços contratados, assim como o valor referente a cada um deles detalhadamente.

Ao final, você tem as informações relacionadas a pagamento, tais como valor a ser pago, o código de barras para inserção na máquina e a descrição de quanto da fatura se refere a impostos a serem recolhidos.

Um detalhe é que, caso o cliente queira inserir a fatura da TIM para pagamento por débito automático, acima do código de barras há um número de identificação para esse débito. Além de tornar desnecessário ir até uma agência, um banco ou inclusive usar o celular para pagá-la, pode garantir alguns benefícios exclusivos, como mais internet para a sua franquia.

2º página da fatura

Na 2ª página da fatura física TIM, o cliente tem um descrição detalhada de todas as chamadas realizadas a partir de seu telefone. Essa página anda cada vez mais em desuso, sobretudo porque, desde a modalidade Controle, a TIM já oferta ligações ilimitadas em roaming nacional, ou seja, tanto para efetuar quanto para receber ligações em qualquer lugar do país sem precisar pagar nada por isso.

A modalidade que vai realmente além é a TIM Black, que permite inclusive que o cliente faça uso do seu próprio aparelho em roaming internacional, em qualquer lugar do mundo, sem cobranças adicionais na conta. É muita vantagem

Fatura Digital da TIM

A fatura TIM na sua modalidade digital tem se mostrado a preferência dos clientes da operadora. Primeiro, porque garante bônus de internet a todo o cliente que optar por ela. Depois, porque ajuda o planeta a economizar papel, e a TIM incentiva essa bandeira em prol da responsabilidade social.

Por fim, porque a maioria das modalidades da TIM conta com valores fixos de pagamento, uma vez que as chamadas se tornaram ilimitadas para qualquer operadora ou lugar a partir da parceria estabelecida entre as gigantes do segmento para compartilhamento de antenas pelo país. Logo, tornou-se desnecessário conferir quanto foi gasto, pois já se sabe de antemão.

Essa certeza com relação ao valor da sua fatura é o principal inventivo para que os clientes TIM façam a inclusão do pagamento mensal em débito automático. Além de facilitar a vida do cliente, essa opção garante ainda mais bônus de internet, aumentando significativamente seu pacote de dados mensal.

A disposição da fatura digital é um pouco diferente

Na conta digital, a navegação é feita através de abas, tal como se a subdivisão viesse em entradas independentes. Porém, navegação é igualmente simples, não impondo nenhuma dificuldade ao usuário. Lembre-se de que aqui estamos falando da conta visualizada a partir do navegador.

À parte dessa disposição por entradas independentes, o cliente tem acesso às mesmas informações da fatura física, somados o comparativo dos últimos meses e os relatórios do consumo da linha. Uma facilidade significativa, porém, é o acesso à 2ª via de fatura, que permite que o cliente tenha acesso rápido às referentes aos últimos 10 meses.

Novamente, tanto a fatura de clientes pessoa física quanto a de pessoa jurídica terão a mesma disposição.

Fatura no app Meu TIM

No app Meu TIM, o cliente também tem acesso a sua fatura, entre muitas outras facilidades, é claro. A plataforma funciona para quase todas as solicitações de que o cliente precise, ressalvados alguns casos particulares como transferência de titularidade, por exemplo.

No app, basta acessar a aba Contas:

acessar a fatura TIM pelo app meu tim

Na sequência, o cliente pode verificar o status do pagamento de suas últimas faturas, a data de vencimento, a forma de pagamento (fatura ou débito automático) e pode, também, selecionar o seu tipo de conta.

Nessa entrada, é possível escolher a conta resumida ou, para garantir aquele bônus de internet, selecionar a fatura digital TIM.

App meu tim

Vale lembrar que, além de centralizar um grande rol de funcionalidades em um único lugar, o app Meu TIM não desconta da sua franquia de internet durante a navegação. Desse modo, se você quiser acessar a sua fatura por lá, pode ficar ficar tranquilo que não será computado nenhum consumo do seu pacote de dados!

Leia mais: Quer aliviar a ansiedade da quarentena? Cuidar de plantas pode ajudar!

GARANTA AQUI SUA MELHOR OPÇÃO DE INTERNET MÓVEL

Se você gostou do nosso conteúdo, então acompanhe o Blog Mais TIM. Publicamos diariamente, pois você merece estar sempre bem-informado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui